quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Neymar cita Ronaldo e Pelé: ‘Vamos representar todas as gerações


Atacante afirma que time poderá honrar outros jogadores que já disputaram os Jogos e lembra que Rei do Futebol jamais jogou em Wembley

Por Márcio Iannacca Direto de St. Albans, Inglaterrana

Neymar vai disputar no próximo sábado, às 11h (de Brasília), contra o México, em Wembley, a sua primeira final com a camisa da Seleção. E será justamente na decisão de um título ainda inédito para o Brasil: a medalha de ouro olímpica. Ciente das tentativas frustradas no passado, mesmo com a presença de grandes craques, o camisa 11 afirmou que a busca pela consagração em Londres será em nome do povo brasileiro e de todas as gerações anteriores. Entre elas, a de Ronaldo Fenômeno, a grande favorita de 1996, mas que acabou ficando com o bronze.

Vale lembrar que a Seleção já chegou a duas finais de Olimpíadas. Em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos, o time foi derrotado por 2 a 0 para a França. Quatro anos depois, a equipe perdeu para a União Soviética por 2 a 1. Na coletiva de imprensa desta quinta-feira, Neymar lembrou-se das gerações que caíram e especificamente de Ronaldo Fenômeno, com quem tem uma relação próxima fora das quatro linhas.


- Não conversei com o Ronaldo nos últimos dias. Mas é uma honra gigantesca estar numa final de Olimpíadas, disputando o ouro. Sabemos que é difícil vencê-la. Se não fosse, o Brasil já teria umas 20 medalhas de ouro, porque já tivemos diversos craques que não conseguiram. Estamos representando todas as gerações, todos os brasileiros. Espero que, no sábado, nós possamos dar essa alegria para todo mundo – afirmou o jogador.

neymar seleção brasileira londres 2012 olimpiadas (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)Neymar ajeita barreira em treino: atacante é esperança para a final (Foto: Alexandre Cassiano/Globo)

O jogo deste sábado também será o primeiro de Neymar no mítico Wembley. Questionado sobre o estádio, o atacante citou Pelé.

- É uma honra jogar nesse estádio, que faz parte da história do futebol. Infelizmente, o maior jogador de todos os tempos não jogou em Wembley. No sábado, nós estaremos representando não só o Pelé, mas todos os brasileiros. Espero que a Seleção possa fazer história nesse estádio – afirmou ele, que já marcou três vezes na competição.

Inédita medalha de ouro: meta para gravar nome na Seleção

O atacante admitiu estar ansioso para a decisão, mas diz que não chegou a perder o sono. Sobre a final diante dos mexicanos, Neymar afirmou que a Seleção não pensa em medalha de prata, apenas na conquista do ouro.

- Não será uma frustração. Mas ficaríamos muito tristes porque é uma final de campeonato. Não estamos ali para buscar a medalha de prata. Vamos em busca do ouro. Mas em finais, só um leva o ouro. Vamos correr para sair de lá felizes e, de preferência, com o título – disse o atacante.

Questionado se o título em 2012 confirmaria o nascimento de uma nova série de conquistas do futebol brasileiro, Neymar admitiu que o grupo dará um passo importante para eternizar seus nomes na galeria de heróis da Seleção.

- Sei que é uma chance de colocar, junto com os meus companheiros, os nossos nomes na história do futebol brasileiro. De gravar os nossos nomes na Seleção. Estamos preparados para esses 90 minutos. Como eu falei, nós passamos dois anos trabalhando e agora temos 90 minutos para fazer história – afirmou o atleta, relembrando a preparação para o Sul-Americano sub-20, que começou em dezembro de 2010, na Granja Comary, no Rio de Janeiro, e deu a vaga para o time canarinho disputar as Olimpíadas de 2012.

A final entre Brasil e México será transmitida ao vivo pelo Sportv e em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/neymar-cita-ronaldo-e-pele-vamos-representar-todas-geracoes.html

Nenhum comentário: