terça-feira, 1 de abril de 2014

Com defesa à prova, Barça recebe um Atlético à espera de Diego Costa

Sem Valdés, catalães sofreram dois gols a mais que colchoneros na Champions e três a mais no Espanhol. TV Globo e GloboEsporte.com transmitem jogaço ao vivo


Por Barcelona, Espanha

Ter a posse da bola significa, principalmente ao Barcelona, não ser atacado. Mas o estilo aperfeiçoado por Pep Guardiola e moldado por Tito Vilanova, Jordi Roura e agora Tata Martino parece não impedir o time de sofrer gols. A defesa, outrora um dos pilares para os títulos, é agora um percalço, especialmente em grandes duelos como o desta terça-feira, contra um Atlético de Madrid à espera de Diego Costa, no Camp Nou, pela ida das quartas de final da Liga dos Campeões. A bola rola às 15h45m (de Brasília) com transmissão da TV Globo e do GloboEsporte.com - o site acompanhará com um pré-jogo a partir das 15h.


Perigo pelo alto

O setor é o maior pecado até aqui na temporada 2013/2014. Ainda não foi capaz de tirar o Barça da briga pelos títulos da Champions, Espanhol e Copa do Rei, nem de impedir a conquista da Supercopa Espanhola diante do próprio Atlético, mas o torcedor sabe que num momento de definição os planos poderão ruir. Basta cruzar algumas bolas para a grande área. Com insistência e precisão, as chances de marcar são grandes.



Treino José Pinto Barcelona (Foto: AP)
José Pinto é o substituto de Valdés no 
gol do Barcelona: perigo 
especialmente em 
cruzamentos para
 a área (Foto: AP)

Foi assim que o Barcelona levou os seus dois últimos gols no torneio: Samaras, pelo Celtic, e Kompany, pelo Manchester City, balançaram as redes da equipe catalã e deflagaram uma deficiência para evitar gols pelo alto (veja acima todos os seis gols sofridos na Champions). No Superclássico recente contra o Real Madrid, Benzema aproveitou dos vacilos da zaga e se consagrou.



saiba mais

No "onze ideal", apenas Piqué e Busquets têm altura considerável e na casa dos 1,90m - o argentino Mascherano, utilizado na defesa, tem 1,75m. Para piorar a situação, o goleiro Victor Valdés, dono de uma das melhores temporadas de sua carreira, lesionou-se com gravidade no joelho esquerdo e só voltará a jogar em sete meses. O inseguro José Manuel Pinto, de 38 anos, será o substituto.

Um dos criticados pela fragilidade do setor, o lateral-direito Daniel Alves se defendeu:

- É uma alegria que falem da defesa e não só de mim, que foi o que aconteceu em cada uma das vezes que perdemos nos últimos três anos. Tentaremos melhorar. Queremos fazer algo diferente dos outros, não queremos ser um time normal, e sim influenciar as crianças. Para ganahr é preciso arriscar. Isso foi o que nos levou ao topo. Se ganhamos somos uma maravilha, e se sofremos gols, somos um desastre.



Barcelona treino Messi e Neymar (Foto: Getty Images)
Neymar e Messi tentarão compensar a 
fragilidade da defesa do Barça com 
genialidade no ataque (Foto: 
Getty Images)


Diego Costa: dentro ou fora?

O Barcelona poderá receber uma grande ajuda externa. Diego Costa é dúvida para a partida e só terá sua escalação confirmada ou não minutos antes de a bola rolar. O brasileiro naturalizado espanhol é o artilheiro do Atlético de Madrid na Liga dos Campeões, com sete gols, e vice-artilheiro do Espanhol, com 25, três a menos que Cristiano Ronaldo, do Real Madrid - o português soma 13 gols na Champions. Naturalmente, se a lesão no joelho esquerdo falar mais alto será motivo de alívio por parte dos catalães.



No primeiro jogamos em casa e no terceiro Messi estava voltando de lesão. Agora vamos ter pela frente o melhor Barcelona
Diego Simeone

A defesa do Atlético já está preocupada. Na teoria. Encontrará do outro lado Lionel Messi, Neymar, Andrés Iniesta, Xavi e outros tantos nomes capazes de causarem calafrios. Mas na prática, até aqui, Miranda, Filipe Luis, Courtois e companhia se saíram bem nos confrontos diretos contra o Barcelona: foram três empates na temporada, dois deles por 0 a 0 - outro por 1 a 1. O técnico Diego Simeone acredita que o próximo duelo será o pior deles.

- De todos os que nos enfrentamos este será o mais difícil. No primeiro jogamos em casa e no terceiro Messi estava voltando de lesão. Agora vamos ter pela frente o melhor Barcelona. Vão querer decidir aqui - disse o argentino, em sua entrevista coletiva no Camp Nou.



Diego Costa Atlético de Madrid (Foto: Getty Images)
Diego Costa é dúvida e pode ser baixa 
importantíssima para o Atlético de 
Madrid (Foto: Getty Images)

Xavi também vê pontos fortes no adversário.

- Imagino uma partida na qual o Barcelona terá muita posse de bola e tentaremos criar mais chances de gol do que nos três últimos jogos que disputamos contra eles. O Atlético é um adversário que incomoda muito, joga de forma defensiva e sai muito bem no contra-ataque - encerrou.



Argentinos se reencontram

O duelo desta terça-feira também terá como protagonistas dois técnicos argentinos, que já foram adversários como jogadores. Em 1988, Martino, hoje treinador do Barça, foi expulso por ter dado uma entrada dura em Simeone, quando vestia a camisa do Newell's Old Boys enquanto o "Cholo" defendia o Vélez Sarsfield. Enquanto Tata Martino se esforça para passar o máximo de tranquilidade aos seus jogadores, Simeone costuma ficar exaltado no banco para transmitir sua garra aos comandados.

Confira as prováveis escalações:

Barcelona: Pinto, Dani Alves, Piqué, Mascherano e Jordi Alba; Busquets, Xavi e Fàbregas; Neymar, Messi e Iniesta. Técnico: Tata Martino.

Atlético de Madrid: Courtois, Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luis; Koke, Gabi, Mario Suárez e Arda Turán; Diego; Diego Costa (David Villa). Técnico: Diego Simeone.

Árbitro: Felix Brych (Alemanha).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/com-defesa-prova-barca-recebe-um-atletico-espera-de-diego-costa.html

Nenhum comentário: