sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Sem previsão de retorno às quadras, Nadal revela ter síndrome de Hoffa


Fora das competições desde junho, espanhol diz que só voltará a jogar quando inflamação crônica nos joelhos estiver completamente curada

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Longe das quadras desde a precoce eliminação no Torneio de Wimbledon, em 28 de junho, o espanhol Rafael Nadal revelou nesta sexta-feira que sofre da síndrome de Hoffa - uma inflamação crônica na gordura dos joelhos, atrás do tendão patelar. O problema foi o responsável por deixá-lo fora dos Jogos Olímpicos de Londres, dos Masters 1.000 de Toronto e Cincinnati e do US Open, que acontece de 27 de agosto a 9 de setembro. Mesmo sem disputar torneios importantes há quase dois meses, o atual número 3 do mundo garantiu que não está preocupado com a perda de posições no ranking da ATP, e contou que não tem pressa para voltar. Agora, Nadal só pretende participar de competições oficiais quando estiver totalmente recuperado.

- A essa altura da minha carreira, (ranking) não é o mais importante. Agora, o mais importante é me recuperar bem, e meu joelho ainda não está preparado para competir em um Grand Slam – revelou à agência EFE o tenista de 26 anos, que no Grand Slam americano defende 1.200 pontos pelo vice-campeonato de 2011.

Rafael Nadal durante entrevista tênis (Foto: Reuters)Rafael Nadal revelou ter síndrome de Hoffa, que provoca inflamação crônica nos joelhos (Foto: Reuters)

A recuperação não tem prazo definido. Por isso, a presença de Nadal na semifinal da Copa Davis, entre os dias 14 e 16 de setembro, ainda é dúvida. O próprio espanhol preferiu não criar expectativas.

- Vou tentar me recuperar o mais rápido possível para voltar me sentindo bem, garantindo que possa competir e treinar melhor. Isso que me faz feliz, quando jogo sentindo que posso forçar meu físico o quanto quiser. Hoje, não me sinto preparado para isso - disse.
A síndrome de Hoffa se manifesta nos joelhos, atrás do tendão patelar e abaixo da patela. A doença tem como causa principal a repetição de movimentos, responsável por microtraumas na chamada gordura de Hoffa, que inflama e incha, provocando dor. O diagnóstico, no entanto, não assusta Nadal, que também garante que este não é seu pior momento na carreira.

- O momento mais difícil em termos de lesão foi em 2005, com a do pé (inflamação). A de hoje está controlada dentro do possível. Vamos ver como evolui. O que acontece é que talvez esse seja meu maior tempo parado no meio da temporada, já que em 2005 foi no final do ano - comentou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/08/sem-previsao-de-retorno-quadras-nadal-revela-ter-sindrome-de-hoffa.html

Nenhum comentário: