segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Coxa faz sua parte, bate o São Paulo e garante permanência na Série A

Com gol de Luccas Claro no primeiro tempo, Coritiba bate o Tricolor no estádio Novelli Júnior, em Itu, e se afasta da zona de rebaixamento

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Coritiba está garantido na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Na tarde deste domingo, o Coxa venceu o São Paulo por 1 a 0 no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), e, sem depender de qualquer outro resultado, afastou o risco de queda que rondava o clube nas últimas rodadas.

Bem que o Tricolor de Paulo Henrique Ganso tentou complicar a situação dos paranaenses. Nos primeiros minutos, os paulistas pressionaram e chegaram até a acertar o travessão de Vaná, mas o Coxa soube controlar a situação. Apostando na experiência de Alex e nas bolas aéreas, o Verdão ficou em situação mais tranquila no fim do primeiro tempo, quando o zagueiro Luccas Claro abriu o marcador.

Na segunda etapa, o Coritiba redobrou atenção no meio de campo e contou com a pouca inspiração do São Paulo para controlar a partida. Sob o comando de Alex, que carimbou o travessão de Ceni, os paranaenses evitaram avanços do Tricolor e garantiram permanência na Série A do Brasileirão.

O resultado, que rebaixou o Fluminense para a Segundona, levou o Coxa aos 48 pontos, na 14ª colocação. O São Paulo fechou sua participação na competição nacional com 50 pontos, na 9ª posição.

Douglas jogo São Paulo e Coritiba (Foto: Rodrigo Villalba / Futura Press) 
Carlinhos tenta passar pela marcação do são-paulino 
Douglas (Foto: Rodrigo Villalba / Futura Press)
 
Pelo alto, Coxa consegue vantagem
Sem pretensões na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro, o São Paulo entrou em campo sem querer saber da delicada situação do Coritiba. Com força máxima e pressão nos minutos iniciais, o Tricolor mostrou aos paranaenses que não iria aliviar. Antes dos dez minutos, Paulo Henrique Ganso teve duas boas chances para abrir o marcador. Na melhor, aos sete, cortou o defensor dentro da grande área e mandou a bola no travessão.

Precisando vencer para não depender de nenhum outro resultado, o Coxa tentou responder e chegar mais no ataque, principalmente nos cruzamentos de Alex para a grande área. Quando colocou a bola no chão, aos 26, Júnior Urso fez boa tabela com Victor Ferraz e chutou por cima do gol de Ceni.

Dois minutos depois, o Coritiba conseguiu dar mais tranquilidade ao seu torcedor. Em mais um cruzamento para a área, desta vez em lançamento de Carlinhos, Leandro Almeida ganhou disputa com Edson Silva e escorou para o meio da área. Antônio Carlos furou e a bola encontrou Luccas Claro, que bateu forte e venceu Rogério Ceni.

Coxa se fecha e garante vitória
Nada de administrar a vantagem. Assim o Coritiba voltou para a segunda etapa, buscando definir sua permanência na Série A. Aos três minutos, Julio César aproveitou a sobra na grande área e bateu forte, de pé esquerdo. A bola passou perto, e assustou Rogério Ceni. Mas o susto maior saiu aos nove minutos. Gil puxou contra-ataque pela direita e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a grande área e encontrou Alex, na esquerda, que completou de pé esquerdo e mandou a bola no travessão.

Mais animado no campo de ataque, o São Paulo tentou sair mais para o jogo na segunda etapa. Com Silvinho na vaga de Welliton, e mais tarde Aloísio no lugar de Ademilson, o técnico Muricy Ramalho tentou mexer com a equipe, que caiu bastante de produção depois do gol alviverde na primeira etapa.

Quase sempre pela esquerda, o São Paulo passou a assustar mais com as mudanças. Aos 28, Reinaldo bateu cruzado e quase venceu Vaná. Na jogada seguinte, Aloísio cruzou para a área e o fez defesa em dois tempos. Mas a "reação" tricolor parou por aí. O Coxa soube administrar a vantagem e por pouco não aumentou o placar, quando Antônio Carlos desviou cruzamento de Lincoln contra o próprio gol e acertou a trave. Mas não fez falta. Vitória alviverde e permanência garantida na elite do Brasileirão.

 
FONTE:
 

Nenhum comentário: