sábado, 15 de junho de 2013

Brasil estreia nas Confederações abençoado pelo amor de Mané

Elza Soares, viúva do craque que dá nome ao estádio de abertura da competição, diz que Garrincha gostaria de ver Fred em ação

Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico Brasília, DF


Elza Soares, Brasil, 1962 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Elza Soares disse que Mané gostaria de abençoar
jogadores (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

As pernas tortas de Mané Garrincha eram tão inconfundíveis quanto é a voz rouca e charmosa de Elza Soares, viúva do bicampeão do mundo. É com esse timbre marcante que a cantora, em nome do craque, já morto, abençoa a seleção brasileira para a estreia na Copa das Confederações, contra o Japão, neste sábado, às 16h, em Brasília, no estádio que leva o nome do seu grande amor. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o duelo ao vivo. O site acompanha também em Tempo Real.

- Certamente o Mané gostaria de abençoar todos os jogadores. E tenho certeza que ele torceria muito pelo título. O que o torcedor tem que entender é que vivemos de safras. Nem todos vão ser Garrinchas ou Pelés. Temos de dar motivação para esse menino Neymar. Confio nele – disse Elza, defendendo a estrela do time.

Aos 75 anos, a cantora não gosta de ser chamada de senhora. Deixou isso bem claro nos primeiros segundos do contato telefônico com o GLOBOESPORTE.COM.

- Senhora, não. Você! Não me chame de senhora porque eu fico constrangida, menino – pediu, educadamente, a viúva de Garrincha.

Elza Soares estádio mané garrincha (Foto: Francisco Stuckert / Futura Press)Elza Soares cantou na reabertura do estádio Mané Garrincha (Foto: Francisco Stuckert / Futura Press)

Constrangimento que não existe quando o assunto é futebol. Sem fugir dos assuntos, Elza Soares esbanja otimismo em relação à seleção brasileira. E manda um recado para os japoneses: abram os olhos.

- Sou sempre otimista em relação à seleção brasileira. Sempre! O Brasil foi quem ensinou ao mundo o que é jogar futebol. E agora os alunos querem bater no mestre? De jeito nenhum podemos deixar. Esses japoneses têm de abrir o olho, porque vamos vencer por 2 a 1 ou 1 a 0 – apostou a cantora.

Elza não quis arriscar quem serão os autores dos gols (ou do gol) da seleção brasileira na estreia da Copa das Confederações, mas responde rapidamente quando questionada qual jogador da Seleção de Luiz Felipe Scolari iria deixar Mané Garrincha mais entusiasmado.

- Tenho certeza que o Mané gostaria de ver em campo é esse menino do Fluminense, aquele atacante... Fred é o nome dele. Esse garoto é uma maravilha. Se a pessoa que dança bem é pé de valsa, ele é pé de gol. Com ele não tem jeito, se a bola chegar é gol – completou a “comentarista” Elza.

Na inauguração do novo estádio Mané Garrincha, reconstruído para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo, foi Elza Soares quem cantou o hino nacional antes da partida entre Brasília e Brasiliense.
- Eu fiquei muito emocionada quando estive no Mané Garrincha. É um estádio digno de pernas tortas, muito linda – finalizou a musa do craque.

Neymar fred e Lucas, Brasil x Inglaterra (Foto: AFP)Fred foi elogiado por Elza Soares, que disse que Garrincha gostaria de vê-lo jogar (Foto: AFP)

Manutenção da equipe

A seleção brasileira que estreia na Copa das Confederações será a mesma que iniciou a vitória por 3 a 0 sobre a França, no amistoso do último domingo, em Porto Alegre. Satisfeito com o rendimento do time, o técnico Luiz Felipe Scolari diz estar confiante de que esse grupo pode render bem na competição.

- Chegamos bem. Estou satisfeito. Tenho visto o trabalho desses atletas com muita vontade. O ambiente que estão criando entre eles. A cobrança entre eles é sempre de melhora. Tenho muita confiança – declarou o comandante, que manterá Marcelo na lateral esquerda para o duelo com os japoneses.

Durante a preparação para o torneio, a entrada de Marcelo no lugar de Filipe Luís foi a única mudança do amistoso com a Inglaterra (empate por 2 a 2) para a vitória sobre a França. O restante da equipe não sofreu alterações. Prova da confiança que Felipão afirma ter nos 11 escolhidos para começar a Copa das Confederações.

paulinho brasil gol japão (Foto: Agência Reuters)Japão jamais venceu o Brasil. No último jogo, 4 a 0 para a Seleção, em 2012 (Foto: Agência Reuters)

Freguês histórico

Muito embora o futebol tenha evoluído bastante no Japão nos últimos anos, a seleção oriental jamais venceu o Brasil. Em nove confrontos, a seleção brasileira saiu vencedora em sete oportunidades. Houve ainda dois empates. O último encontro foi em outubro do ano passado, na Polônia. A Seleção fez 4 a 0.

Caso não resolva fazer alguma alteração de última hora, o técnico do Japão, o italiano Alberto Zaccheroni, deve mandar a campo os principais nomes convocados para a Copa das Confederações, entre eles Honda. Dessa vez, diferentemente de outras oportunidades, os japoneses não têm nenhum brasileiro no grupo.

Nas quatro Copas do Mundo que disputou em sua história, o Japão sempre teve um brasileiro naturalizado. Wagner Lopes, na França, em 1998, Alessandro dos Santos, na Coreia do Sul e no Japão, em 2002, e na Alemanha, em 2006, e Túlio Tanaka, na África do Sul, em 2010. O time ainda teve Zico como técnico em 2006.
Ficha técnica:

BRASIL X JAPÃO
Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Kawashima; Uchida, Yoshida, Konno, Nagatomo; Hasebe, Endo, Okazaki, Honda, Kagawa, Maeda.
Técnico: Luiz Felipe Scolari Técnico: Alberto Zaccheroni
Estádio: Mané Garricha - Brasília (DF)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Competição: Copa das Confederações. Data: 15/06/2013. Horário: 16h


   FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/brasil-estreia-nas-confederacoes-abencoado-pelo-amor-de-mane.html

Nenhum comentário: