quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Shaylyn marca data do adeus e encara pré-vestibular de Medicina:'Perrengu

Jogadora cearense sofre ao retomar o contato com matérias como física e química, mas se dedica aos estudos para tentar realizar sonho antigo

Por Helena Rebello Fortaleza

vôlei de praia Shaylyn pré-vestibular (Foto: Arquivo Pessoal)Shaylyn no cursinho pré-vestibular: livros e cadernos como parte da nova rotina (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Em vez de biquíni, roupa branca e jaleco. É assim que Shaylyn sonha se vestir em um futuro não tão distante. Aos 31 anos, a cearense decidiu abreviar a carreira no vôlei de praia para realizar o sonho antigo de cursar Medicina. Decidida a arriscar, iniciou o processo de migração voltando a morar em Fortaleza e, na última segunda-feira, deu um importante passo para ingressar na nova carreira. Matriculada em um cursinho, a defensora voltou às salas de aula para se preparar para o temido vestibular.

Shaylyn sonhava ser médica desde adolescente, mas a grade integral do curso não dava chance para conciliar os estudos com a rotina de atleta, prioridade na época. Mas a sede de conhecimento era tão grande que a levou a experimentar outras carreiras paralelas. Por dois anos, carregou em todas as etapas do Circuito os códigos Civil e Penal, que consultava para as provas de Direito. Sem terminar a faculdade, migrou para a Publicidade e, finalmente, encontrou-se no Marketing, área na qual se graduou.

Nos últimos meses, a cearense reconsiderou a ideia de voltar à universidade e, após o Open do Rio de Janeiro, iniciou a guinada. Deixou a Cidade Maravilhosa, onde morava desde 2001, para ficar mais perto da família no Ceará e ter apoio durante a transição. Até abril, quando se encerra a temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro, Shaylyn seguirá jogando ao lado de Vivian.

- Quando eu tinha 18 anos fiz a opção pelo vôlei porque sabia que o esporte, por depender completamente do físico, não poderia esperar. Sabia que seria difícil, mas que eu poderia tentar ser médica depois dos 30 anos. Ultimamente fui amadurecendo a ideia até decidir em dezembro. Eu poderia jogar mais uns quatro anos, mas neste momento não é o que eu quero. A vida é feita de ciclos, e estou antecipando o fim de um para dar vez a outro.

Aluna de boas notas nos tempos do colégio, que concluiu em 1999, a jogadora ficou assustada com o primeiro contato com matérias como química, física e biologia. Apesar de se ver em desvantagem em relação a concorrentes mais novos, recém-formados no Ensino Médio, ela tem a certeza de que esta era a hora de arriscar e tentar realizar o sonho antigo.

vôlei de praia Shaylyn pré-vestibular (Foto: Arquivo Pessoal)Shaylyn em sala de aula: química, física e biologia são matérias específicas (Foto: Arquivo Pessoal)
 
- Eu me sinto em desvantagem no sentido de estar muito há tempo longe desse tipo de conteúdo, enquanto a galera nova está fresquinha.  Estou passando perrengue, desesperada com as "matérias de colégio", em ver que não lembro mais de nada. Senti um desespero por ter sido sempre tão estudiosa, por saber que já soube muito daquilo tudo, mas que hoje lembro de muito pouco. Eu me achei uma "louca" por ter decidido entrar em um cursinho pré-vestibular pra tentar Medicina no final do ano, o curso mais concorrido que existe. Para Medicina não dá para ser um aluno mediano, tem que ser muito bom, tem que saber muito. Mas, se eu não tentar agora, seguirei minha vida sempre com uma sensação ruim de que nem ao menos tentei, e isso vai ficar martelando na minha cabeça.

Shaylyn vai prestar vestibular para três universidades no Ceará – uma pública e duas particulares. Mesmo achando provável mudar de opinião ao longo do curso, a atleta já demonstra inclinação por duas especialidades da medicina: geriatria e cardiologia.
 Família na universidade: Shelda cursa Marketing
 
Shelda na cerimônia de posse na prefeitura de Sobral (Foto: Prefeitura de Sobral/Divulgação)Shelda na cerimônia de posse na prefeitura de
Sobral (Foto: Prefeitura de Sobral/Divulgação)
 
Nova Secretária de Esporte de Sobral, município distante cerca de 230km de Fortaleza, Shelda também está na universidade. Matriculada no segundo período de Marketing, a medalhista olímpica (prata em Sydney-2000 e Atenas-2004) está animada por retomar os estudos após duas tentativas frustradas de cursar Educação Física. E, a partir de agora, espera ampliar cada vez mais seus conhecimentos.

- Foi difícil começar após mais de 20 anos sem estudar. Espero que agora que mudei de área finalmente consiga terminar. O marketing esportivo é a parte que mais me atrai, mas quero aprender tudo que for possível. O estudo nos faz abrir a cabeça. Estudo é informação, e quanto mais informações tivermos, melhor. Se puder nunca mais vou deixar de estudar na vida. Quero ser uma eterna universitária.
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/shaylyn-marca-data-do-adeus-e-encara-pre-vestibular-de-medicinaperrengue.html

Nenhum comentário: