terça-feira, 26 de junho de 2012

Primo (nem tão) pobre do Shakhtar, Metalurh tem seu destaque brasileiro

Clube do desconhecido Zé Soares tem estádio pequeno, pouca torcida, mas CT moderno que virou concentração da Ucrânia. Time estará na Liga Europa

Por Rafael Maranhão Direto de Donetsk, Ucrânia

Metalurh Donetsk, Zé Soares e a filha Maria Alice no saguão do CT do Metalurh Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Zé Soares e a filha no saguão do CT do Metalurh
(Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Uma vez por ano, Zé Soares tem a chance de jogar na mesma Donbass Arena que nesta quarta-feira recebe Cristiano Ronaldo e a campeã mundial Espanha. No dia em que isso acontece, como em quase todos os outros, o time do brasileiro cumpre o papel de visitante dentro da própria cidade. Donetsk é movida pelo dinheiro do dono de seu clube mais famoso, o Shakhtar. Ao Metalurh, resta o papel de primo pobre. Se bem que no futebol da Ucrânia, pobre mesmo nenhum clube é.

Confira a página especial da Eurocopa


- Não sei quantos clubes brasileiros têm um Centro de Treinamento como o nosso - diz Zé Soares, abrindo a porta do prédio onde passa boa parte do ano.

Não fosse o escudo do clube, os seis campos de futebol com grama impecável e o laboratório para exames médicos, o CT do Metalurh seria facilmente confundido com um hotel. Dois andares de quartos confortáveis, restaurante, salão de jogos, academia bem equipada, uma enorme piscina coberta e um vestiário com sauna e hidromassagem. A área conta até com uma oficina mecânica para consertar os carros dos jogadores. Durante a Eurocopa, o CT foi escolhido como concentração da dona da casa Ucrânia nas duas partidas que disputou em Donetsk (contra França e Inglaterra).

Metalurh Donetsk, Entrada do CT do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Entrada do CT do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Por causa disso, o Metalurh viajou para a Turquia para realizar a pré-temporada. Os jogadores ganharam três dias de folga e Zé Soares voltou para a Ucrânia para estar com a mulher, Allyne, e as filhas Maria Alice, de 4 anos, e Anna Livia, de 9 meses. A visita guiada pelo local com o GLOBOESPORTE.COM foi também a primeira vez em que a família esteve por lá.

- Ele fica nesse lugar com esse luxo todo e ainda diz que chega cansado em casa - brincou Allyne.

Mas, CT à parte, a realidade do baiano de 28 anos é bem diferente da dos brasileiros do clube mais famoso da cidade. O Metalurh foi fundado em 1996 e nunca conquistou um título nacional. A maior façanha do clube foi chegar duas vezes à final da Copa da Ucrânia. A última delas, na temporada passada. O adversário na final foi exatamente o Shakhtar, que venceu por 2 a 1 na prorrogação diante de quase 50 mil espectadores em campo neutro, o Estádio Olímpico de Kiev, local da final da Euro 2012.

- Nós jogamos muito bem e recebemos muitos elogios. Mas o time deles é forte demais, está em outro nível aqui. Mas agora vamos ter outra chance contra eles, no nosso primeiro jogo da temporada, na Supercopa da Ucrânia no dia 10 de julho - disse Zé.

O caminho de Zé Soares até chegar a Donetsk também não teve muito a ver com o dos nove brasileiros do Shakthar, todos contratados de grandes clubes do Brasil e do exterior. Nascido em Paulo Afonso (BA), o atacante passou pela base do Palmeiras, onde atuou com Vágner Love, depois rodou pelo interior paulista até chegar ao Remo. No time paraense, mesmo com o rebaixamento para a Série C em 2007, ele conseguiu se destacar e chamar a atenção do Levski Sofia, da Bulgária. Virou um dos favoritos da torcida ao brilhar nos clássicos da capital. O Metalurh foi buscá-lo em janeiro de 2010.

Metalurh Donetsk, Piscina coberta no CT do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM) Piscina coberta no CT do Metalurh: estrutura impressiona (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
- Eu não sabia nada daqui, mas a proposta era muito boa. Quando cheguei e vi a estrutura do clube, o CT, não pensei duas vezes - contou o brasileiro.

Além dele, o clube conta com o meia Danilo, filho do ex-jogador Wamberto, maranhense que naturalizou-se belga e fez sucesso no Ajax no início da última década. Dos compatriotas do Shakhtar, o atacante tem mais contato com o volante Fernandinho

- A gente se encontra às vezes com a família para jantar. Fernandinho sempre diz que quando veio para cá a cidade não tinha nada, que Donetsk mudou muito.

Metalurh Donetsk, Quadra coberta de grama sintética no CT do Metalurh Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Quadra de grama sintética no CT do Metalurh
(Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Nesta temporada, Donetsk terá suas duas equipes disputando copas europeias. O Shakhtar garantiu vaga direta na fase de grupos da Liga dos Campeões como campeão ucraniano. O Metalurh entrou na Liga Europa graças ao vice-campeonato na Copa da Ucrânia. Nesta segunda-feira houve o sorteio das eliminatórias do torneio. O time ucraniano estreia na segunda fase, no dia 19 de julho, contra o vencedor do confronto entre o Borac Banja Luka, da Bósnia, e o Celik Niksic, de Montenegro. Passando, haverá mais dois adversários até chegar ao objetivo maior.
- Nós queremos muito chegar à fase principal (de grupos). Poder disputar uma copa europeia é o grande sonho, para fazer o clube crescer e também chamar a atenção. Nosso time é bom, mas precisamos de alguns reforços para fazer frente aos grandes - disse Zé Soares.

Os jogos do time do atacante acontecem num estádio bem mais modesto do que a supermoderna Donbass Arena. O Metalurh Stadium tem capacidade para menos de 5 mil espectadores, mas é bem cuidado e com um gramado em ótimas condições. Virou campo de treinos opcional durante a Eurocopa e decorado com placas com o logo e os patrocinadores do torneio. Para um clube com poucos torcedores, está de bom tamanho. Mas o Metalurh tem planos de construir uma arena para 17 mil pessoas, e dinheiro não é problema.

Metalurh Donetsk, Estádio do Metalurh, clube menos famoso de Donetsk (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM) Estádio do Metalurh é acanhado (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Como o Shakhtar, de Rinat Akhmetov, homem mais rico do país, o Metalurh também pertence a um oligarca. Sergey Taruta enriqueceu à frente das usinas metalúrgicas que dão nome ao clube. Após prejuízos decorrentes da crise econômica mundial, ele deixou de fazer parte da lista dos maiores bilionários do mundo da revista americana Forbes. Mas ainda assim tem fundos suficientes para contratar a cantora americana Jennifer Lopez para se apresentar no casamento de sua filha, como fez no ano passado por um cachê, segundo jornais ucranianos, de US$ 1 milhão.


Metalurh Donetsk, Camisa do Metalurh na última temporada pendurada no CT do clube (Foto: Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)Camisa do clube na última temporada pendurada
no CT (Rafael Maranhão / GLOBOESPORTE.COM)
 
Nesta terça-feira, Zé Soares embarca de volta à Turquia para continuar treinando para a temporada que começa logo depois da Eurocopa. No mesmo dia, Donetsk recebe as seleções de Portugal e Espanha que fazem a semifinal da Euro no estádio do Shakhtar. Ali, o atacante brasileiro pisou apenas três vezes em quase três anos na cidade. Mas arrisca que Cristiano Ronaldo irá gostar do que vai ver.

- O estádio é demais. Grande, bonito, o gramado é muito bom, os vestiários são ótimos. A sensação de jogar ali é muito boa, com tanta gente em volta. Eu não joguei sempre em grandes estádios na minha carreira. E
ntão, agora vou poder fazer isso mais vezes nos estádios construídos para a Eurocopa.
Em Donetsk, o Shakhtar pode ter tudo do bom e do melhor. Mas na casa do primo (nem tão) pobre ninguém tem motivo para reclamar.

- Tenho mais dois anos de contrato e possibilidade de renovar por mais um. Mas, por mim, ficava até cinco. O momento no Brasil é bom, mas eu sou pouco conhecido, jamais ganharia o que recebo aqui. Tirando o frio do inverno, não tenho do que me queixar - explicou Zé.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/primo-nem-tao-pobre-do-shakhtar-metalurh-tem-seu-destaque-brasileiro.html

Nenhum comentário: