sábado, 23 de junho de 2012

Brasil atropela Porto Rico e entra na zona de classificação do Grand Prix

Vitória faz equipe passar Alemanha e se igualar a Cuba na disputa pela quinta posição; as seis primeiras vão à fase final, e duelo de domingo é contra China

Por GLOBOESPORTE.COM Luohe, China

Com a corda no pescoço, a seleção feminina entrou em quadra neste sábado sabendo que não podia dar espaço para a zebra no Grand Prix de vôlei. Do outro lado da rede estava a frágil equipe de Porto Rico, e desde o início as meninas comandadas por José Roberto Guimarães mantiveram a cabeça no lugar: abriram 4/0 no primeiro set e não olharam mais para trás. A vitória tranquila por 3 a 0 (25/17, 25/12 e 25/19) coloca a equipe verde-amarela à frente da Alemanha, empatada com Cuba na quinta colocação geral, dentro da zona de classificação para a fase decisiva do torneio.

A definição das vagas ficou para este domingo. Às 8h30m (de Brasília), a seleção encerra a fase de grupos contra as chinesas, donas da casa. Avançam para a etapa final as cinco melhores equipes do torneio, além da China, vice-lider na tabela, que garante sua vaga por ser a anfitriã.

Vôlei Grand Prix Brasil x Porto Rico (Foto: Divulgação FIVB)Thaisa sobe para o ataque: o Brasil passou fácil por Porto Rico neste sábado (Foto: Divulgação FIVB)
Com a vitória deste sábado, o Brasil chegou a 16 pontos, empatado com Cuba e um ponto a frente da Alemanha. As cubanas enfrentam Porto Rico, e as alemãs encaram a Turquia na rodada decisiva. A vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 vale três pontos, enquanto um 3 a 2 vale dois. Os seis países classificados se enfrentam na etapa decisiva em Ningbo, entre 27 de junho e 1º de julho, e quem somar mais pontos assegura o título.

Susto, só no terceiro set
Sem dar chance para o azar, as brasileiras abriram o jogo em ritmo intenso, fazendo 4/0 e garantindo um conforto no início do primeiro set. Aos poucos Porto Rico chegou a buscar o placar e equilibrou as ações, mas a diferença de qualidade era gritante. A vantagem ficou na casa dos quatro pontos até a parte final do set, quando o Brasil deslanchou. Com um bom saque de Thaisa, a bola voltou de graça, e um ataque de Paula Pequeno pela ponta deu números finais à parcial: 25/17.

O panorama tranquilo se manteve no segundo set, quando as meninas de Zé Roberto abriram 6/1 e obrigaram Porto Rico a pedir um tempo. Não adiantou nada. O placar pulou para implacáveis 12/3, sob o comando de Paula e Thaisa, e quando as caribenhas piscaram, já perdiam por 21/10. O técnico brasileiro rodou bastante o time e, com uma pingadinha de Mari, fim de papo no tranquilíssimo segundo set: 25/12.

Veio a terceira parcial, e as porto-riquenhas pareciam dispostas a mudar o rumo do jogo: fizeram 5/1, diante de um Brasil totalmente desconcentrado. O set foi para a primeira parada técnica após um lindo rali, que terminou com mais um apagão brasileiro: Fabi salvou uma bola no chão, mas Fabiana desistiu do lance, fazendo Zé Roberto dar um chute na bola: 8/3 no placar. A raiva do treinador deu certo, e o Brasil foi buscar o empate em 9/9. Porto Rico ainda abriu vantagem de novo, com a defesa funcionando bem, mas na base da insistência, Adenizia virou para 19/18. A partir dali, a equipe brasileira engrenou e caminhou para fechar sem sustos em 25/19.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/06/brasil-bate-porto-rico-sem-sustos-e-tira-corda-do-pescoco-no-grand-prix.html

Nenhum comentário: