sábado, 15 de junho de 2013

Santos costura acordo com Bielsa e aguarda treinador para assinar

Argentino cede nas negociações, aceita condições do Peixe e deve chegar à Vila Belmiro no início da próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM* São Paulo


marcelo bielsa atlético de bilbao (Foto: Agência Getty Images)Bielsa reduz pedidos, entra em acordo com o Peixe e
é aguardado na Vila (Foto: Agência Getty Images)

O Santos não só retomou as negociações com o técnico Marcelo Bielsa, como também avançou nas conversas neste sábado. Após idas e vindas, com desistência e reviravolta, o argentino reduziu suas exigências e as partes chegaram a um acordo verbal. O contrato, válido até o fim de 2014, será assinado depois de o treinador ir até a Baixada Santista e conhecer o clube pessoalmente, condição fundamental e exigida pelo comandante. Sua visita é esperada para o início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. Até esse momento, dirigentes do Peixe recomendam cautela com a contratação, temendo exigências de última hora que ainda possam trazer novos capítulos para a novela.

Bielsa aceitou voltar atrás em quase todas as suas pedidas. Abriu mão de carro e casa pagos pelo clube para ele e seus assistentes, diminuiu a pedida salarial, que inicialmente era de R$ 11 milhões anuais livres de impostos, e entrou em acordo para reduzir o valor da multa rescisória. Por outro lado, o Peixe concordou com o pagamento em dólar, mas usando câmbio variável. O treinador queria fixar a conversão pelo valor atual (R$ 2,14) - uma das cotações mais altas dos úlimos meses. O Alvinegro pagará 20% do valor total do contrato neste ano e os 80% restantes na próxima temporada. Seus vencimentos serão praticamente iguais aos de Muricy Ramalho, demitido há duas semanas. O pacote acertado inclui toda a comissão técnica, e o próprio Bielsa decidirá quantos auxiliares terá.

Pelo acordo, Bielsa começará a trabalhar imediatamente, mas é possível que inicie fora do banco de reservas, como um diretor técnico. Ele seria responsável pela avaliação do elenco profissional e do sub-20. Além disso, lideraria uma garimpagem detalhada dos jogos das séries A e B do mercado sul-americano (estima-se que a equipe dele irá acompanhar uma média de 10 jogos por dia). O planejamento é ter o elenco com 25 jogadores definidos para 2014 já no dia 10 de dezembro deste ano. O clube defende que não se trata da simples contratação de um treinador, mas um projeto mais amplo de formação de jogadores. Justamente por isso, os dirigentes entendem que Bielsa precisará de tempo para mostrar resultados. Assim, o argentino não será cobrado por vitórias imediatamente. Pelo menos não pelos diretores.

Com Bielsa iniciando o trabalho no banco de reservas agora ou em 2014, Claudinei Oliveira, técnico do sub-20 que vem dirigindo a equipe interinamente, seguirá na comissão técnica.

As negociações com o argentino, que começaram no dia 1º de junho, passaram pela viagem de Pedro Luiz Conceição até a Espanha (Bielsa dirigia o Athletic de Bibao), além das conversas do técnico com o vice-presidente Odílio Rodrigues, estão bem perto de um desfecho. Depois de considerar as conversas encerradas e até cogitar o plano B Gerardo Martino, do Newell's Old Boys, o Santos parece, enfim, estar próximo de ter um novo comandante.

* Colaboraram Adilson Barros, Cássio Barco, Fernando Prandi e Marcelo Hazan

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/06/santos-costura-acordo-com-bielsa-e-aguarda-treinador-para-assinar.html

Nenhum comentário: