sábado, 18 de agosto de 2012

Retorno de Neymar e Ganso expõe importância da dupla no Santos


Com dupla, Peixe tem aproveitamento em 2012 que beira os 68% e média de 2,3 gols por jogo. Sem eles, rendimento alvinegro não atinge 44%

Por Lincoln Chaves Santos, SP

A vitória santista por 3 a 1 sobre o Figueirense, no Orlando Scarpelli, na quinta-feira, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, confirmou o que o até então fraco rendimento do Santos na competição já vinha deixando claro: a equipe depende (e muito) do futebol de seus dois principais astros: Neymar e Paulo Henrique Ganso. E se às vezes a análise técnica é passível de diferentes interpretações, os números confirmam o quão importante é a dupla para o sucesso do time praiano.

A começar pelo retrospecto santista com Neymar e Ganso. O 3 a 1 aplicado no Figueira foi o 30º jogo do Peixe com eles em campo no ano: são 19 vitórias, quatro empates e sete derrotas (aproveitamento de 67,78%), com 71 gols a favor (29 de Neymar, oito de Ganso) e 25 sofridos. Sem os astros, o rendimento alvinegro cai significativamente. Nas 20 partidas nas quais a dupla não atuou, foram seis vitórias, oito empates e seis derrotas (aproveitamento de 43,3%), 22 gols feitos e 22 contra.

neymar santos ganso (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Ganso e Neymar, durante treino do Santos, no CT (Foto: Marcos Ribolli/globoesporte.com)

Outro dado que confirma a importância de ambos para o time está no fato de eles serem responsáveis diretos por mais de um terço dos 99 gols marcados pelo Santos no ano - 39,39%, mais precisamente. Além disso, aproximadamente sete em cada dez tentos assinalados pelo Alvinegro em 2012 (ou 71,71%) saíram nos jogos em que Neymar e Ganso estiveram em campo. Não à toa, a média de gols do Peixe com a dupla (2,3) despenca quando os astros não entram no gramado (1,1).

O triunfo em Santa Catarina - que contou com um gol de Neymar e outro de Ganso (em passe do astro de moicano) - manteve aceso o sonho alvinegro de retornar à Taça Libertadores da América. Para isso, o Peixe (que hoje soma 20 pontos e ocupa o 14º lugar do Brasileirão) precisa ter um aproveitamento, até o final da competição, que ultrapassa os 68% - digno de time campeão, considerando a média de 63 pontos somados pelos quarto colocados nas últimas cinco edições do torneio.

O próximo desafio de Neymar e Ganso será neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, diante do rival Corinthians, pela 18ª rodada do torneio. Se o Santos mantiver o rendimento apresentado com a dupla em campo desde o início do ano, o torcedor terá realmente motivos para acreditar no retorno à principal competição do continente - quem sabe, até sonhar mais alto. O próprio técnico Muricy Ramalho não esconde a esperança.

- É possível (disputar vaga na Libertadores e até o título). Vamos melhorar. O problema é que muitos times já dispararam e não dá para ficar lamentando. O Brasileiro é pegado, com um jogo atrás de outro, e temos condições de brigar lá na frente. Temos jogadores voltando de contusão e ficaremos com outra cara. Estamos com um time mais experiente, que sabe jogar a competição - analisou.

Clique e assista a vídeos do Santos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2012/08/retorno-de-neymar-e-ganso-expoe-importancia-da-dupla-no-santos.html





Nenhum comentário: