domingo, 23 de fevereiro de 2014

Guns N' Roses, imprensa amiga e logística nova: o Milan de Seedorf

Técnico implementa aos poucos sua maneira de pensar e cria 'mandamentos' para melhorar clima no clube. Horário de treinos e viagens são algumas das alterações

Por Milão, Itália

Pouco a pouco Seedorf vai implementando o seu jeito de trabalhar no Milan. Desde que assumiu o clube rossonero, em janeiro, ele busca alterar detalhes diariamente para que os resultados dentro de campo sejam melhores. Segundo o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", alguns desses mandamentos básicos passam por vídeos motivacionais antes dos jogos ao som de Guns N' Roses, abraço coletivo no vestiário para dar unidade ao grupo, chegando até a mudança no horário dos treinos e das viagens para que os jogadores tenham uma recuperação melhor.

Uma das primeiras coisas que ele mudou foram as músicas no aquecimento dos jogadores e na entrada do campo. Seedorf começou a passar aos jogadores vídeos motivacionais. Acompanhado disso, músicas como "Sweet Child O' Mine", do Guns N' Roses, e "Can’t Hold Us", do Macklemore e Ryan Lewis, são algumas das prediletas. No Botafogo, os pagodes no vestiário não eram aprovados por Seedorf, que tentou mudar a cultura da equipe. Ele acreditava que o ritmo não favorecia a concentração dos atletas minutos antes de entrar em campo.

Seedorf Milan x Atlético de Madrid (Foto: Reuters) 
Seedorf quer o Milan com a sua cara 
(Foto: Reuters)
 
O lado emocional também é algo que Seedorf tem enorme preocupação. Além de buscar diariamente entender as necessidades dos jogadores, ele também adotou o "abraço coletivo" no vestiário para dar unidade ao grupo. A implementação veio desde a estreia, quando a equipe venceu o Verona por 1 a 0, no dia 19 de janeiro, com um gol de pênalti nos minutos finais de Balotelli. No Botafogo, ele também tinha uma preocupação com as questões emocionais. Tanto que ele mantinha uma boa ligação com a psicóloga do Alvinegro, Maíra Ruas, com quem trabalhou por seis meses. O objetivo era entender o grupo e ajudar na motivação dos companheiros.

Seedorf e Balotelli na coletiva do Milan (Foto: EFE)Seedorf e Balotelli na coletiva do Milan (Foto: EFE)
 
A relação com a imprensa também é valorizada por ele. Além de encontros com a imprensa local para que lhe façam perguntas para conhecerem melhor o clube, ele também permite que os jornalistas assistam um período dos treinamentos semanais. O objetivo é trazer a imprensa italiana para o seu lado, criando um bom relacionamento.

O horário dos treinos também é algo que ele mudou. Para melhorar a recuperação dos jogadores, Seedorf passa a realizar as atividades à tarde. A logística dos jogos é outro fator que sofre alterações. Já na partida contra o Atlético de Madrid, pelo jogo de volta da Liga dos Campeões, quarta-feira, o Milan vai treinar na véspera em Madrid e só retorna no dia seguinte ao jogo.
Apesar de ser novo na função, Seedorf tem um perfil inovador. Busca novidades para colocar o time com a sua cara. De um jeito criativo e dedicado, ele tenta alternativas fora de campo para montar um grupo vencedor.




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/02/guns-n-roses-imprensa-amiga-e-logistica-nova-o-milan-de-seedorf.html

Nenhum comentário: