quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Camilo perde para grego líder do ranking, fica sem medalha e chora


Brasileiro é derrotado por Iliadis na disputa do bronze e não cumpre sonho de se tornar primeiro judoca a conquistar pódios em três pesos diferentes

Por Gabriele Lomba Direto de Londres

O punho direito, em riste, desta vez só conseguiu tocar o chão, para escorar o corpo. Sentou-se de cócoras, arrumou a faixa e recebeu um abraço do adversário. Ruía ali um sonho recarregado em doses: 12 anos depois da prata, quatro depois do bronze. Tiago Camilo tentava se tornar maior medalhista olímpico do judô brasileiro e o único judoca a subir ao pódio em três categorias diferentes. A quarta-feira, porém, foi mais um dia de choro para o país em Londres. Um choro discreto, mas doído. Depois de uma derrota para o sul-coreano Song Dae-Nam, o paulista perdeu o bronze da categoria médio (-80kg) para o grego Ilias Iliadis, líder do ranking: pontuação mínima, graças a dois shidos (advertências).


- É um momento de muita tristeza. Batalhei muito para chegar nessas Olimpíadas e tinha muita chance de ir para a final. É uma situação em que fico meio abalado.


Tiago Camilo na luta de judô contra Ilias Iliadis (Foto: Reuters)Iliadis (dir.) tenta contragolpear Tiago Camilo na disputa de medalha de bronze olímpica (Foto: Reuters)

É a primeira vez que Camilo sai de Olimpíadas sem medalha. Segue empatado com Leandro Guilheiro e Aurélio Miguel como maiores medalhistas do judô brasileiro em Olimpíadas, com duas cada. Escreveu boa parte da história do judô, que nesta quarta-feira comemorava os 20 anos do ouro de Rogério Sampaio em Barcelona. Judô que, naquele ano de 1982, quando o paulista nasceu, celebrava seu centenário.


Em Sydney 2000, um menino de 18 anos, estreante em Olimpíadas, arrematava a prata na leve. Em 2004, a tristeza por não ir a Atenas. Quatro anos depois, na meio-médio, um bronze com sabor de ouro.


Camilo sabia: teria que derramar muito suor sobre o tatame amarelo para sair dali e subir algum degrau do pódio. Tentou fazer do seu jeito, sem tentar ganhar "na regra". Em quatro dias de competição, os judocas brasileiros tinham vencido apenas duas lutas por ippon - Felipe Kitadai e Leandro Guilheiro. Camilo ganhou as duas primeiras com a pontuação máxima: a primeira, contra o ucraniano Roman Gontiuk, e a segunda contra o italiano Roberto Meloni, que deixou o tatame reclamando.


- Prefiro manter meu estilo, buscando o ippon o tempo todo. Algumas horas eu também vou ganhar na punição, mas não fujo da minha característica. Teve muita luta decidida na bandeira, ganhando na regra. Acaba ficando um pouco feio.


Teve muita luta decidida na bandeira, ganhando na regra. Acaba ficando um pouco feio."
Camilo

Contra o uzbeque Dilshod Choriev, o desafio mais duro, uma vitória pela pontuação mínima: um yuko. Levantou-se calmamente, esbravejou. Agora teria o coreano Song Dae-Nam. Tinha desvantagem de 2 a 1 no retrospecto.


Depois do intervalo de um hora, o Complexo Excel se vestiu de verde e amarelo. Nos primeiros 30 segundos, um susto. Wasari para o sul-coreano. A três minutos do fim, o árbitro deu um shido contra Camilo. A 30 segundos, punição para o coreano.


Não havia tempo para se abater. O combate seguinte, 25 minutos depois, era contra o líder do ranking.


- O intervalo foi muito curto e não houve tempo para recompor a cabeça dele. Ele é um atleta que entra para ganhar sempre. Não teve tempo suficiente para recompor a cabeça - lamentou o coordenador-técnico da seleção brasileira, Ney Wilson.


Camilo, depois, discordou. Disse que estava preparado. Não queria saber de desculpas.
- Os melhores estão aqui, tudo pode acontecer. São detalhes. Essa competição foi definida nos detalhes - conta.


Camilo iniciou o combate mais agressivo que na semifinal, tentando a primeira entrada, e quase levou um contragolpe de Iliadis. Defendeu bem. A disputa por pegada era acirrada e nenhum dos dois conseguia espaço. O grego marcava as mãos do brasileiro e não o deixava agarrar seu quimono. A primeira metade do duelo passou sem pontuações, nem punições. Com 2m06s restando, Iliadis conseguiu um golpe, mas Camilo conseguiu se ajustar e proteger a queda.
Pouco depois, veio um shido (advertência) contra Camilo, significando que ele teria de ser mais ativo para não sofrer nova punição. Com 35s, porém, veio outro shido, somando um yuko para o grego. Iliadis só levou um shido a 6s do final, e segurou o resultado até o final para sair com o bronze. Insatisfeito com o resultado, o brasileiro não conseguiu impedir as lágrimas de escorrerem.


Esforçando-se para conter o choro, Camilo deixou a área de luta sozinho. Voltou alguns minutos depois, ainda de quimono, ainda de voz engasgada.


- Não tenho muito o que falar porque é bastante triste ter perdido a medalha.
Confira o resultado final das duas categorias do judô disputadas nesta quarta-feira:


Peso-médio feminino (até 70kg):
1ª: Lucie Decosse (FRA)
2ª: Kerstin Thiele (ALE)
3ª: Yuri Alvear (COL)
3ª: Edith Bosch (HOL)



Peso-médio masculino (até 90kg):
1º: Song Dae-Nam (COR)
2º: Asley Gonzalez (CUB)
3º: Ilias Iliadis (GRE)
3º: Masashi Nishiyama (JAP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/tiago-camilo-perde-para-grego-lider-do-ranking-e-termina-sem-medalha.html

Nenhum comentário: