Naturaliza brasileira, Karin treina e mora a menos de cinco minutos da arena montada na Praia do Cabo Branco para a etapa de João Pessoa do Circuito
Karin na praia do Coqueirinho: local só 'perde' para a praia do Cabo Branco na preferência (Arquivo Pessoal)
Raquel e Karin celebram o título do Circuito Sueco
de 2011: 8 vitórias em 8 etapas (Foto: Divulgação)
de 2011: 8 vitórias em 8 etapas (Foto: Divulgação)
Como não disputam o Circuito Mundial, Karin e Raquel competiram no Circuito Sueco no ano passado. A paulista foi liberada pela federação local para participar da competição e, com 100% de aproveitamento, a dupla sagrou-se campeã. No caso da sueca, este foi sétimo título no torneio, que também venceu em 2001, 2004, 2005, 2007, 2008 e 2010. Nesta temporada, em território verde e amarelo, as duas conquistaram a medalha de bronze na etapa de abertura do Nacional, em Salvador.
Apesar de fazer aulas de português há quase três anos, Karin se sente mais confortável falando em inglês, que aprendeu quando criança. Ela e Wesley ainda têm o hábito de conversar no idioma mesmo em casa e, durante os treinos, a língua também domina.
- Ela acaba aprendendo mais com os outros do que comigo. Como ela está fazendo curso e falando cada vez melhor, no futuro provavelmente vamos falar mais português. Mas o voleibol não deixa de ser um negócio. E é a transmissão correta da informação que faz a coisa andar. É a melhor forma que encontramos para ela entender o que quero passar e, como a Raquel morou muitos anos nos Estados Unidos, não preciso falar duas vezes a mesma coisa – explicou o marido/treinador.
Karin com o marido e técnico Wesley: casal mora em João Pessoa há um ano e meio (Foto: Arquivo Pessoal)
- Acho que nos sentimos em casa mesmo no lugar onde crescemos, mas me sinto em casa aqui também. Tenho minha casa, meu marido, gatos, cachorro. Fora que o clima é ótimo para treinar. Mas um dia vou ter que escolher não só por mim. Quando eu tiver filhos, num futuro, acho que gostaria que eles estudassem por lá.
Sistema de disputa
Karin (dir.) e Raquel em etapa no Brasil: melhor
resultado da dupla foi em Salvador (Foto: CBV)
resultado da dupla foi em Salvador (Foto: CBV)
O sistema de disputa é simples. Entre os homens, haverá quatro grupos com quatro duplas em cada. As duas melhores de cada grupo avançam para as quartas de final. No feminino, serão três chaves. As duas primeiras colocadas de cada grupo, além das duas melhores terceiras colocadas, se classificam para a fase seguinte.
Confira todas as duplas que disputarão a etapa:
No masculino
Ricardo/Pedro Cunha (BA/RJ)
Alison/Emanuel (ES/PR)
Evandro/Harley (RJ/DF)
Billy/Bruno Schmidt (ES/DF)
Márcio/Pedro Solberg (CE/RJ)
Bruno/Hevaldo (AM/CE)
Thiago/Ferramenta (SC/RJ)
Franco/Jan (CE/PA)
Benjamin/Álvaro Filho (MS/PB)
Jorge/Renatão (PB)
Beto Pitta/Lipe (RJ/CE)
Fábio Luiz/Juca (ES/BA)
Moisés/Vitor Felipe (BA/PB)
Marcus/Guto (RJ)
Ícaro/Bernat (PB/RJ)
Gilmário/Luciano (PB/ES)
No feminino
Juliana/Larissa (CE/PA)
Talita/Maria Elisa (AL/PE)
Val/Shaylyn (RJ/CE)
Karin/Raquel (SUE/SP)
Taiana/Vivian (CE/PA)
Ângela/Lili (DF/ES)
Maria Clara/Raquel (RJ)
Izabel/Pri Lima (PA/RJ)
Renata/Elize Maia (RJ/ES)
Josi/Thais (SC/RJ)
Neide/Rebecca (AL/CE)
Chell/Michelle Carvalho (DF/RJ)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/03/com-sotaque-nordestino-sueca-tenta-podio-no-quintal-de-casa-na-paraiba.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário