sochi 2014
Suíço bate prodígio japonês Ayumu Hirano, que leva prata, e astro americano não consegue o tri olímpico. Bronze vai para Taku Hiraoka, também do Japão
decepção
Shaun White comete erros nas duas
voltas no halfpipe
voltas no halfpipe
ouro
Zebra! Suíço Iouri Podladtchikov se
dá bem em Sochi
prodígio
Ayumu Hirano, de 15 anos, fatura
a medalha de prata em Sochi
Nem o ídolo, nem o prodígio. A decisão do snowboard halfpipe teve um resultado um tanto quanto inesperado, nesta terça-feira, nos Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia. Com uma segunda volta impecável, o suíço Iouri Podladtchikov, de 25 anos, surpreendeu o astro americano Shaun White, bicampeão olímpico, e o fenômeno japonês Ayumu Hirano, de 15 anos, apontado como um dos favoritos após uma atuação sensacional na prova classificatória, e acabou ficando com o ouro na modalidade. Aliás, a zebra foi maior ainda, já que White acabou ficando fora do pódio, em quarto lugar, ao cometer erros em suas duas voltas, sendo o mais grave uma aterrissagem errada na primeira atuação na final, em que ganhou apenas 35.00 de pontuação.
- Não quero pensar em Olimpíadas agora. Foi um dia muito decepcionante. Agora quero sair com meus amigos, tocar música com minha banda, sair em turnê - disse White.
White leva a mão ao rosto sem acreditar que
ficou fora do pódio (Foto: Reuters)
A primeira volta de Iouri ganhou nota 86.50. Mas a segunda teve surpreendentes 94.75, superando os 93.50 de Hirano e os 90.25 de White (assista no vídeo acima). Aliás, além de não alcançar o tri olímpico, o americano não conseguiu abocanhar nem um bronze, já que o japonês Taku Hiraoka marcou 92.25 com uma performance inesperada. O suíço fez jus a seu apelido, que é "Amazing Iouri" (do inglês, "Incrível Iouri"), o mesmo que usa em sua conta pessoal em uma rede social. Iouri precisou esperar para poder soltar o grito, por isso, a comemoração efusiva no fim das contas. Afinal, depois dele, outros seis atletas ainda precisavam completar suas voltas, entre eles, White e Hirano.
I
ouri Podladtchikov comemora sua apresentação
incrível e a medalha de ouro (Foto: AFP)
Curiosamente, White deixou de disputar o slopestyle em Sochi 2014 para focar apenas no tricampeonato no halfpipe por conta de problemas com a pista do Parque Rosa Khutor, que havia sido alvo de reclamações de muitos atletas após alguns acidentes.
- Eu acho que legal que o público americano e o mundo saibam que há outros snowboarders além de Shaun White. Shaun, não me leve a mal, você é um dos mais talentosos, dos melhores do mundo, mas há outros caras bons, se não melhores que você e, pelo menos hoje, Iouri foi o melhor snowboarder - disse o atleta Danny Davis ao "USA Today".
Antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, os maiores feitos de Iouri Podladtchikov no snowboarding tinham sido dois títulos em 2007, uma Copa da Europa e uma Copa do Mundo, ambas na modalidade halfpipe. Ele também foi ouro na etapa de Stoneham do Campeonato Mundial em 2013, e tem duas pratas nos X Games, em 2010 e 2012, em Aspen, no Superpipe.
White abraça jovens com câncer após a volta de classificação
Dois jovens pacientes de câncer que estavam torcendo pelo time dos Estados Unidos no snowboard foram surpreendidos pelo astro Shaun White. Logo depois de sua volta na fase de classificação e tendo garantido a vaga na decisão, o americano passou pelas barreiras de público e atletas, os cumprimentou e deu um grande abraço.
- Shaun veio e me cumprimentou - disse Ben Hugher, de dez anos, um snowboarder de St. Louis que foi diagnosticado com uma forma bastante agressiva de leucemia quatro anos atrás.
Durante o dia, eliminatórias e encontro com
jovens que têm câncer (Foto: Getty Images)
Ele foi levado à Rússia por uma fundação chamada Make-a-Wish (do inglês, "Faça um pedido"), que ajuda a tornar realidade os sonhos de crianças com doenças que ofereçam risco de morte. O garoto relatou ao Serviço Olímpico de Notícias que não podia acreditar no que tinha acabado de acontecer.
- Eu pensei: 'Ele está aqui? Oi? Ele é muito legal e um grande snowboarder - comentou, extasiado.
Ao seu lado estava a jovem Kaitlyn Lyle, de 19 anos, que está livre do câncer há três anos e meio e também foi aos Jogos de Inverno como cortesia da fundação.
- Eu não tinha idéia de que ele faria isso. Eu fui diagnosticada há quatro anos e meio com câncer e, enquanto aconteciam os Jogos de Vancouver, fiz meu pedido, justamente no período em que White levou o ouro. Sempre fui fã dos Jogos Olímpicos de Inverno e estou emocionada de estar vendo essa competição, porqeu eu já fui patinadora e essas são as Olimpíadas, onde eu sonhava estar quando criança. Quando vi o Shaun ganhar o ouro em 2010, escolhi o snowboard - relatou.
Apesar de ficar fora do pódio, White fez a
alegria de jovens com câncer (Foto: Reuters)
FOMTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário