sábado, 23 de junho de 2012

Com cara de Itália, França promete mudar estilo e tenta parar a Espanha

Blanc cita exemplos italiano e croata para levar a campo formação mais defensiva. Espanhóis desconfiam de vocação francesa para retranca

Por Rafael Maranhão Direto de Donetsk, Ucrânia
Comente agor
 
Laurent Blanc montou uma França ofensiva,  com bom toque de bola e que passou 23 partidas sem perder. Um time que ele gostaria que fosse como a Espanha. Mas após a derrota para a Suécia, que colocou exatamente os espanhóis no seu caminho, o treinador, que era zagueiro em seus tempos de jogador, foi buscar inspiração numa equipe de estilo defensivo. Quando Espanha e França entrarem em campo neste sábado, às 15h45 (de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Globo, de SporTV, SporTV.com e do GLOBOESPORTE.COM, em Donetsk, pelas quartas de final da Euro 2012, os franceses vão tentar ser mais parecidos com a Itália. Mas nem os adversários parecem acreditar que eles irão conseguir.

- Assim, a princípio, me custa acreditar que a França virá muito fechada, porque tem jogadores que gostam de ir à frente, que gostam de ter a bola. Não acredito nisso, mas no futebol tudo pode acontecer. A França tem um grande treinador, grandes jogadores e esteve mal em uma única partida. Antes, jogavam um ótimo
futebol e estavam invictos há muito tempo - afirmou o treinador adversário Vicente del Bosque.

Laurent Blanc no treino da França (Foto: AFP)Laurent Blanc busca inspiração na Itália e na Croácia para tentar segurar os craques espanhóis (Foto: AFP)
 
O dilema de Blanc nasceu exatamente na derrota para os suecos por 2 a 0, na terça-feira, em Kiev, pela última rodada da primeira fase. Um resultado que trouxe mais indefinições do que as certezas que o técnico havia acumulado nas 23 partidas sem perder. Como Blanc lembrou na véspera da partida em Donetsk, do outro lado desta vez estará a Espanha, "um time tecnicamente em outro nível em relação à Suécia".

- O problema no futebol, seja quando você enfrenta a Espanha ou qualquer outro time, é o momento em que você deve se adaptar ao adversário, quando ele tem a posse de bola. Mas, com a Espanha, eles têm 70% de domínio do jogo, e sobra apenas um terço. Então teremos que usar esse tempo para tentar armar o jogo do nosso jeito. Mas, no resto da partida, eles terão a posse e não irão perdê-la.

 Yohan Cabaye comemora gol da França contra a Urcrânia (Foto: Reuters) Cabaye está de volta à equipe francesa, após ter
sido poupado contra a Suécia (Foto: Reuters)
 
Por isso, Blanc terá que buscar opções para deixar seu time menos exposto. A primeira delas é a importante volta do meia Yohan Cabaye, poupado contra a Suécia. A segunda, uma provável entrada de Jérémy Ménez no lugar de Samir Nasri - apontado pela imprensa francesa como um jogador pouco querido pelo grupo. O objetivo é repetir o que italianos e croatas conseguiram fazer durante a primeira fase, e ir mais além.

- Alguns times causaram problemas à Espanha, como a Itália. A Croácia também teve chance de vencer. Temos que saber aproveitar as oportunidades que surgirão. Essa tem que ser a nossa atitude - diz Blanc, que não terá à disposição o mais italiano de seus zagueiros, Philippe Mexès, do Milan, suspenso, e que será substituído por Laurent Koscielny.
Do lado espanhol, ninguém parece crer numa França retrancada. Tanto que na hora de falar sobre o adversário, os espanhóis lembram o poder ofensivo da equipe.

- Eles têm Karim Benzema, que é um jogador que faz a diferença e que deve ser acompanhado de perto o tempo todo. Ele ainda não fez gols no torneio, mas tem sido importante para a equipe. Espero que ele não resolva marcar contra nós - elogiou o zagueiro Sergio Ramos, companheiro do francês no Real Madrid.
- Jogadores como Franck Ribéry preferem ter a posse de bola, não correr atrás dela. Não vejo como algo tão claro que a França mudará seu estilo. Mas nós sabemos o que fazer e temos variações táticas para fazer adaptações de acordo com o adversário - disse o meia Juan Mata.

Sergio Ramos no treino da Espanha (Foto: Reuters)Sergio Ramos é um dos jogadores da Espanha que não acreditam em uma retranca francesa (Foto: Reuters)
 
O treinador Vicente del Bosque disse ainda ter dúvidas em relação à sua equipe, mas a tendência é que o atacante Fernando Torres siga no time titular, com Cesc Fàbregas mais uma vez no banco. O vencedor do duelo entre Espanha e França continuará em Donetsk para encarar Portugal, na quarta-feira, por uma vaga na final da Eurocopa.

 ESPANHAXFRANÇA

Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Alba; Xabi Alonso, Busquets, Xavi, Iniesta e David Silva; Fernando Torres Lloris, Debuchi, Rami, Koscielny e Clichy; M'Vila, Cabaye, Ménez, Ben Arfa e Rybery; Benzema
Técnico: Vicente Del Bosque Técnico: Laurent Blanc
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália) 
Estádio: Donbass Arena, Donetsk, Ucrânia
Transmissão: O jogo acontece às 15h45m (de Brasília) e será transmitido ao vivo por GLOBOESPORTE.COM, TV Globo, SporTV e Sportv.com

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/eurocopa/noticia/2012/06/com-cara-de-italia-franca-promete-mudar-estilo-e-tenta-parar-espanha.html

Nenhum comentário: