quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Soares e Melo enfim vencem jogo de duração recorde e passam às quartas


Brasileiros salvaram quatro match points diante de Berdych e Stepanek

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Foi preciso salvar quatro match points e ficar em quadra por 4h21m, mas Bruno Soares e Marcelo Melo conquistaram uma suada vaga nas quartas de final da chave de duplas nas Olimpíadas de Londres 2012. A partida, que começou um dia antes e foi interrompida por falta de luz natural, teve parciais de 1/6, 6/4 e 24/22 e quebrou dois recordes de duplas na história dos Jogos: o de terceiro set mais longo (46 games) e o de partida mais longa (63 games).


Bruno Soares tênis Marcelo Melo Londres Olimpíadas tênis recorde (Foto: Divulgação / ITF)Marcelo Melo (esq.) e Bruno Soares mostram o recorde no placar (Foto: Divulgação / ITF)

Levando em conta também os confrontos de simples, Soares e Melo participaram do teceiro jogo mais longo da história olímpica. O recorde foi quebrado nesta terça, na partida entre Jo-Wilfried Tsonga e Milos Raonic, que duelaram por 66 games até que o francês saísse vitorioso. Melo e Soares jogaram três games a menos que os recordistas.


Curiosamente, é a segunda vez que Marcelo Melo vence uma partida longa na quadra 16 de Wimbledon. Em 2007, quando jogava ao lado de André Sá no Grand Slam britânico, o mineiro precisou de 6h13m para chegar ao triunfo em cima do australiano Paul Hanley e do zimbabuano Kevin Ullyett. Aquela partida, disputava em melhor de cinco sets, teve parciais de 5/7, 7/6(4), 4/6, 7/6 (7) e 28/26. Melo e Sá foram eliminados nas semifinais do torneio.


- Entramos firmes e com o jogo muito sólido, sem cometer erros bobos. Sacamos muito bem e tivemos tranquilidade nos momentos importantes, isso contou muito no final - avaliou Soares.


Os adversários dos brasileiros nas quartas de final em Londres serão os vencedores do jogo entre os indianos Leander Paes e Vishnu Vardhan e os franceses Michael Llodra e Jo-Wilfried Tsonga, cabeças de chave número 2 do torneio olímpico.


Começo nada animador
Na terça-feira, o jogo começou complicado para a dupla mineira, que perdeu o primeiro set por 6/1 e viu os tchecos abrirem uma quebra de vantagem na segunda parcial. Soares e Melo, contudo, se recuperaram com duas quebras e a vitória no segundo set por 6/4.


A parcial decisiva, que pela regra não pode ter tie-break, foi tensa e equilibrada, com poucas chances de quebra. Sacando sempre atrás no placar e sob pressão, Soares e Melo salvaram um match point no 12º game. Os brasileiros também tiveram duas chances de quebra no 15º game, com o placar em 7/7, mas não conseguiram converter.


Depois disso, só os tchecos, que tinham melhor aproveitamento de primeiro saque, tiveram chances. Os brasileiros escaparam de mais um match point no 32º game, com o placar em 15/16.Pouco depois, com 15/40 e 17/18, a dupla mineira teve de escapar de outros dois match points consecutivos. Quando Soares e Melo confirmaram o serviço e fizeram 18/18, o jogo foi finalmente interrompido por falta de luz natural por volta das 20h45m locais.


Nesta quarta, o jogo recomeçou tão equilibrado quanto no dia anterior, sem que os serviços fossem ameaçados. Os brasileiros foram os primeiros a conseguirem chances de quebra. No 45º game, com 22/22 no placar e Stepanek no saque, Soares e Melo aproveitaram o segundo break point do dia e fizeram 23/22. Em seguida, com Soares no serviço, a parceria mineira não perdeu um ponto e deu números finais ao duelo: 1/6, 6/4 e 24/22.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/soares-e-melo-enfim-vencem-jogo-de-4h21m-e-vao-quartas-em-londres.html

Nenhum comentário: