quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Lance Armstrong não deverá ser processado por uso de doping

Ex-ciclista, porém, poder levar processo por perjúria, por ter mentido para agentes federais, diz promotor responsável responsável pelo inquérito

Por Das agências de notícias Washington, EUA

Ciclismo Lance Armstrong (Foto: AP) Lance Armstrong pode ser processado por perjúria ao ter mentido para agentes federais (Foto: AP)
 
O promotor Andre Birote, responsável pelo  inquérito federal contra o ex-ciclista Lance Armstrong, declarou nesta terça-feira que a justiça americana não deverá processar o atleta que recentemente confessou em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey ter se dopado. Birote não descartou a possibilidade de levar o caso adiante, mas explicou que as confissões não mudam muita coisa.

- Já tomamos uma decisão neste caso há pouco mais de uma ano - declarou o promotor em uma coletiva de imprensa realizada na capital Washington.
Armstrong poderia ser processado por perjúria, pelo fato de ter mentido para agentes federais durante o inquérito.

- Estamos cientes das recentes declarações de Armstrong, mas isso não mudou a minha opinião sobre este caso - justificou Birote.

Lance Armstrong e Oprah Winfrey (Foto: Reuters)Armstrong confessou ter usado doping em entrevista para Oprah Winfrey (Foto: Reuters)
 
Após ter negado o ocorrido durante anos, inclusive diante de agentes federais, o ex-ciclista de 41 anos confessou ter se dopado durante toda sua carreira na entrevista a Oprah, que foi ao ar no dia 17 de janeiro.

Essas confissões levantaram várias questões jurídicas. Além de correr o risco de ser processado por perjúria, Armstrong poderá ser levado a reembolsar prêmios das suas vitórias e valores recebidos por meio de patrocínios.

Em outubro de 2012, o americano teve suas sete títulos na Volta da França (entre 1999 e 2005) cassados e foi banido para sempre do esporte por ter participado, de acordo com a Agência Americana Antidoping (Usada), do "esquema de doping mais sofisticado da história".

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/02/lance-armstrong-nao-devera-ser-processado-por-uso-de-doping.html

Nenhum comentário: