sexta-feira, 31 de maio de 2013

Roland Garros vira passarela: óculos anos 70, meia colorida e até babadinho

Tenistas revelam tendências da moda no tradicional torneio de saibro em Paris

Por Carol Fontes Rio de Janeiro


Paris, a eterna cidade das luzes, do romance, de arte, cultura e moda. Palco de movimentos políticos e culturais que revolucionaram o mundo, como o Iluminismo e a Revolução Francesa, a capital da França é também um dos principais redutos da moda, ditando tendências até mesmo no universo esportivo. Em Roland Garros, o segundo Grand Slam da temporada, tenistas mostraram algumas inspirações por trás de seus looks no tradicional torneio de saibro.

Enquanto Philipp Petzschner roubou a cena com meias vermelhas quase até os joelhos e Venus Williams, que tem uma linha de roupas com a irmã, Serena, optou por um modelo de babadinhos em tons de rosa, Ryan Harrison ousou com uma bermuda quadriculada nada comum em partidas da modalidade. Outros que despertaram a atenção pelo visual foram Stephanie Foretz, com uns óculos vintage estilo anos 70, e Victoria Azarenka, que ao invés de vestir apenas uma saia como as demais tenistas, usou a peça por cima de uma legging.

mosaico tenis roland garros (Foto: Editoria de Arte)Tenistas revelam tendências de moda em Roland Garros, em Paris (Foto: Editoria de Arte)

- A dupla de irmãs Venus e Serena Williams sempre teve como marca registrada os seus cabelos e looks extravagantes. Após anos de "excessos", as americanas optaram por propostas clean e minimalistas, que deixaram os seus uniformes mais sofisticados - analisou a pesquisadora de moda Luiza Brasil.

Monfils tênis Roland Garros (Foto: Reuters)Monfils despertou a atenção com uma estampa
nada convencional em Paris (Foto: Reuters)


De acordo com a especialista, outra tendência da moda que saiu das passarelas para as quadras foram as estampas. E quem acertou na escolha foi o francês Gael Monfils, com um modelo de listras coloridas e mangas pretas com detalhes em vermelho. 

- As estampas andam em alta não só nas passarelas como nas quadras de tênis. Monfils escolheu as listras em tons sóbrios, uma forma de sair do óbvio, mas sem ser ousado - explicou.
Luiza Brasil destacou ainda o visual da bela Ana Ivanovic, que optou por usar um "short-saia", peça que virou febre nas academias.

Ana Ivanovic tênis contra Mathilde Johansson Roland Garros (Foto: Reuters)Ana Ivanovic optou por usar um "short-saia", peça que virou febre nas academias mundo afora (Foto: Reuters)

- Ivanovic escolheu para o seu uniforme uma peça que virou mania nas principais academias do país: o "short-saia fitness". É a combinação ideal entre feminilidade e praticidade - contou a pesquisadora de moda, que apontou o look de Kristina Barrois, um traje convencional mesclando cores vivas (azul e amarelo), como uma possível tendência para as academias.

gustavo kuerten guga roland garros 1997 (Foto: Getty Images)Em 1997, Guga usou um look ousado para época,
mesclando azul e amarelo (Foto: Getty Images)

Considerado o melhor tenista brasileiro da história, Gustavo Kuerten roubou a cena com roupas coloridas na conquista de seu primeiro título em Roland Garros, em 1997. Na ocasião, aquele atleta ainda sem muita expressão no ranking da ATP desbancou favoritos como o austríaco Thomas Muster, ex-número um do mundo e campeão da edição de 1995, o russo Yevgeni Kafelnikov, campeão em 1996, e o espanhol Sergi Bruguera, vencedor do torneio em 1993 e 1994. Era a primeira de grandes conquistas na carreira de Guga, que ousou no figurino no saibro francês, em uma época onde a maioria dos tenistas optava por um visual mais tradicional, usando cores sóbrias como preto e branco, sem combinações extravagantes. O brasileiro, que subiu ao topo do pódio com uma camiseta em tons de azul e amarelo, levantou a taça em Paris mais duas vezes, em 2000 e 2001.

Referência em beleza e estilo, a musa do tênis escolheu o acertado bicolor, tendência das principais passarelas do mundo, fazendo o mix entre alfaiataria e sportswear, um truque de styling usado pelas principais editoras de moda. Já Rafael Nadal, escolheu um visual tipicamente esportivo, casual e despretensioso"

Luiza Brasil, pesquisadora de moda

Fora das quadras, Rafael Nadal e Maria Sharapova, campeões da última edição de Roland Garros, disputada no ano passado, optaram por diferentes estilos no sorteio das chaves para o torneio em 2013.

- Maria Sharapova é para o esporte o que Gisele Bündchen é para a moda. Referência em beleza e estilo, a musa do tênis escolheu o acertado bicolor, tendência das principais passarelas do mundo, fazendo o mix entre a alfaiataria e o sportswear, um truque de styling usado pelas grandes editoras de moda. Já Rafael Nadal, escolheu um visual tipicamente esportivo, casual e despretensioso - finalizou Luiza Brasil.

sharapova nadal tenis roland garros (Foto: Getty Images)Sharapova e Nadal na moda durante o sorteio das chaves de Roland Garros (Foto: Getty Images)

FONTE:

Nenhum comentário: