terça-feira, 1 de abril de 2014

Bayern empata com United e fica em vantagem para decidir vaga em casa

Vidic abre placar de cabeça, mas Schweinsteiger iguala e deixa atual campeão em boas condições para garantir classificação à semifinal, na quarta da semana que vem


Por Manchester, Inglaterra

 
O Bayern de Munique deu um importante passo para chegar a sua terceira semifinal seguida de Liga dos Campeões. Mas o atual detentor do título europeu teve que suar mais do que o previsto. Nesta terça-feira, no estádio Old Trafford, chegou a dominar o Manchester United nos 45 minutos iniciais, mas ficou em desvantagem no segundo tempo, em gol de Vidic, e precisou alterar sua tática para conseguir o empate por 1 a 1, com Schweinsteiger, e poder decidir mais tranquilamente a classificação na Allianz Arena, na quarta-feira da semana que vem (assista aos lances decisivos no vídeo ao lado). Pode ficar no 0 a 0 que avança.


saiba mais

Sem poder escalar o armador espanhol Mata, impedido de jogar porque já defendeu o Chelsea no torneio, e o artilheiro holandês Van Persie, lesionado, o técnico David Moyes mostrou sua habitual cautela na escalação do United e quase conseguiu um resultado até certo ponto surpreendente, em se tratando da temporada dos times. Fez uma boa substituição no intervalo, botando o United mais à frente com Kagawa, e chegou a deixar o Bayern em situação delicada. Mas Guardiola também reagiu de forma adequada, colocando um centroavante, o croata Mandzukic, depois de ficar em desvantagem, e foi premiado pela alteração tática. Só que, sem Thiago Alcântara, machucado, perdeu outros dois jogadores para a volta: Javi Martínez foi punido com o segundo amarelo e Schweinsteiger foi expulso quase no fim da partida.

Schweinsteiger gol Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Schweinsteiger comemora o gol de 
empate do Bayern de Munique, no 
Old Trafford (Foto: Reuters)

Bicampeão alemão por antecipação, o Bayern volta a jogar no sábado, contra o Augsburg, fora de casa, na primeira das últimas seis rodadas para cumprir tabela na competição nacional. No mesmo dia, o United também atua longe de sua torcida. Em sétimo lugar no Inglês, a dez pontos da zona de classificação para a Liga dos Campeões e a 17 do líder Chelsea, enfrenta o Newcastle.

DESPERDÍCIO NA CAVADINHA INGLESA

Desfalcado de Van Persie, o Manchester United começou mais recuado ainda do que o normal na temporada. Escalado no meio de campo com Valencia, Carrick, Fellaini e Giggs, teve apenas Rooney como armador das poucas jogadas para Welbeck aproveitar os contra-ataques nos 45 minutos iniciais. A primeira saiu logo aos três, com gol, mas o atacante deu toque com a mão para superar a marcação na entrada da área, e o árbitro anulou o lance.


David de Gea do Bayern de Munique (Foto: Reuters)
De Gea faz difícil defesa em chute de 
Robben, aos 30 minutos, na finalização 
mais perigosa do Bayern 
(Foto: Reuters)

Sem o zagueiro Dante, suspenso, e o meia Thiago Alcântara, machucado, o Bayern se impôs desde o começo, pressionou o United como se estivesse em casa, chegou a ter 78% de posse de bola, mas finalizou bem menos do que o domínio sugere. Ribéry e Robben jogaram mais juntos, em vez de abertos cada um em uma ponta, e alternaram os lados em suas investidas. Desse jeito, criaram chances de marcar, sendo a mais perigosa delas a que De Gea precisou se esticar todo para espalmar, aos 30, em chute do holandês de fora da área.

Mas, mesmo com mais tempo no campo de ataque, o Bayern terminou o primeiro tempo com as mesmas quatro conclusões no gol que o Manchester conseguiu. Na etapa inicial, o time alemão levou perigo à equipe inglesa chegando quatro vezes em condições de finalizar na pequena área, mas também sofreu dois sustos perto do intervalo em contragolpes mal aproveitados por Welbeck nos minutos finais antes do intervalo. Aos 39, o atacante desperdiçou a melhor chance do jogo até então. Em lançamento de Rooney, tentou encobrir Neuer com uma cavadinha na entrada da área, mas mandou nas mãos do goleiro.

Danny Welbeck do Manchester United e Manuel Neuer do Bayern de Munique (Foto: AP)
Welbeck tenta encobrir Neuer com 
cavadinha, mas manda nas mãos do 
goleiro do Bayern de Munique 
(Foto: AP)

SUBSTITUIÇÕES MUDAM O JOGO

Moyes e Guardiola manchester United x Bayern de Munique (Foto: Reuters)Moyes e Guardiola à beira do campo: substituições surtem efeito (Foto: Reuters)

Na volta do intervalo, Moyes arriscou, trocando o veterano Giggs pelo jovem Kagawa para auxiliar Welbeck no ataque. E a ousadia foi premiada. Aos 12, num contra-ataque, conseguiu seu segundo escanteio na partida. Roobey cobrou no meio da área, Vidic subiu sozinho, chegou a passar da bola, mas conseguiu deslocar de cabeça, no canto de Neuer.

Em desvantagem, Guardiola fez sua primeira substituição. Tirou o ineficiente Thomas Müller pelo centroavante de ofício Mandzukic. A troca se mostrou um acerto aos 20. Robben abriu para Rafinha na direita, e o brasileiro cruzou na cabeça do croata. Sem condições de finalizar por causa da marcação a sua frente, o camisa 9 deu um toque para o meio da área, e Schweinsteiger pegou de primeira, no ângulo, sem defesa para De Gea, empatando o jogo.

Vidic gol Manchester United (Foto: Reuters)
Vidic se entorta para deslocar escanteio 
de cabeça e abrir o placar para o 
Manchester United (Foto: Reuters)

O "jogo de xadrez" entre os treinadores teve mais movimentações aos 28. Moyes tirou o lateral defensivo Büttner e botou o atacante Ashley Young. Ao mesmo tempo, Guardiola respondeu, também colocando o Bayern mais à frente, ao trocar Kroos por Götze. Em seu primeiro lance, o alemão recebeu passe dentro da área e ajeitou para Robben chutar perto da trave, assustando De Gea.

Aos 39, a terceira e última movimentação de Moyes foi trocar seis por meia dúzia no ataque, tirando Welbeck e colocando o Chicharito Hernandéz. O mexicano conseguiu ao menos cavar um cartão amarelo para Javi Martínez, sendo parado com falta no meio de campo em um contragolpe, o que tira o espanhol da próxima partida. Aos 45, o Bayern perdeu outro volante. Schweinsteiger foi expulso por carrinho em Rooney. Mas não houve tempo para o United se aproveitar da vantagem até o apito final.

Schweinsteiger Bayern de Munique (Foto: Reuters)
Schweinsteiger acerta Rooney e tenta 
se livrar do cartão vermelho: desfalque 
para jogo de volta (Foto: Reuters)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/04/bayern-empata-com-united-e-fica-em-vantagem-para-decidir-vaga-em-casa.html

Nenhum comentário: