terça-feira, 28 de agosto de 2012

Bellucci perde dois tie-breaks e sai do US Open novamente na estreia


Brasileiro jamais passou da segunda rodada no Grand Slam americano

Por SporTV.com Nova York

Pelo segundo ano seguido, a passagem de Thomaz Bellucci pelo US Open foi curta. O número 1 do Brasil e 40 do mundo perdeu um equilibrado jogo com dois tie-breaks e foi eliminado pelo espanhol Pablo Andujar, 37 do ranking. As parciais do duelo foram 7/6(5), 3/6, 7/6(1) e 7/5.

Em 2011, Bellucci também foi derrotado na estreia em Nova York. Na ocasião, vislumbrando um duelo com Roger Federer na segunda rodada, o paulista abriu 2 sets a 0 em cima do israelense Dudi Sela, mas cedeu a virada e voltou ao Brasil sem encarar o craque suíço.

O triunfo de Andujar nesta terça-feira foi seu primeiro sobre Bellucci. Até então, o espanhol acumulava três derrotas em três jogos com o brasileiro. Andujar agora marca um encontro com o compatriota Feliciano López na segunda rodada em Flushing Meadows. Número 31 do mundo e cabeça chave 30 do US Open, López estreou com vitória na segunda-feira, quando derrotou o holandês Robin Haase por 6/3, 7/5 e 6/2.

Andujar brilha nos tie-breaks

O primeiro set não começou bem para Bellucci, que teve seu saque quebrado no sexto game. Andujar abriu 5/2 e teve a chance de sacar para fechar a parcial no nono game. O brasileiro, contudo, devolveu a quebra e igualou o placar. Com a partida equilibrada, a decisão só veio no tie-break. Bellucci abriu 3/0, com um mini-break de vantagem, mas não conseguiu manter a dianteira. Andujar empatou. O paulista sacou em 5/5 e teve a chance de chegar ao set point, mas perdeu o ponto, dando a vantagem ao rival. O espanhol converteu com o saque e fechou o set em 7/6(5).

A resposta de Bellucci veio rápida, com uma quebra logo no segundo game da segunda parcial. Sem um grande aproveitamento no serviço (50% no segundo set), o brasileiro manteve a vantagem a duras penas. No sétimo game, precisou salvar um break point antes de confirmar o saque. No nono, com o placar mostrando 5/3, Andujar teve mais dois break points. Bellucci, outra vez, salvou-se e fez 6/3, empatando a partida.

No terceiro set, Bellucci encontrou seu primeiro saque. Com mais de 60% de aproveitamento, o brasileiro jamais foi ameaçado. Andujar, por sua vez, via seu rendimento cair. Mesmo assim, o espanhol, com 48% de aproveitamento de primeiros serviços, salvou dois break points e conseguiu forçar mais um tie-break. Até então, Andujar havia vencido apenas seis pontos com sua devolução - Bellucci somava 16. No game de desempate, porém, o espanhol sacou melhor, quando Bellucci não encaixou seu serviço. Por 7/1, o número 37 do mundo voltou a ficar à frente no placar.

No quarto set, Bellucci saiu na frente, quebrando Andujar e abrindo 2/0. Na hora de confirmar seu serviço e disparar na frente, entretanto, o brasileiro falhou. Seu adversário devolveu a quebra e empatou a parcial em 2/2 pouco depois. O número 1 do Brasil ainda teve outra chance de quebra no sexto game, mas não aproveitou. Andujar, que sacava melhor, pressionava mais o serviço de Bellucci. O paulista ainda salvou dois break points no nono game, mas sucumbiu no 11º, quando foi quebrado de zero. Na hora de fechar, Andujar não bobeou e selou a fatura em 7/5 no quarto set.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/08/bellucci-perde-dois-tie-breaks-e-sai-do-us-open-novamente-na-estreia.html

Nenhum comentário: