domingo, 24 de novembro de 2013

Sob gritos de 'é Seleção', Tardelli comanda show e complica o Goiás

Atacante do Galo marca três vezes na goleada por 4 a 1 e encerra de forma avassaladora sequência de dez jogos sem derrota do Esmeraldino

A CRÔNICA 
 
por Léo Simonini

A proximidade do Mundial de Clubes, em dezembro, e também o “puxão de orelhas” dado por Alexandre Kalil, na sexta-feira, fizeram os atleticanos correrem como se fossem eles os principais interessados no Brasileirão. Os mineiros golearam o Goiás por 4 a 1, no Independência, e complicaram a vida dos esmeraldinos. Fernandinho fez o primeiro e Tardelli, inspirado, tomou conta da festa com mais três. Amaral ainda diminuiu.

A vitória deixa o time mineiro no sexto lugar, com 55 pontos, enquanto os goianos permanecem em terceiro, com 59. Derrotado após dez rodadas de invencibilidade, resta ao Goiás “secar” 
Botafogo e Atlético-PR, que enfrentam neste domingo, respectivamente, São Paulo e Náutico.

Diego Tardelli comemora gol do Atlético-mg contra o Goiás (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press) 
Diego Tardelli comemora gol do Atlético-mg contra o Goiás 
(Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)
 
Em noite de mais um manifesto dos jogadores apoiando o Bom Senso FC, movimento que visa melhorar o calendário do futebol, poderia ser esperado um duelo entre um time desinteressado, o Atlético-MG, contra outro extremamente focado, o Goiás, que luta para se manter no G-4. Mas não foi isso que se viu, principalmente por parte de Diego Tardelli, autor de três gols.

Fernandinho foi quem abriu o caminho para a vitória, enquanto Amaral descontou. Só que a noite foi mesmo do atacante atleticano, que ainda ouviu pedidos da torcida para ser lembrado por Luiz Felipe Scolari, técnico da seleção brasileira.

Na penúltima rodada do Brasileirão, o Atlético-MG volta a jogar sábado. A partida será às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, diante do Fluminense. Já o Goiás vai até Porto Alegre, onde terá um confronto direto pelas primeiras posições, contra o Grêmio. A partida será no domingo, às 19h30m.

Galo firme
Como se ainda buscasse algo no Brasileirão, o Galo nem ligou para os vários desfalques e com muita velocidade partiu para cima do Goiás. O primeiro gol veio logo aos dez minutos, mas Fernandinho havia balançado a rede de Renan adiantado - lance corretamente anulado. Brigando por uma vaga na Libertadores, o Esmeraldino só assustava em chutes de fora da área, mas pouco para quem precisava dos três pontos.

Apoiado pela torcida, o Alvinegro passou a pressionar ainda mais e acabou concluindo em gol aos 23. Luan fez cruzamento para Fernandinho, que chutou e parou em Renan. Com a bola ainda no alto, o camisa 11 ganhou a disputa e mandou para o gol vazio. Explosão nas arquibancadas com uma certa apreensão: afinal, o jogador ainda não tem presença certa no Mundial de Clubes e depende do aval da Fifa.

A vantagem nem de longe fez o time tirar o pé. Para desespero do Goiás, Tardelli resolveu dar uma de suas arrancadas. Pela esquerda, o camisa 9 ganhou na velocidade e na força, invadiu a área e bateu rasteiro para ampliar, aos 33. Ídolo da torcida e multifuncional no esquema de Cuca, Tardelli foi muito festejado na comemoração.

Atordoado, o Goiás se adiantou e continuou a insistir nos chutes de fora da área com Walter, Ramon e até o zagueiro Rodrigo. E foi após falta cobrada pelo gordinho que surgiu o gol esmeraldino. Victor colocou para lateral e após a cobrança Walter tentou um chute que parou no travessão. Na sobra, a bola caiu nos pés de Amaral, que só empurrou para dentro, aos 43. O cenário indicava mais emoção nos 45 minutos finais.

Passeio
O gol do Goiás, anotado no fim da primeira etapa, deu a impressão de que os goianos apertariam em busca da igualdade. Isso até aconteceu, com certo domínio territorial nos primeiros minutos. Mas foi só, já que a partir dos 20 minutos ficou evidente a grande fase vivida por Diego Tardelli. O camisa 9 tocou para Luan, que deu lindo toque de letra para o atacante bater de chapa, longe das mãos de Renan.

Aos 27, Tardelli brilhou mais uma vez. Ele recebeu na área, deixou um adversário na saudade e bateu com extrema categoria para marcar mais um e dar números finais ao duelo que encerrou a invencibilidade de dez jogos do Goiás.


 
FONTE:

Nenhum comentário: