quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Centenário', Messi vira maestro na vitória da Argentina sobre a Suécia

Jogando mais recuado, craque do Barcelona completa 100 partidas pela seleção, passa em branco, mas tem boa atuação no triunfo em Estocolmo

Por GLOBOESPORTE.COM Estocolmo, Suécia

No duelo entre dois dos principais craques da atualidade, venceu aquele que tem melhor companhia. Em sua centésima partida pela seleção da Argentina, Messi ajudou sua equipe a derrotar a Suécia do atacante Ibrahimovic por 3 a 2 em Estocolmo, sem maiores complicações. Os autores dos gols dos hermanos foram Higuaín, duas vezes, e Agüero, enquanto Olsson e Elm diminuíram para os suecos.

Apesar da marca importante, Messi passou em branco (veja aqui a defesa de bicicleta do goleiro Isaksson que impediu o seu gol). Ainda assim, o craque do Barcelona teve boa atuação, mostrando entrosamento com os companheiros e iniciando as jogadas do time. O rendimento não foi exuberante para os padrões do camisa 10, mas suficiente para fazer jus aos 100 jogos pelos portenhos: esta foi a 77ª partida do atacante pela seleção principal da Argentina – ele atuou ainda cinco vezes pelo time sub-23 e 18 com o sub-20.


amistoso Messi Argentina x Suécia (Foto: AP)Messi não marcou, mas comandou as ações da Argentina (Foto: AP)
 
Do outro lado, Ibrahimovic esteve mal: movimentou-se pouco e teve raras chances de finalização. De tão discreto, foi substituído no intervalo da partida.

Messi: o dono do time
Depois de um início conturbado, quando não era unanimidade para os torcedores, Messi já é o dono da seleção argentina. E o craque do Barcelona provou isso mais uma vez contra a Suécia. Jogando de forma centralizada, ele era o responsável por iniciar todas as jogadas da equipe portenha. Era como se os demais atletas do time gravitassem ao redor – e em função – do camisa 10.

Contra uma defesa insegura e com diversos problemas de posicionamento, a combinação entre Messi e seus “coadjuvantes” foi letal. À base de contra-ataques, a Argentina construiu sua vitória. Primeiro, logo com dois minutos, Di María arrancou e serviu Higuaín na esquerda. O atacante finalizou cruzado, a bola desviou no lateral Lustig e entrou: 1 a 0 para os visitantes.

Messi e Ibrahimovic no amistoso entre Argentina e Suécia (Foto: AP)Messi e Ibra se cumprimentam antes do início da partida (Foto: AP)
 
Enquanto Messi participava ativamente da partida, Ibrahimovic parecia estar com a cabeça ainda no PSG. Lento e apático, ele não conseguia ser a referência que seu time, bastante limitado, precisava. Ainda assim, havia uma maneira de ameaçar a Argentina: na bola parada. Foi assim que a Suécia empatou aos 16 minutos, quando Jonas Olsson aproveitou cobrança de escanteio e, no segundo pau, deixou tudo igual.

A festa da torcida local, porém, não durou muito. Aos 18, Di María voltou a puxar contra-ataque e deixou Agüero na cara do gol. O Kun tocou na saída de Isaksson e colocou a Argentina novamente em vantagem.

Quatro minutos depois, mais um gol, cuja jogada resumiu bem a situação da partida: Ibra foi facilmente desarmado na intermediária, e a bola foi entregue rapidamente a Messi, que arrancou até a entrada da área, tabelou com Higuaín e chutou. Isaksson espalmou, e o atacante do Real Madrid aproveitou o rebote para ampliar o placar a favor dos portenhos.

Ibrahimovic no amistoso da Argentina contra a Suécia (Foto: AFP)Pouco inspirado, Ibrahimovic foi substituído no
intervalo do jogo com a Argentina (Foto: AFP)
 
Argentina à la Barça
Na segunda etapa, pouca coisa mudou. Ciente da fraqueza da Argentina nas jogadas aéreas, Suécia tentava levar perigo em cruzamentos para a área e nas bolas paradas, mas era pouco. Por outro lado, os portenhos controlavam o jogo com tranquilidade. Atuando mais recuado, Messi continuava ditando o ritmo da partida, acionando seus companheiros e aparecendo ocasionalmente para finalizar.

Aos 10 minutos, o atacante quase marcou um golaço. Ele recebeu um lindo passe, ficou de frente para Isaksson e tocou por cima do goleiro, mas o arqueiro se recuperou a tempo e, numa espécie de puxeta, evitou o gol já em cima da linha.

De tão à vontade, Messi pareceu transformar a Argentina no Barcelona. A exemplo da equipe catalã, a seleção sul-americana tocava a bola com facilidade, envolvia facilmente a defesa sueca e chegava como queria ao ataque. Entretanto, faltou capricho nas finalizações para ampliar o placar.

Faltou também o gol do camisa 10 para fechar com chave de ouro sua centésima partida com a camisa albiceleste, mas não foi problema: Messi não é o artilheiro deste time, e sim o maestro responsável por conduzir o tango portenho. Nem o gol de Elm, já aos 50 minutos da segunda etapa, estragou o ritmo argentino.

amistoso Messi e Higuain comemoram gol no amistoso entre Argentina e Suécia (Foto: AFP)Higuaín festeja com Messi: atacante do Real marcou duas vezes na partida (Foto: AFP)
 
FONTE:

Nenhum comentário: