segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Em ano de homenagem à igualdade feminina, Serena fatura cifra recorde

Dinheiro arrecadado em premiações nesta temporada pela número 1 do mundo só não é maior que os recebidos por Djokovic em 2011 e em 2012

Por Istambul, Turquia

tênis serena wta championship (Foto: AFP) 
Serena tem a terceira maior premiação total em
uma temporada na história do tênis (Foto: AFP)
 
Há 40 anos a Associação de Tênis Feminino (WTA) era criada, e depois de quatro décadas uma jogadora estabelece uma premiação recorde, digna dos maiores tenistas do masculino. Em 2013, ano em que foi comemorada não só a longevidade da entidade como também a lembrança das lutas por igualdade feminina, a americana Serena Williams se tornou a mulher que mais faturou em uma única temporada na história do tênis. Nos 16 torneios disputados, a líder do ranking mundial arrecadou US$12.385.572 (cerca de R$27,1 milhões), quantia apenas menor que aquelas ganhas por Novak Djokovic em 2011 (US$12.619.803) e em 2012 (US$12.803.737).

- Foi um ano incrível de tênis. Fechar o ano como número 1 do mundo e terminar com o troféu do WTA Championship depois de 40 anos da WTA significa muito. E depois de tudo o que celebramos este ano, eu não sei se era o destino, mas é realmente emocionante. Eu não tive muito tempo para pensar nisso, mas eu estou realmente feliz de que eu pude ser capaz de terminar o ano dessa forma.

Dos 11 títulos de Serena nesta temporada, o US Open contribui bem para o total de premiações que a tenista recebeu. Ela ganhou exatamente a mesma quantia que o campeão masculino, Rafael Nadal: US$ 3,6 milhões (R$7,9 milhões). Pela primeira vez na história o torneio americano teve prêmios iguais para homens e mulheres - foi o último dentre os quatro Grand Slams. Tudo isso graças, entre outras, à ex-tenista Billie Jean King, fundadora da WTA e que baseou seu trabalho na luta por igualdade feminina dentro e fora de quadra.

- Eu sabia que essa é uma enorme premiação. Foi isso que as pioneiras fizeram por nós. O cenário quando elas recebiam um trocado, agora você ganha torneios de mais de US$2 milhões. É incrível. Eu me sinto honrada e abençoada por ter a oportunidade de me beneficiar de mulheres corajosas.
O recorde anterior de dinheiro ganho por uma tenista em uma única temporada era de Victoria Azarenka, que faturou US$7.923.920 (aproximadamente R$17,3 milhões) em 2012.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/em-ano-de-homenagem-igualdade-feminina-serena-fatura-cifra-recorde.html

Nenhum comentário: