terça-feira, 26 de junho de 2012

Meu Jogo Inesquecível: contra turcos e todos, Denílson brilha na semifinal

Atacante teve apenas 15 minutos para mostrar serviço, mas protagonizou uma das principais cenas da Copa de 2002: batalhão correu atrás dele

Por Leandro Canônico São Paulo

header 10 anos do Penta (Foto: Infoesporte)
FRAME - denilson brasil turquia copa do mundo 2002 (Foto: TV Globo)A perseguição turca a Denilson na transmissão:
quatro contra um na ponta do campo (Reprodução)
 
Foram apenas 15 minutos em campo, mas que valeram por uma Copa do Mundo inteira. É claro que Denílson gostaria de ter sido titular e participado mais da conquista do penta na Coreia do Sul e no Japão. Mas o emblemático lance do atacante na semifinal contra a Turquia em 26 de junho de 2002, vencida pelo Brasil por 1 a 0, jamais será esquecido.

A Seleção já estava na frente do placar, com gol de Ronaldo no início do segundo tempo. Felipão decidiu colocar Denílson no lugar de Edílson, aos 30. E pediu que o então jogador do Betis prendesse a bola no ataque. Ele obedeceu e partiu para cima. Foi quando, aos 44 minutos, quatro turcos (Muzzy Izzet, Tugay Kerimoglu, Bulent Korkmaz e Alpay Ozalan), irritados com a firula do jogador, correram atrás dele até a lateral do campo no estádio de Saitama, no Japão.

Aqueles quatro turcos correndo atrás de mim foi uma imagem que ficou marcada"
Denílson
 
Denílson iniciou a jogada na intermediária, com sua ginga característica. O atacante conseguiu chegar até a área, mas sem chance de chute, resolveu sair dela a caminho da lateral, carregando a bola. Até ser parado pelos turcos com falta.

- O Felipão me chamou e pediu que eu segurasse a bola lá na frente. Foi o que fiz. Não fugi da minha característica, que era o drible. Mas confesso que aquele lance me surpreendeu. Depois do jogo, o Galvão Bueno me viu e disse que eu tinha feito a jogada da Copa do Mundo – lembrou o ex-atacante.

“Quatro em cima dele, quatro em cima dele. É uma cena diferente na Copa do Mundo. Um batalhão para cima do Denílson!”, dizia Galvão, na TV Globo, dando emoção ao lance. Depois, na final contra a Alemanha, vencida pelo Brasil por 2 a 0, o locutor se empolgou com a entrada do atacante já nos minutos finais: “Denílson neles!”.
- É uma jogada que está na mente das crianças, dos adultos. Aqueles quatro turcos correndo atrás de mim foi uma imagem que ficou marcada mesmo. Quando fomos para o vestiário, depois da vitória, os caras riam, falavam que tinha sido uma loucura, mas eu só tive noção quando voltei para o Brasil, com os comentários.

Antes do jogo em que brilhou ao fugir dos turcos, Denílson estava triste. Com a suspensão de Ronaldinho Gaúcho, expulso nas quartas de final, contra a Inglaterra, o atacante esperava atuar como titular. Mas Edílson ficou com a vaga. Chateado, o jogador deixou de lado o sorriso de sempre e fechou a cara na Seleção.

- Quando o Ronaldinho foi expulso contra a Inglaterra, eu fiquei na esperança de entrar. Mas quando vi que não ia jogar, me fechei. O Felipão percebeu e veio falar comigo. Ele disse que não queria que eu ficasse p..., que eu era importante para o grupo. Se foi estratégia, não sei, mas serviu – finalizou Denílson.

Felipão reanimou o atacante, o manteve no banco e o colocou no segundo tempo diante da Turquia. No fim, a chateação de Denílson com o treinador apenas aumentou a importância do seu lance contra o “batalhão turco”.

denilson brasil turquia copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Izzet (13), Kerimoglu (8), Korkmaz (3) e Ozalan (5) pressionam Denilson no lance que entrou para a história da semifinal entre Brasil e Turquia na Copa do Mundo de 2002 (Foto: Agência Getty Images)
 
FONTE:

Nenhum comentário: