quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Grosjean domina teste marcado por batida de Hamilton e estreia de Razia

Piloto da Lotus confirma a boa forma da manhã e bate a marca estabelecida por Button no primeiro dia. Mercedes volta a ter problemas e Hamilton bate

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
 
Segundo a Lotus, seu novo carro é “sexy”. Mas, ao que parece, o modelo E21 também é rápido. No segundo dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Jerez de La Frontera, na Espanha, a equipe – que escreveu no cockpit a expressão “sou sexy e sei disso” – dominou a folha de tempos entre os 11 times que treinaram. Melhor na parte da manhã, Romain Grosjean confirmou a boa forma à arde e marcou 1m18s218. Um tempo melhor que o anotado pela McLaren de Jenson Button no primeiro dia. Felipe Massa, com a nova Ferrari, foi o oitavo, em uma sessão marcada pelo acidente de Lewis Hamilton com a Mercedes e a estreia do brasileiro Luiz Razia como titular da Marussia (veja mais sobre Razia no vídeo acima).

Romain Grosjean formula 1  jerez de la frontera (Foto: AFP)Romain Grosjean dominou o segundo dia de testes da F-1 em Jerez de la Frontera (Foto: AFP)
 
Confirmado pela equipe nesta quarta após a informação divulgada pelo GLOBOESPORTE.COM na semana passada, Razia é o primeiro nordestino a chegar à Fórmula 1. Ele assinou um contrato de um ano com a escuderia de origem inglesa comandada por uma montadora russa. E o baiano de 23 anos já chegou mostrando serviço. Ele assumiu o volante do modelo MR02, já que o time mudou sua programação inicial.

A previsão era que seu companheiro Max Chilton, que danificou o carro ao bater no primeiro dia de treinos, voltasse à pista. Mas, com Razia no comando, a Marussia alcançou um tempo de volta cerca de um segundo e meio melhor que o anotado pelo britânico na manhã anterior, e 0s6 mais rápido que o parceiro de equipe ao longo do dia. À tarde, o motor apresentou problemas, e o brasileiro não conseguiu voltar à pista a tempo de fazer uma volta rápida. O motivo? Uma bandeira vermelha causada pela Lotus de Grosjean, que parou na pista nos minutos finais.

Luiz razia marussia testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Confirmado pela Marussia, Luiz Razia baixou muito a marca do companheiro (Foto: Agência Getty Images)
 
Porém, a esta altura, o francês já comemorava o bom desempenho no segundo dia de treinos. Após ficar com a terceira melhor volta no primeiro dia de atividades, Grosjean andou forte desde os primeiros minutos de treino, anotando 1m18s828 antes da pausa para o almoço – já superior à marca de Jenson Button no dia anterior. À tarde, Romain voltou a andar forte, e baixou para 1m18s218, na melhor das 95 voltas que deu em Jerez, cerca de 20% a mais que a duração de um GP.

Outra equipe que andou bastante foi a Force India. Pela manhã, o escocês Paul di Resta, único piloto confirmado pelo time para disputar a temporada 2013 até o momento, deu 95 voltas e ficou com a segunda melhor marca, a 0s8 de Grosjean. À tarde, foi a vez do piloto de desenvolvimento, o inglês James Rossiter, experimentar o modelo VJM06. O australiano Daniel Ricciardo, da STR, completou os três primeiros, andando com o modelo STR8. Ele superou o modelo RB9 da RBR, conduzido pelo compatriota Mark Webber, que deu 101 voltas e fechou o dia em quarto lugar.

Hamilton estreia com o 'pé esquerdo' na Mercedes
A sessão marcou também a estreia de dois nomes de quem se espera muito nesta temporada em seus novos times. Na McLaren, Sergio Perez assumiu o cockpit que foi de Jenson Button no dia anterior. Ele substitui Lewis Hamilton no time, já que o inglês foi para o lugar do aposentado Michael Schumacher na Mercedes. Porém, a primeira experiência do campeão de 2008 em sua nova equipe terminou na barreira de pneus, depois de uma falha hidráulica que provocou a perda da pressão dos freios traseiros do carro. Veja mais fotos do acidente aqui.

lewis hamilton mercedes formula 1jerez de la frontera (Foto: Getty Images)Lewis Hamilton deixa sua Mercedes após o acidente provocado por falha nos freios (Foto: Getty Images)
 
Após dar apenas 14 voltas, Hamilton passou reto na curva “Dry Sack” e acertou a barreira de pneus de frente, com 1h40min de atividade. A batida danificou o bico, parte da suspensão e alguns apêndices aerodinâmicos do novo modelo F1W04 da equipe alemã. Com o problema, ele não conseguiu reduzir a velocidade e evitar o choque. Este é o segundo infortúnio enfrentado pela Mercedes em dois dias e testes. Na terça-feira, o bólido de Nico Rosberg teve problemas elétricos, que chegaram a provocar um princípio de incêndio perto da roda traseira.

Já para Felipe Massa, foi um dia de mais aprendizado a respeito da nova F138. Segundo o brasileiro, trata-se de um carro mais “bem nascido” do que o seu antecessor, a problemática F2012. Mais preocupado em entender as reações do carro às diferentes condições de acerto do que em marcar voltas rápidas, Massa ficou apenas com a oitava posição entre os 12 pilotos que foram à pista. Felipe deu 78 voltas, sete a mais que Pastor Maldonado, nono colocado na sessão de treinos. O venezuelano é o único que está usando o carro da temporada anterior nos testes coletivos de Jerez.

Felipe Massa Ferrari testes Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa desenvolve a Ferrari nos testes de Jerez de la frontera (Foto: Agência Getty Images)
 
Confira os melhores tempos do 2º dia de testes de pré-temporada:
1 - Romain Grosjean (FRA/Lotus) - 1m18s218 (95 voltas)
2 - Paul di Resta (ESC/Force India) - 1m19s003 (95)
3 - Daniel Ricciardo (AUS/STR) - 1m19s134 (83)
4 - Mark Webber (AUS/RBR) - 1m19s338 (101)
5 - Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) - 1m19s502 ( 99)
6 - Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1m19s519 (15)
7 - Sergio Pérez (MAX/McLaren) - 1m19s572 (81)
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m19s914 (78)
9 - Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1m20s693 (71)
10 - James Rossiter (ING/Force India) - 1m23s139
11 - Giedo Van der Garde (HOL/Caterham) - 1m21s311 (88)
12 - Luiz Razia (BRA/Marussia) - 1m23s537 (31)


Clique nas imagens abaixo e veja a galeria com as melhores fotos do segundo dia de testes da Fórmula em Jerez de la Frontera:

Galeria F1 Testes Jerez de la Frontera (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Nesta quinta-feira, no terceiro dos quatro dias dos testes coletivos da Fórmula 1 na Espanha, alguns campeões andarão pela primeira vez com os modelos de 2013. Depois de Jenson Button na McLaren e Lewis Hamilton na Mercedes, será a vez de Sebastian Vettel na RBR e Kimi Raikkonen na Lotus, que substituirão Mark Webber e Romain Grosjean, respectivamente. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, com informações de bastidores e reportagens especiais, direto de Jerez de La Frontera.

Veja o cronograma de testes para os dois últimos dias dos treinos de pré-temporada da F-1:
QUINTA, 7 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Felipe Massa (BRA)
McLaren - Jenson Button (ING)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Nico Rosberg (ALE)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - James Rossiter (ING) e Paul di Resta (ESC)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - Max Chilton (ING) e/ou Luiz Razia (BRA)


SEXTA, 8 DE FEVEREIRO
RBR - Sebastian Vettel (ALE)
Ferrari - Pedro de la Rosa (ESP)
McLaren - Sergio Pérez (MEX)
Lotus - Kimi Raikkonen (FIN)
Mercedes - Lewis Hamilton (ING)
Sauber - Esteban Gutierrez (MEX)
Force India - Jules Bianchi (FRA)
Williams - Valtteri Bottas (FIN)
STR - Jean-Eric Vergne (FRA)
Caterham - Charles Pic (FRA)
Marussia - Max Chilton (ING) e/ou Luiz Razia (BRA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/02/grosjean-domina-teste-marcado-por-batida-de-hamilton-e-estreia-de-razia.html

Nenhum comentário: