terça-feira, 18 de março de 2014

O retorno do Rei Didier: agora rival, Drogba volta ao estádio do Chelsea

Destaque do Galatasaray, atacante marfinense revê Stamford Bridge em duelo de volta das oitavas de final da Champions. Primeira partida terminou 1 a 1

Por Londres

  1. unanimidade entre os torcedores
  2. querido pelos ex-companheiros
 
saiba mais
 

Pisar no gramado de Stamford Bridge não é algo novo para Didier Drogba. Mas o duelo de volta entre Chelsea e Galatasaray, nesta terça-feira, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, vai proporcionar um sentimento diferente para o atacante: pela primeira vez, ele será tratado como adversário por torcedores que ainda o amam. O GloboEsporte.com acompanha o jogo em Tempo Real, a partir das 16h45m (de Brasília).

Drogba deixou o Chelsea em junho de 2012, logo após a conquista da Liga dos Campeões, na qual foi peça-chave, ao marcar o gol de empate no tempo normal contra o Bayern de Munique e, depois, converter o pênalti que deu a taça aos ingleses. Foi o último toque na bola do marfinense como jogador dos Blues, uma história de 154 gols em 341 jogos - ele é o quarto maior artilheiro do clube em todos os tempos.

— Eu não sei qual vai ser a minha reação. Eu passei oito anos no Chelsea. Estou muito apreensivo com relação a este jogo. O Chelsea é o clube no qual vivi tudo no futebol. Acho que, independentemente do resultado, serei bem recebido pela torcida — disse em entrevista ao site da Uefa.

Treino Galatasaray Drogba (Foto: Reuters) 
Drogba volta a pisar no gramado que o 
transformou em lenda na Inglaterra 
(Foto: Reuters)

Agora rival do Chelsea, Drogba terá uma missão difícil para ajudar o Galatasaray a se classificar. O jogo de ida, na Turquia, terminou empatado por 1 a 1, o que significa que os Blues podem avançar com um 0 a 0. Aos turcos, resta vencer ou empatar por dois gols ou mais. Caso seja responsável por balançar as redes, o marfinense admitiu, em entrevista coletiva, que não sabe se irá comemorar.

— Por todo o respeito que tenho pelo clube e pelos fãs, talvez eu não comemore, mas ficarei feliz se nos classificarmos.

unanimidade entre os torcedores
Curiosamente, haverá fãs do Chelsea que comemorarão caso Drogba marque. O norueguês Olav Vindal, que veio com o pai e mais dois amigos do país escandinavo só por causa do jogo, sonha com a classificação dos Blues, mas com um gol do antigo ídolo.

— Eu espero que o Chelsea se classifique, mas que Didier marque. Eu comemoraria se ele fizesse. É um dos jogadores mais importantes da história do clube, mas, claro, será estranho se marcar e nos eliminar.


Por outro lado, até mesmo torcedores do Galatasaray esperam que a volta de Drogba ao estádio seja feliz. Segundo Surel Canoglu, o fato de jogar "em casa" pode ajudar o craque do time turco.
— Espero que ele jogue bem, afinal, estará jogando em casa — brincou.

drogba chelsea gol stoke city (Foto: Agência Reuters) 
Tempos felizes: Atacante festeja com a torcida 
que ainda o ama (Foto: Agência Reuters)

querido pelos ex-companheiros

Da parte do Chelsea, porém, não deve haver homenagens. Em uma das entradas do estádio, há um grande cartaz com a foto de Drogba, assim como de outros ídolos do clube. Na loja oficial dos Blues, porém, nenhum produto relacionado ao atacante.

— Não temos nada dele, nem de outros ídolos, como Zola. Só vendemos coisas do elenco atual. Mas é possível comprar a camisa e colocar o nome do Drogba e o número 11 nas costas — explicou um vendedor.

Coletiva Galatasary Drogba e Roberto Mancini (Foto: EFE) 
Drogba na coletiva de imprensa prévia ao 
reencontro: emoções à 
prova (Foto: EFE)

Entre os ex-companheiros, porém, Drogba segue como referência. O brasileiro Ramires, por exemplo, lembra com carinho da convivência com o marfinense.

— Quando eu cheguei ao Chelsea, tinha o Drogba como espelho, pelo respeito que ele tinha de todo mundo, pelo carinho dos torcedores e pelos títulos conquistados. Nós nos identificamos rápido, porque ele é um cara muito alegre, guerreiro dentro de campo e humilde. Nos tornamos amigos e fizemos uma parceira bem legal e vitoriosa — contou.

O volante brasileiro, inclusive, lembra até hoje da despedida de Drogba. Após o título da Liga dos Campeões, o atacante fez um discurso emocionado no vestiário, reafirmando o carinho pelos Blues.

— Ele fez um discurso muito emocionado, falou do amor que tem pelo Chelsea, e isso mexeu com todo mundo. Até hoje eu vejo o vídeo e me arrepio.

 Cartaz do Chelsea com a foto de Drogba (Foto: Felipe Schmidt) 
Cartaz com a foto de Drogba mostra o caminho 
]para o museu do clube (Foto: Felipe Schmidt)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2014/03/o-retorno-do-rei-didier-agora-rival-drogba-volta-ao-estadio-do-chelsea.html

Nenhum comentário: