quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sem vaga como titular na F-1, Senna vai disputar o Mundial de Endurance

Após ser dispensado pela Williams, brasileiro voltará a competir nas provas de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, com um Aston Martin

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Bruno Senna (Foto: Divulgação)Após três anos na F-1, Bruno Senna vai correr no
Mundial de Endurance em 2013 (Foto: Divulgação)
 
Dispensado da Williams no fim do ano passado, Bruno Senna parece ter dado por encerrada sua luta por um cockpit na Fórmula 1, pelo menos neste ano. Com apenas uma vaga de titular a ser preenchida na categoria, a do companheiro de Paul di Resta na Force India, o brasileiro buscou uma opção diferente para sua carreira: vai competir no Mundial de Endurance, o WEC, com um Aston Martin na classe GTE Pro. O contrato inclui a participação nas lendárias 24 Horas de Le Mans, prova que o sobrinho de Ayrton Senna já disputou em 2009, um ano antes de ingressar na F-1.

- Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula 1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade. Fiquei impressionado com o que encontrei na Aston Martin. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de Fórmula 1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria – afirma Senna.

Aos 29 anos, Bruno vai correr com um modelo Vantage WGHE da montadora britânica, que completa 100 anos em 2013 e vai inscrever um time oficial no campeonato de provas longa duração. Além do apoio da fábrica, o pacote para a temporada inclui a participação do brasileiro em provas tradicionais, como as 24 Horas de Le Mans, na França, e as Seis horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Bruno Senna e o Aston Martin com o quel disputará o Mundial de Endurance WEC em 2013 (Foto: Divulgação)Bruno Senna e o Aston Martin com o qual disputará o Mundial de Endurance em 2013 (Foto: Divulgação)
 
Além disso, o piloto – que já disputou três edições do GP do Brasil de F-1, pelas equipes Hispania, Renault e Williams – vai correr novamente diante de sua torcida, já que as Seis Horas dde São Paulo, também disputadas em Interlagos, fazem parte do calendário do World Endurance Championship.
Ao longo da temporada, Bruno dividirá o cockpit com o francês Frédéric Makowiecki, sendo que a dupla receberá o reforço do britânico Robert Bell nas 24 Horas de Le Mans e nas 6 Horas de Spa-Francorchamps. Como preparação, o time disputará também e as 12 Horas de Sebring, nos EUA, que não fazem parte do calendário do WEC. Nesta prova, o brasileiro formará um trio com o inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mücke. Bruno vai acelerar o Aston Martin pela primeira vez nos testes dos próximos dias 17 e 18 de fevereiro em Portimão, Portugal.

Brasileiros em ação
Bruno não será o único brasileiro no Mundial de Endurance. Além dos que ainda negociam vagas para disputar o campeonato de oito etapas – que começa no dia 14 de abril, com as Seis Horas de Silverstone – Lucas di Grassi já está confirmado pela campeã Audi para guiar um dos modelos de motorização híbrida na principal classe, a LMP1, em Le Mans e Spa. Com a chegada de Senna na GTE Pro, aumentam as chances de haver ao menos um brasileiro no topo do pódio da mais tradicional corrida de longa duração do planeta.

O Audi guiado por Lucas di Grassi, Alan McNish e Tom Kristensen nas Seis Horas de São paulo, etapa brasileira do Mundial de Endurance (Foto: Divulgação)Lucas di Grassi está confirmado na Audi para as 24 Horas de Le Mans (Foto: Divulgação


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/noticia/2013/02/sem-vaga-como-titular-na-f-1-senna-vai-disputar-o-mundial-de-endurance.html

Nenhum comentário: