domingo, 4 de agosto de 2013

Com a corda no pescoço, Flamengo e Atlético-MG duelam contra o Z-4

Separados por critérios de desempate na parte de baixo da tabela do Brasileiro, cariocas e mineiros buscam volta por cima no Mané Garrincha

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília

Um ainda de ressaca pelo título mais importante de sua história. O outro pagando o preço de um processo de reestruturação. Ambos com a corda no pescoço no Brasileirão e precisando desesperadamente da vitória. Flamengo e Atlético-MG até têm justificativas para estarem na parte de baixo da tabela, mas é necessário agir. E rápido. Cariocas e mineiros se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio Nacional Mané Garrincha, na Capital Federal, pela 11ª rodada da competição e, dessa vez, vencer significa mais do que "apenas" três pontos. Vale também o afastamento da zona de rebaixamento.

Com dez pontos em dez jogos, o Flamengo está em situação pior que o Galo por um "pequeno" detalhe: está na zona de rebaixamento. O menor número de vitórias (3 a 2) coloca os rubro-negros abaixo do rival, que ainda tem um jogo a menos, e vencer é algo emergencial. O acordo com o governo brasiliense acabou sendo bom não só financeiramente para o time de Mano Menezes. Se no Rio de Janeiro a cobrança cresce a cada resultado ruim, na capital o clima é de festa pela presença da equipe e a tranquilidade - pelo menos nos minutos iniciais - está garantida para buscar a volta por cima. Esta será a quarta partida no Brasileirão no estádio Mané Garrincha, e o Fla ainda está invicto: dois empates e uma vitória.

Sem suas principais estrelas em campo – Ronaldinho Gaúcho está fora por escolha técnica de Cuca, e Bernard ainda negocia a transferência para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, ou o Porto, de Portugal –, o Atlético-MG tenta voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, depois de duas derrotas consecutivas: 4 a 1 para o Cruzeiro e 2 a 1 para o xará paranaense, que tirou a longa invencibilidade de 38 jogos sem perder no Independência.

Além de R10 e Bernard, o treinador não terá o atacante Jô, o volante Leandro Donizete e o atacante Guilherme, machucados. O lateral-esquerdo Junior Cesar, por força de contrato de empréstimo com o Flamengo, não pode atuar.

A TV Globo transmite a partida para RJ (menos Capital), MG, ES, RS, PR, Criciúma (SC), PE (menos Petrolina), BA, RN, AL, PB, SE, MA, PI e Regiões Norte e Centro-Oeste. PremiereFC 1 também exibe o jogo, que que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real e com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Flamengo: a derrota por 3 a 0 para o Bahia fez com que Mano Menezes promovesse mudanças radicais na equipe. Cáceres, recuperado de lesão, volta ao time, mas Luiz Antonio, seu substituto, não sai. O treinador mandará a campo um Flamengo com três volantes e Gabriel como único meia. No ataque, mais novidade: Nixon foi a surpresa no coletivo de sábado e despachou Adryan, Carlos Eduardo e Paulinho na briga por uma vaga ao lado de Marcelo Moreno. O Rubro-Negro deve ir a campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Cáceres, Luiz Antonio, Elias e Gabriel; Nixon e Moreno.
Atlético-MG: sem seus principais jogadores e com a aposta no atacante Diego Tardelli, único remanescente do quarteto que encantou o futebol brasileiro, o Atlético-MG deverá atuar com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Josué, Rosinei e Diego Tardelli; Luan e Alecsandro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Flamengo: o Rubro-Negro não tem problemas com suspensões ou lesões. A única baixa é André Santos. O reforço ainda não está bem fisicamente e treina no Rio de Janeiro para recuperar a forma e, enfim, fazer sua reestreia pelo clube.
Atlético-MG: Leandro Donizete e Guilherme estão com estiramento na coxa esquerda e não têm previsão de retorno. Com dores no pé direito, o atacante Jô não joga. Gilberto Silva operou o joelho direito e está fora. Bernard foi liberado para resolver sua transferência. Já Ronaldinho Gaúcho foi poupado por Cuca para melhor se recondicionar fisicamente.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Flamengo: Léo Moura, Luiz Antonio e Víctor Cáceres.
Atlético-MG: Alecsandro, Guilherme, Luan, Marcos Rocha e Ronaldinho Gaúcho.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). O árbitro participou de quatro partidas neste Brasileiro: Corinthians 1 x 1 Botafogo, Atlético-PR 2 x 2 Flamengo, Goiás 1 x 0 Vitória e Santos 2 x 2 Coritiba. Ele ainda não utilizou o cartão vermelho e tem média de 3 cartões amarelos por jogo. Vuaden ainda não marcou pênaltis e tem média de 33,7 faltas assinaladas por confronto. O campeonato tem média de 4,1 cartões amarelos e 0,2 cartão vermelho por partida. Em relação às faltas, a média é de 33,2 por confronto. Foram 20 pênaltis em 99 duelos.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Flamengo: embora seja um dos que mais criam chances claras (50), até o fechamento da décima rodada, o Rubro-Negro tinha o terceiro pior ataque da competição, com nove gols. Apenas 18% dessas oportunidades terminam nas redes. O Flamengo é o sexto em roubadas de bola (quase 14 por jogo) e pode fazer frente à boa troca de passes do Atlético-MG.
Atlético-MG: a equipe mineira é disparada a que menos erra passes nas dez rodadas do Brasileiro, uma média de menos de 22 por partida. Desta maneira, pode achar o caminho para impor ao Flamengo o quinto jogo de jejum em casa. Porém, em cinco jogos fora do Independência, o retrospecto tem sido ruim: quatro derrotas e apenas uma vitória

header_na_historia (Foto: arte esporte)
Pelo Campeonato Brasileiro de 2002, o Flamengo conseguiu uma vitória expressiva sobre o Atlético-MG, no Mineirão: 3 a 0. O time rubro-negro, treinado por Evaristo de Macedo, marcou seus gol com Liedson (dois) e Zé Carlos, e contava com nomes como o goleiro Julio César e o lateral-esquerdo Athirson. No Galo do técnico Geninho, o principal destaque ficava por conta do atacante Marques.  Veja a ficha completa do jogo no Futpedia clicando aqui

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/com-corda-no-pescoco-flamengo-e-atletico-mg-duelam-contra-o-z-4.html

Nenhum comentário: