terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projeto de xadrez faz escola do AM ter aluna nas Olimpíadas Escolares


Jéssica Souza, de 13 anos, representará o Ceti Elisa Bessa Freire, da Zona Leste de Manaus. Escola usa a modalidade como instrumento pedagógico

Por GLOBOESPORTE.COM Manaus

Jéssica_Xadrez (Foto: Divulgação/SEDUC)Jéssica com a medalha de ouro nos Jogos Escolares
do Amazonas (Foto: Divulgação/SEDUC)

Investindo no xadrez como ferramenta pedagógica para mais de 50 alunos, uma escola localizada na periferia de Manaus, no bairro Jorge Teixeira 4, na Zona Leste, tem colhido bons frutos para o esporte amazonense. Inaugurado há pouco mais de um ano, o Centro de Educação de Tempo Integral – Ceti Elisa Bessa Freire terá uma representante na principal competição escolar de 2012. Trata-se de Jéssica Souza, de apenas 13 anos, que adquiriu a vaga nos jogos escolares do Amazonas.

A aluna-atleta conquistou a medalha de ouro na categoria individual infantil do xadrez, nos Jogos Escolares do Amazonas - JEA's 2012, e representará o Amazonas nas Olimpíadas Escolares, que será realizada no segundo semestre, em Poços de Caldas-MG e em Cuiabá-MT.

Jéssica, que treina há mais de três anos, usa o xadrez como meio para adquirir disciplina e concentração.


- Busquei no xadrez a disciplina e a paciência que eu precisava. Hoje, passados três anos de treinos, vejo que o esporte me proporcionou mais do que eu buscava, despertando em mim, a boa índole e o desejo de superar desafios - revela.

Xadrez do Amazonas (Foto: Divulgação/Seduc)Xadrez é utilizado como instrumento pedagógico na escola (Foto: Divulgação/Seduc)

Além de Jéssica, o Ceti conquistou troféus de primeiro lugar por equipe na categoria infantil, feminino, e troféu de terceiro lugar por equipe no infantil, masculino.

Segundo a gestora da escola, professora Maria Carneiro, o projeto de xadrez também tem contribuído de maneira significativa para a qualidade do aprendizado para os alunos da escola.

- Somadas às demais ações pedagógicas planejadas pela escola, o projeto de xadrez desempenhou um papel importante, pois além de levar os alunos a uma maior concentração, potencializa o aprendizado em várias disciplinas.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/08/projeto-de-xadrez-faz-escola-do-am-ter-aluna-nas-olimpiadas-escolares.html

Nenhum comentário: