terça-feira, 1 de abril de 2014

Calculadora na mão: as combinações possíveis do Cruzeiro na Libertadores

Garcilaso e Defensor abrem a quinta rodada do Grupo 5 nesta terça-feira, e Raposa entra em campo na quinta contra La U. Confira todas as possibilidades de resultados


Por Belo Horizonte


O Cruzeiro vive uma semana de definições na Libertadores. A largada decepcionante no torneio continental mudou o patamar da equipe mineira: de uma das favoritas ao título, virou candidata a uma das decepções. O atual campeão brasileiro pode já ser eliminado da disputa nesta quinta-feira, quando visita o Universidad de Chile em Santiago. Mas também pode viver dias de renascimento – a começar por uma possível vitória do Real Garcilaso sobre o Defensor nesta terça-feira. É preciso ter a calculadora na mão, e o GloboEsporte.com dá uma força na projeção.


saiba mais

Com a ajuda do matemático Gilcione Nonato Costa, foram analisadas as chances da Raposa em todos os resultados possíveis na quinta rodada do Grupo G. O especialista reconhece que a realidade não é das melhores, mas ressalva que uma vitória sobre La U pode deixar o panorama favorável.

– Como matemático, eu vejo uma pequena possibilidade, porque o Cruzeiro tem que vencer fora de casa. Tem toda uma atmosfera e um retrospecto fora de casa ruim, então a tendência de o Cruzeiro não vencer La U é forte, por isso as chances são pequenas. Os números são frios. Como matemático, eu não faço prognósticos, eu faço diagnóstico. A situação do Cruzeiro hoje é desfavorável, mas vencendo, isso é revertido, e o panorama se torna outro – disse Costa.

O melhor quadro para o Cruzeiro (terceiro colocado, com quatro pontos) é torcer por uma vitória do Real Garcilaso (quarto, com três) sobre o Defensor (segundo, com sete) no Peru e bater o Universidad (primeiro, com nove) no Chile. Neste caso, o matemático calcula que o time celeste chega na última rodada (em casa, contra o Garcilaso) com 75% de chances de se classificar para as oitavas de final. Mas a Raposa também pode já ser eliminada na quinta. Isso acontece se o Defensor vencer o Garcilaso e o Cruzeiro empatar ou perder seu jogo. Outra combinação de resultado que elimina a Raposa já na quinta rodada é ser derrotada no Chile e Garcilaso e Defensor empatarem no Peru.


INFO combinações resultados cruzeiro libertadores (Foto: Editoria de Arte)
Nove combinações possíveis mostram 
situação do Cruzeiro na Libertadores 
(Foto: Editoria de Arte)


FONTE:

Nenhum comentário: