domingo, 2 de junho de 2013

Federer leva susto, mas se recupera e vai às quartas em Roland Garros

Suíço sai na frente, vê Gilles Simon fazer 2 a 1, mas consegue devolver virada e, com muito esforço, avança para a próxima fase do Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França


Há menos de 20 dias, Roger Federer atropelou Gilles Simon nas oitavas de final do Masters de Roma. Neste domingo, nas oitavas de final de Roland Garros, o roteiro foi bem diferente. O suíço até passeou no primeiro set, mas o tenista francês levantou a torcida na quadra Philippe Chatrier fazendo 2 a 1. O número 3 do mundo, porém, conseguiu se recuperar. Em quase 3h de partida, devolveu a virada e venceu por 3 sets a 2 (6/1, 4/6, 2/6, 6/2 e 6/3) para avançar às quartas de final do Grand Slam.

Federer terá pela frente outro francês. Seu próximo adversário será Jo-Wilfried Tsonga, que derrotou o sérvio Viktor Troicki por 3 sets a 0 (triplo 6/3).

tênis roger federer roland garros (Foto: Agência Reuters)Roger Federer teve trabalho, mas passou às quartas em Roland Garros (Foto: Agência Reuters)

Roger Federer só encontrou uma dificuldade no primeiro set: fechá-lo. Gilles Simon ganhou o primeiro game do jogo, e foi só. O francês teve seu saque quebrado no terceiro e no quinto games, chegou a salvar cinco set points, mas não conseguiu evitar que o tenista da Suíça ganhasse a primeira parcial por 6/1 após 37 minutos.

tênis roger federer roland garros (Foto: Agência Reuters)Federer chegou a estar perdendo por 2 sets a 1,
mas se recuperou (Foto: Agência Reuters)

Simon voltou melhor para o segundo set, que teve início equilibrado. Mas Federer caiu. Literalmente. Depois de um belo golpe do adversário, o suíço tropeçou no saibro francês no sexto game. Seu jogo também sofreu uma queda. No game seguinte, ele teve o saque quebrado após uma bola para fora. Em um novo erro do adversário, o tenista da França fechou a parcial em 6/4 para empatar o duelo.

Federer voltou a cometer muitos erros no terceiro set e deu espaço para o francês crescer na partida. Enquanto Gilles Simon acertava belos golpes, o número 3 do mundo mandava bolas na rede e para fora. Com quebras no quinto e no sétimo games, o tenista local virou a partida, fazendo 6/2 na parcial.

Depois de dois sets em que pareceu fora do ar, Roger Federer voltou a ser Roger Federer. Apesar de todo o esforço de Simon, o suíço voltou a dominar a partida, diminuiu o número de erros e quebrou os saques do adversário no sexto e no oitavo games para devolver o 6/2 e levar a decisão para o quinto set.

Federer manteve o bom momento e, aproveitando um erro do rival, conseguiu uma quebra no segundo game do quinto set para abrir 3/0. Gilles Simon não se entregou e seguiu lutando bastante. Salvou um match point e chegou a ter dois break points no nono game. Não foi o suficiente. O terceiro do ranking acertou belos saques no game decisivo, fez 6/3 e avançou à próxima fase.

Veja outros resultados do dia

David Ferrer 3 x 0 Kevin Anderson (6/3, 6/1 e 6/1)
Jo-Wilfried Tsonga 3 x 0 Victor Troicki (6/3, 6/3 e 6/3)
Tommy Robredo 3 x 2 Nicolas Almagro (6/7 (5), 3/6, 6/4, 6/4 e 6/4)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/federer-leva-susto-mas-se-recupera-e-vai-quartas-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: