segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Grêmio lembra berço de Francescoli e diz que Maxi fará história no clube

Rui Costa conheceu o Montevideo Wanderers para contratar atacante. Renato cobra marcação e diz que, sem a bola, meia 'parece estar na praia'

Por Porto Alegre

Dois gols em dois chutes, em 39 minutos em campo. Maxi Rodríguez deixou o nome marcado na vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Flamengo, neste domingo, na Arena. Os pés do novo xodó da torcida garantiram os três pontos e a segunda colocação na tabela do Brasileirão. Mas ainda é pouco para o meia em ascensão. Com expectativas gigantescas para o jogador ‘fazer história’, a direção tricolor chegou a lembrar do berço do atleta formado no Montevideo Wanderers – clube que revelou Enzo Francescoli, um dos principais atletas uruguaios de todos os tempos. 
Para contratar o meia, o diretor executivo de futebol Rui Costa se cercou de detalhes para apostar no jogador. Assistiu a 10 partidas (em DVD) e ainda viajou para o país vizinho. Conheceu melhor o Maxi e o Montevideo Wanderers.

- Dá muita satisfação pessoal quando se busca um jogador desconhecido e ele dá um retorno positivo. Com certeza, dará muitas alegrias ao Grêmio. Havia convicção de que ele poderia ser o jogador que ainda não é, uma vez que é vindo de um clube que formou o Francescoli – exalta Rui.

Para chegar a tanto, na avaliação de Renato Gaúcho, Maxi precisa ainda evoluir, principalmente defensivamente. O treinador almeja que o jogador de 23 anos incorpore “competitividade” ao seu futebol. Quem sabe, essa seja a chave para o atleta se afirmar como craque um dia.
- O Maxi melhorou, mas precisa melhorar muito mais. No momento em que ele perde a bola, parece que está na praia, no shopping. Ele larga. Tem que esquecer o que ele foi no Uruguai. Acima de tudo, aprender a voltar, fechar espaços e ser competitivo. No próximo ano, tem todas as condições de fazer história no Grêmio. Qualidade ele tem. Qualquer clube brasileiro gostaria de ter um atleta como ele – elogia Renato.

Maxi Rodríguez, meia do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, DVG) 
Maxi Rodríguez marcou duas vezes contra o Flamengo
 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio, DVG)
 
Desde quando chegou ao Grêmio, em maio deste ano, passou por uma adaptação ao futebol brasileiro em todas as esferas: reforço muscular, treinos de base e orientações táticas. Além, claro, da aclimatação a um clube de grande porte.
 

Havia convicção de que o Maxi poderia ser o jogador que ainda não é, uma vez que é vindo de um clube que formou o Francescoli
Rui Costa
 
Mesmo assim, Maxi ainda não “está pronto”, conforme Renato. Nessa linha de pensamento, o uruguaio seguirá como opção ao time. Mas para o decorrer de uma partida.

- Estão faltando três rodadas e vão me perguntar se ele vai começar jogando. Pode ser até que jogue. É jogador do grupo do Grêmio. Quando ele entra na partida, rende muito mais. Pega o adversário mais cansado – explica o treinador.

Maxi tem contrato até 2016 com o Grêmio, que conta com 85% dos direitos econômicos do jogador. O restante é do seu ex-clube uruguaio.

Se o Grêmio é um time que vence com ‘futebol feio’, Maxi é a esperança de mudar o estilo da equipe para a próxima temporada. Somente neste domingo, por exemplo, foram dois golaços contra o Flamengo. A expectativa é de que esses minutos minguados se transformem em jogos inteiros para 2014. Ou seja, com Maxi como futuro titular.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2013/11/gremio-lembra-berco-de-francescoli-e-diz-que-maxi-fara-historia-no-clube.html

Nenhum comentário: