terça-feira, 25 de setembro de 2012

Atletas do Canoas Vôlei aprendem e se divertem em aula de inglês no RS


Entre os alunos, campeão olímpico Gustavo Endres se diverte em descontraída aula que reúne jogadores e comissão técnica do clube

Por Jessica Mello Porto Alegre

How do you spell it?”. Uma simples pergunta sobre a ortografia de uma palavra dá o tom do que acontece quando um grupo de amigos se reúne em uma aula de inglês: piadas, gozações e muitas risadas. Esse grupo, no entanto, é um pouquinho diferente. Antigos conhecidos e novos companheiros se encontraram no Canoas Vôlei, na Região Metropolitana de Porto Alegre, para dar início a um projeto de fortalecimento do esporte no Rio Grande do Sul. E a amizade construída entre jogadores, comissão técnica e até assessoria de imprensa saiu das quadras para ocupar também a sala de aula.

- Como é que se spell mesmo, teacher? - questiona Gustavo Endres, central campeão olímpico em Atenas, em 2004, arrancando gargalhadas dos colegas pela brincadeira com o gerente do clube, Fábio Senna, autor da pergunta original.

Aula de inglês Canoas Vôlei (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)Salsa, Gustavo Endres, Rafael Antoniutti, Minuzzi e Palotti (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)

A professora Laís, também coordenadora pedagógica do curso de línguas do Unilasalle, centro universitário localizado em Canoas, usa salto alto e ainda assim fica baixinha em meio aos vários metros de altura reunidos na sala do terceiro andar do prédio. Entre os alunos, estão os centrais Thiago ‘Salsa’ Zambelli e Gustavo Endres, o ponta Roberto Minuzzi e o líbero Lucas ‘Palotti’, além do gerente Fábio Senna e o assessor de imprensa Rafael Antoniutti. O técnico Paulão e o assistente Marcelo Ramos também se inscreveram, mas não participaram da aula da última semana, recém a quarta do grupo.

A ideia de juntar os atletas em uma aula de inglês partiu da própria universidade, parceira do Canoas Vôlei. Inicialmente, seriam divididos em turmas distintas. Porém, a proposta de criar uma nova turma especial para o time acabou sendo mais vantajosa. Com horário especial, visando não atrapalhar horários de treinos e jogos, os estudos iniciaram neste semestre.

Aula de inglês Canoas Vôlei (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)Professora Laís com os alunos Minuzzi e Palotti
(Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)


O nível ainda é básico, com o ensino de pronomes, sujeitos e verbos. O diferencial fica por conta do vocabulário também voltado para o esporte e, em especial, ao vôlei. Na terceira aula do curso, os alunos já aprenderam quais são suas posições dentro da quadra. Em inglês, claro.

- Minha mulher sabe falar inglês e conversa, às vezes, com meu filho, que começa a aprender. Percebi que estava precisando também - descontrai, aos risos, Gustavo.

A descontração, aliás, é uma marca da aula. Fato que ajuda os estudantes a perder a vergonha de arriscar pronúncias diferentes do português e fazer perguntas sobre a nova língua, conforme os próprios.

Cursos de graduação e MBA

Na parceria com a Unilasalle, o Canoas Vôlei conquistou mais do que estrutura de qualidade para treinos e jogos. A universidade proporcionou diversas formas de ensino para atletas e comissão. Além da aula de inglês, as portas estão abertas para cursos de graduação e pós, buscando a qualificação também fora do esporte.

Ao total, são quatro integrantes do Canoas que estudam no local. O líbero Lucas "Palotti" cursa Relações Internacionais, o ponteiro Raphael "Dentinho" Fantin frequenta a Educação Física e o central Thiago "Salsa" Zambelli faz Administração. Já o gerente Fábio Senna busca especialização e aprimoramento no Mestrado em Administração de Empresas (MBA).

Atualmente, o time está disputando o Campeonato Gaúcho de Vôlei Masculino e encerrou a fase classificatória invicto. Entre os dias 27 e 29 de setembro, dará uma folga na competição para jogar o torneio Top Four contra Rio de Janeiro, Minas e Bolívar, time argentino que conta com o cubano Denis, o americano Suxho e o recém-contratado Giba. Antes disso, nesta terça-feira, os gaúchos recebem os hermanos em um amistoso em Canoas, às 19h. Em novembro, iniciará o campeonato mais importante da temporada, a Superliga Masculina.

Nenhum comentário: