quinta-feira, 1 de junho de 2017

"Momento certo, equipe certa": Guto Ferreira vibra com retorno ao Inter


INTERNACIONAL


Técnico é apresentado no Beira-Rio e rememora período em Porto Alegre que o colocou no mercado do futebol nacional e cita buscar a "mentalidade" da Série B para prevalecer



Por Eduardo deconto, 
Porto Alegre



Apresentação de Guto Ferreira no Inter (Foto: Eduardo Deconto)
Apresentação de Guto Ferreira no Inter (Foto: Eduardo Deconto)


  O passado de Guto Ferreira no Inter foi preponderante para que o treinador do Bahia aceitasse a proposta colorada e trocasse o calor do Nordeste pelo frio do Sul em meio à disputa da principal competição nacional. Mas defender as cores pelas quais trabalhou por 13 anos, agora na Série B, não é vista pelo comandante como um demérito, conforme fez questão de deixar claro em sua primeira entrevista coletiva como chefe do vestiário colorado.

– Momento certo, equipe certa. Esse momento é o que estou preparado para exercer. No passado, tinha conhecimento, algumas valências, até porque conquistamos o titulo gaúcho. Mas faltavam algumas coisas que agora acredito estar preparado – disse Guto Ferreira no auditório do estádio Beira-Rio na tarde desta quinta-feira.

Guto mostrou-se em casa logo ao pisar na sala de conferências do clube. Abraçou amigos, conselheiros e outros conhecidos da época em que deu os primeiros passos da carreira como treinador. Em 1997, chegou ao Inter para trabalhar nas categorias de base, em um processo de reestruturação. No ano seguinte, levou o time ao título da Copa São Paulo de Futebol Júnior e deu início a uma longa relação de amor com o Colorado.

– A minha decisão foi total. Em dezembro, tive proposta de um outro grande clube e não fui. Mas dessa vez não pude dizer não para o Inter. Hoje, na minha casa, tenho dois filhos colorados, embora seja paulista e minha mulher também. Porto Alegre foi muito importante para a minha carreira – explicou o treinador. 

Guto foi abraçado por funcionários, conselheiros e diretores (Foto: Eduardo Deconto)
Guto foi abraçado por funcionários, conselheiros e diretores (Foto: Eduardo Deconto) 


  Abraços e desejos de boa sorte à parte, Guto Ferreira precisará lidar a partir de agora com uma doída Série B para os colorados. Segundo o vice de futebol Roberto Melo afirmou ao apresentar o novo técnico, trata-se do "cara" para levar o clube de volta à elite do futebol brasileiro. Para isso, ele trás os dois acessos recentes, com Ponte Preta e Bahia, como fiadores de sua trajetória.

– O Inter teve um certo controle, mesmo nas partidas que perdeu e empatou. Não conseguiu botar a bola para dentro. Talvez não tenha tido aquela fome que a segunda divisão exige. Se achar maior que os outros não joga, é se impor como tal. À medida que o Inter se imponha com o tamanho que tem, vai conseguir os resultados que busca. É um desafio a busca da mentalidade de Série B, de entrega. Os jogadores têm que nivelar essa disposição, e a qualidade vai fazer a diferença. Aí vão surgir os resultados e o Inter vai subir à Série A – definiu Guto.

O técnico também falou sobre as características que prevalecem em suas equipes: marcação, transição e controle do jogo. A partir desses pontos, Guto Ferreira começará a formar a estrutura de time para o ano. Avisou que dificilmente fará mudanças radicais nos primeiros compromissos, até pela falta de tempo para treinar.

– Se você acompanha as equipes que dirijo, têm como característica a compactação, a marcação agressiva, transição rápida. Aprendi com o Tite que a equipe joga controlando o jogo. Depois de um tempo, no Bahia nós conseguimos fazer isso, na Chapecoense. Não contra todos adversários, mas conseguimos. E no Internacional, com mais opções, nós podemos conseguir, impondo jogo, marcação intensa, como foi o jogo de ontem (quarta-feira, contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil). O time fez um resgate do espírito. É isso que a gente vai trabalhar – atestou.

Guto Ferreira chega ao Beira-Rio acompanhado dos auxilares André Luís e Alexandre Faganello e o preparador físico Valdir Nogueira Júnior, o Juninho. O técnico e sua comissão têm contrato com o Inter até o final do ano. O vínculo tem cláusula que prevê a renovação automática para 2018 caso o clube conquiste o acesso à Série A, principal objetivo da temporada. O documento garante ainda a rescisão sem pagamento de multa se a meta não for alcançada.

Da apresentação formal aos trabalhos em campo, o técnico conta com tempo escasso para definir sua primeira formação, para a estreia no comando do Inter, já no próximo sábado, ás 19h, diante do Juventude no Beira-Rio, pela 4ª rodada da Série B. Antes da partida, que vale ainda a recuperação na competição, o técnico terá apenas o treino da tarde desta sexta-feira para fazer ajustes na equipe. 

saiba mais



FONTE:

Nenhum comentário: