quarta-feira, 29 de maio de 2013

GUIA DA RODADA #2: a caça aos pontos em um minicampeonato

Rodada desfalcada de dois jogos pode espichar tabela no microuniverso do Brasileirão pré-Copa das Confederações

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro


É muito, muito, muito cedo. Mas a segunda rodada do Brasileirão, iniciada com sete confrontos nesta quarta-feira, já deixará a tabela mais espichada. Nascerá uma noção mínima de quem é quem nesta largada de competição, neste minicampeonato de cinco jogos para cada time antes da parada de quase um mês para a Copa das Confederações. As diferenças começarão a migrar da teoria das previsões para a prática dos resultados - ou exatamente o contrário... Fique atento ao prazo para escalar o seu time no Cartola FC. O mercado fechará 13h desta quarta-feira. Não perca tempo!

É uma rodada desfalcada. Dois jogos, por causa dos sobreviventes brasileiros na Libertadores, foram adiados. Atlético-MG x Grêmio será em 9 de junho. Três dias depois, tem Portuguesa x Fluminense. Nos duelos mantidos, porém, há encontros interessantes. Destaque para o primeiro jogo do Santos sem Neymar (contra o Botafogo), para o encontro entre São Paulo e Vasco, ambos saídos de vitórias na rodada inicial, e para a visita do Cruzeiro ao Atlético-PR após a goleada de 5 a 0 sobre o Goiás na estreia.

ATLÉTICO-PR X CRUZEIRO
Confrontos guia da rodada bolas - Atlético-PR x Cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 15H - VILA OLÍMPICA
Se o Campeonato Brasileiro terminasse hoje, o Cruzeiro seria campeão, diria o sujeito exageradamente apressado. Precocidades à parte, o fato é que o melhor time da primeira rodada volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar uma das equipes que mais despertam curiosidade nesta largada de Nacional. O Atlético-PR segue com ares de enigma. Depois de pouco usar seus titulares no primeiro semestre, o Furacão foi batido pelos reservas do Fluminense na primeira rodada. Agora, tem que mostrar força contra uma Raposa assanhada com a goleada de 5 a 0 sobre o Goiás. Pequenina, acanhada, com capacidade para apenas 8 mil testemunhas, a Vila Olímpica do Boqueirão, em Curitiba, recebe uma das partidas mais promissoras desta quarta-feira. Destaque para o embate entre o rubro-negro Paulo Baier e o cruzeirense Borges, dois dos maiores goleadores da história do Brasileirão de pontos corridos - 91 e 82 gols, respectivamente.

Cartola FC: o Cruzeiro foi o melhor time da primeira rodada, mas o Furacão joga em casa, e início de Cartola é o momento de acumular cartoletas. Portanto, dois titulares rubro-negros que se desvalorizaram na primeira rodada podem ser boas opções: o goleiro Weverton (C$ 5.22) e o meia Everton (C$ 9.39).
Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Marco Antônio Mello Moura (GO) e Bruno Raphael Pies (GO).
Você sabia que... Atlético-PR e Cruzeiro têm amplo equilíbrio em duelos pelo Brasileirão? Cada um venceu dez partidas, e ainda ocorreram 13 empates.

BOTAFOGO X SANTOS

Confrontos guia da rodada bolas - Botafogo x Santos (Foto: Editoria de Arte)QUARTA 19H30M - RAULINO DE OLIVEIRA
Existe vida pós-Neymar. Duro é saber como ela será... O Santos começa uma nova etapa de sua história recente nesta quarta-feira. Irá a campo alijado de sua maior referência, de seu norte, de sua bengala. A realidade se apresenta desanimadora aos torcedores praianos. O ataque de Muricy Ramalho terá Patito Rodriguez e Willian José - o último quase catapultado do aeroporto direto para o campo, já que foi apresentado nesta terça-feira pelo Peixe. A ressalva é que o Santos já deu repetidos sinais de que consegue cavocar seu elenco em busca de novas soluções em momentos de dificuldades. A grande questão é que não há tempo para lamúrias, até porque o adversário é osso um bocado duro de roer. O Botafogo dá provas cada vez maiores de solidez. Ganhou com sobras o Carioca e foi muito bem contra o Corinthians no empate por 1 a 1 da estreia. Mais: tem em figuras como Seedorf e Lodeiro as referências que faltam ao Santos nessa vida pós-Neymar.

Cartola FC: sem Neymar, o ataque do Santos não parece tão assustador, e dois importantes jogadores de defesa do Botafogo caíram de preço: o zagueiro Bolívar (C$ 11.33) e o lateral-direito Lucas (C$ 12.22).
Na TV: SporTV, com Luiz Carlos Jr e Lédio Carmona.
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Elicarlos Franco de Oliveira (BA).
Você sabia que... o Botafogo venceu todos os sete jogos que disputou em Volta Redonda em 2013? Foram 18 gols marcados e nenhum sofrido.

SÃO PAULO X VASCO
Confrontos guia da rodada bolas - São Paulo x Vasco (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - MORUMBI
O pessimismo é aquele sentimento que o homem criou para valorizar uma surpresa positiva. Não é que São Paulo e Vasco começaram o Brasileirão com (veja só!) vitórias? Era natural que o ânimo não fosse dos maiores nos dois clubes - um vindo de queda na Libertadores com goleada para o Atlético-MG, outro mergulhado em dúvidas depois de uma largada de ano sofrível. Mas houve pelo menos um triz de recuperação na largada do campeonato. O Tricolor, após a vitória de 2 a 0 sobre a Ponte Preta fora de casa, comemora o retorno de seu maior ícone, o goleiro Rogério Ceni, recuperado de dores no pé direito. Roni no meio e Paulo Miranda na zaga são outras novidades. No Vasco, podem ser mantidos time e banco da vitória de 1 a 0 sobre a Portuguesa. A dúvida é Elsinho, que precisou viajar a Florianópolis para resolver pendências com o Figueirense, seu ex-clube.
Cartola FC: Luis Fabiano estava bastante caro na primeira rodada, mas perdeu valor e tem a chance de se recuperar em casa. O atacante pode entrar na sua equipe por C$ 19.53. Se quiser apostar no Vasco, Eder Luis é ainda mais barato: C$ 11.92.
Na TV: Premiere FC, com Odinei Ribeiro e Beletti.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Kleber Lucio Gil (SC) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC).
Você sabia que... o mandante não venceu nos últimos sete duelos entre as duas equipes pelo Brasileirão? Foram quatro triunfos dos visitantes e três empates.

FLAMENGO X PONTE PRETA
Confrontos guia da rodada bolas - Flamengo x Ponte Preta (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - MUNICIPAL
O Flamengo, esse peregrino do Brasileirão, desta vez fica sob a guarda de seus torcedores de Juiz de Fora-MG para engrenar nesta largada de campeonato. Ficar zanzando país afora não é o melhor dos cenários para o time rubro-negro, carente de uma casa fixa no Rio de Janeiro - com o Maracanã guardado para a Copa das Confederações e o Engenhão interditado. Em terras mineiras, o time de Jorginho conta com torcida forte e uma viagem não tão longa. Tem boas chances de somar uma vitória ao empate por 0 a 0 com o Santos, em Brasília, na primeira rodada. Já a Ponte Preta deve uma resposta depois de uma estreia tão decepcionante, com derrota em casa para o São Paulo. O técnico Guto Ferreira, com Fernando no meio-campo, tende a montar um time mais precavido, disposto a agredir o adversário no contra-ataque. Enquanto isso, o Fla discute seu ataque. Hernane chega a sofrer alguma ameaça com a chegada de Marcelo Moreno. A tendência, porém, é de que o Brocador seja mantido como titular. Jogo interessante, daqueles que podem animar ou acabrunhar um elenco.
Cartola FC:  o zagueiro Cleber (C$ 11.40) fez um ótimo Paulistão, assim como o atacante William (C$ 14.38). Os dois podem ajudar a Ponte a se recuperar, mesmo atuando fora.
Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Jean Piere Gonçalves Lima (RS), com Altemir Hausmann (RS) e José Javel Silveira (RS).
Você sabia que... todas as vitórias do Flamengo sobre a Ponte Preta em Brasileiros foram por 1 a 0? Foi assim em 1986, 1998, 1999 e 2005. Porém, a Macaca venceu mais vezes: cinco, além de nove empates.

BAHIA X CORITIBA
Confrontos guia da rodada bolas - Bahia x Coritiba (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - PITUAÇU
Impossível questionar a paixão de uma torcida pulsante como a do Bahia. Mas deve ter muito tricolor pensando em ir ao cinema nesta quarta-feira. Se o filme começar às 21h e terminar lá por 23h, melhor ainda. E é compreensível: o time mete medo - em si próprio, no caso. O início de ano trágico do Bahia teve sequência com a derrota de 3 a 1 para o Criciúma na largada de um Brasileirão que tem pinta de assombração para o clube de Salvador. Cristóvão Borges se vira como pode para achar um time confiável. Devem sair Rafael Donato e Ítalo Melo e entrar Lucas Fonseca e Diones. No Coritiba, o time é o mesmo da boa estreia, com vitória de 2 a 1 sobre o Atlético-MG. A eliminação na Copa do Brasil para o Nacional-AM parece ter ficado para trás. Destaque, claro, para a presença de Alex, principal astro do Coxa no Brasileirão.
Cartola FC: o goleiro Vanderlei, do Coxa, foi um dos melhores da posição na temporada 2012, mas falhou feio no primeiro jogo, apesar da vitória da sua equipe. Com isso, ficou mais em conta e vai querer fechar o gol diante do Bahia. Ele sai por C$ 14.68 para quem apostar em sua recuperação.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Pedro J. Santos de Araújo (AL) e Esdras Mariano de Lima (AL).
Você sabia que... o Bahia vence apenas um em cada sete jogos contra o Coritiba em Brasileiros? São 21 partidas, com três vitórias do Tricolor, dez empates e oito triunfos do Coxa.

NÁUTICO X VITÓRIA
Confrontos guia da rodada bolas - Náutico x Vitória (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - AFLITOS
O primeiro duelo nordestino do Brasileirão de 2013 mostra dois times que, pelo menos por enquanto, têm perspectivas diferentes no campeonato. O Náutico vem mantendo uma regularidade: mal no Pernambucano, mal na Copa do Brasil, agora mal na largada do Nacional. A derrota de 2 a 0 para o Grêmio, com nova atuação frágil, foi a senha que faltava para o time pernambucano reagir. E logo. O jogo em casa nesta quarta-feira pode ser uma chance de ouro, até pela inconstância do Vitória, avassalador sobre seu rival no Campeonato Baiano, mas decepcionante na Copa do Brasil. A estreia no Brasileirão foi mediana: empate por 2 a 2 com o Inter e atuação abaixo do esperado. O Leão não terá Mansur, lesionado, e Caceres, gripado, mas espera contar com Escudero, outro afetado por um resfriado, para manter seu quarteto ofensivo - complementado por Renato Cajá, Maxi Biancucchi e Dinei. No Timbu, a novidade é o lateral-esquerdo Bruno Collaço.
Cartola FC: em 2012, o Timbu foi sempre um adversário duro em seus domínios. Se você acredita que a força como mandante será mantida, aposte no meia Martinez (C$ 6.71) ou no atacante Elton (C$ 7.15), que podem decidir a partida contra o Vitória.
Na TV: Premiere FC, com Rembrandt Júnior e Lúcio Surubim.
Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que... Náutico e Vitória não se encontram no Brasileirão desde 2009? Naquele ano, os baianos venceram por 3 a 1 em casa e empataram por 1 a 1 fora.

GOIÁS X CORINTHIANS
Confrontos guia da rodada bolas - Goiás x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 22H - SERRA DOURADA
Doeu. A goleada de 5 a 0 para o Cruzeiro na estreia no Campeonato Brasileiro abalou o Goiás. "Será diferente", avisou o atacante Walter. É o mínimo que espera uma torcida que vinha animada pela conquista do Estadual. Não por acaso, o técnico Enderson Moreira deve mexer em boa parte do time, sacando figuras como o expressivo goleiro Harlei, 41 anos, em vias de ser substituído por Renan. Tudo para evitar nova decepção. Afinal, do outro lado está um dos favoritos ao título, mas que já largou na competição com um tropeço - o empate por 1 a 1 com o Botafogo em casa. Para não perder terreno tão cedo na disputa, Tite garante Alexandre Pato no ataque do Corinthians. Guerrero, gripado, será reavaliado. O volante Maldonado, recém-contratado, foi convocado pela primeira vez. Paulo André, Alessandro e Danilo são desfalques.
Cartola FC:  o Timão está focado no Brasileiro e pega o combalido Goiás, que foi arrasado pelo Cruzeiro na estreia. É de se esperar que a equipe alvinegra pressione os donos da casa. Com isso, são boas opções Romarinho (C$ 7.38) para o ataque, Fábio Santos (C$ 11.85) para a defesa e Douglas (C$ 5.96) para o meio, caso todos sejam confirmados como titulares.
Na TV: TV Globo (para SP, GO, TO e Recife-PE), com Cleber Machado, Casagrande e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Jorge Vinícius e Luiz Ademar.
Arbitragem: Rodrigo Nunes de Sá (RJ), com Wagner de Almeida Santos (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... o Corinthians venceu apenas um de seus últimos seis jogos? São mais quatro empates e uma derrota. Nos três últimos jogos, foram três empates por 1 a 1, contra Boca Juniors, Santos e Botafogo.

INTER X CRICIÚMA
Confrontos guia da rodada bolas - Internacional x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)QUINTA, 19H30M - CENTENÁRIO
O único jogo da quinta-feira reúne dois times a se observar com atenção. O Inter come pelas beiradas. Não tem a badalação de outros anos, mas conta com uma equipe bem organizada por Dunga, que já triangula, que já tem infiltração (ações quase inexistentes no ano passado). O problema é a ausência de Leandro Damião. O centroavante, a serviço da seleção brasileira, desfalca um time que ainda não conseguiu encontrar em Rafael Moura um substituto que chegue aos calcanhares do titular. Vale ficar de olho no meia Fred, destaque vermelho no empate por 2 a 2 com o Vitória na estreia. Em meio a D'Alessandro e Forlán, ele pode ser uma peça decisiva para os gaúchos, que enfrentam um adversário embalado pela vitória de 3 a 1 sobre o Bahia na primeira rodada. O Criciúma já começou a mostrar que aqueles que apostam em seu rebaixamento podem estar completamente equivocados. Resta saber se conseguirá repetir em Caxias do Sul (o Beira-Rio está em obras) a força que costuma ter em casa. Olho ligado em Lins, ex-Grêmio, autor de um gol e uma assistência na estreia.
Cartola FC: o Inter buscou um empate em Salvador, mas alguns jogadores se desvalorizaram, como o volante Willians (C$ 11.55), que pode voltar a ser o maior ladrão de bolas do campeonato neste ano. Já o Criciúma está empolgado com a estreia vitoriosa e vai tentar surpreender com peças como os atacantes Marcel (C$ 5.59) e Fabinho (C$ 5.07).

Na TV: SporTV, com Linhares Júnior e Batista.

Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e Ricardo Pavanelli Lanutto (SP).

Você sabia que... o Criciúma jamais venceu o Inter no Rio Grande do Sul pelo Brasileirão? São quatro vitórias gaúchas e um empate.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/05/guia-da-rodada-2-caca-aos-pontos-em-um-minicampeonato.html

Nenhum comentário: