quarta-feira, 23 de abril de 2014

Nadal pena, mas derrota compatriota em estreia de quase 2h em Barcelona

Em busca do nono título do torneio, número 1 do mundo leva a melhor sobre Ramos na segunda rodada. Espanhol volta à quadra nesta quinta, nas oitavas contra Dodig


Por Barcelona


saiba mais

Foi com muito suor o duelo de estreia de Rafael Nadal no ATP 500 de Barcelona. No torneio onde é octacampeão, o número 1 do mundo passou uma hora e 56 minutos em quadra para derrotar o compatriota Albert Ramos, 103º do ranking mundial, pela segunda rodada. Com as parciais de 7/6(2) e 6/4, o Touro Miúra se classificou para as oitavas de final, onde vai enfrentar, nesta quinta-feira, o croata Ivan Dodig, parceiro do brasileiro Marcelo Melo nas duplas.

Nadal e Ramos haviam se encontrado apenas uma vez no circuito profissional, justamente em Barcelona, no ano passado. Na ocasião, o Miúra teve vida bem mais tranquila, superando o compatriota 6/3 e 6/0 nas quartas de final.

tenis rafael nadal barcelona (Foto: AP)
Nadal teve vida complicada na estreia 
em Barcelona (Foto: AP)

Acelerando na paralela, Ramos mandou duas bolas vencedoras que lhe deram a primeira quebra da partida, no quarto game. Na sequência, porém, dois erros o fizeram perder a vantagem. Apesar da rápida resposta do Miúra, o 103º do ranking não se deixou dominar pelo número 1 do mundo. Aguentou as trocas de bola e levou o set até o 5/5. Mesmo depois de Nadal obter uma quebra e ficar a um game da vitória parcial, Ramos deu o troco a tempo, devolvendo a quebra após trabalhar a jogada até abrir espaço para soltar a paralela de direita.

O duelo foi para o tie-break, e Ramos levou a pior. Após ser o primeiro a perder um ponto de saque, o quinto do game de desempate, o espanhol não voltou mais a pontuar. Com um leque de intensa defesa e fortes golpes, Nadal abriu 5 a 2. Em seguida, com um erro do adversário, chegou ao primeiro set point e o converteu de primeira, contra-atacando uma deixadinha do compatriota.

O confronto seguiu disputado, e Nadal não tinha uma folga sequer no placar. Pelo contrário, já no primeiro game do segundo set precisou salvar dois break points. No momento decisivo é que Ramos teve uma queda repentina de rendimento. Ambos os tenistas confirmaram os serviços até Nadal alcançar o 5/4. No próprio saque, o 103º do ranking errou demais, foi quebrado de zero e deu a vitória ao número 1 do mundo.

Ferrer cai novamente na estreia
Assim como no ano passado, David Ferrer foi eliminado logo na estreia em Barcelona. Número 5 do mundo, o espanhol jogou mal e foi superado em sets diretos pelo russo Teymuraz Gabashvili. O 55º do ranking aplicou 6/4 e 6/2 em 1h21m de jogo e vai enfrentar o convidado espanhol Inigo Cervantes (824º) nas oitavas de final, nesta quinta-feira.

Ferrer é quatro vezes vice-campeão em Barcelona. Perdeu todas as finais para Nadal: 2008, 2009, 2011 e 2012.

Confira as oitavas de final

Quinta, dia 24
Rafael Nadal (ESP) x Ivan Dodig (CRO)
Fernando Verdasco (ESP) x Nicolás Almagro (ESP)
Santiago Giraldo (COL) x Dominic Thiem (AUT)
Philipp Kohlschreiber (ALE) x Jurgen Melzer (AUT)
Tommy Robredo (ESP) x Marin Cilic (CRO)
Andrey Golubev (CAZ) x Kei Nishikori (JAP)
Albert Montañés (ESP) x Ernests Gulbis (LET)
Inigo Cervantes (ESP) x Teymuraz Gabashvili (RUS)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/04/nadal-pena-mas-derrota-compatriota-em-estreia-de-quase-2h-em-barcelona.html

Nenhum comentário: