quinta-feira, 1 de junho de 2017

Na estreia de Luxemburgo, Sport empata com Botafogo e está fora da Copa do Brasil



COPA DO BRASIL


Leão mostrou raça, buscou empate com um jogador a menos, mas não teve competência para reverter desvantagem da derrota no jogo de ida



No próximo domingo, o Leão volta a campo. Agora pelo Campeonato Brasileiro, contra o Avaí, em Florianópolis. Com mais tempo para trabalhar o time, será cobrado de Luxemburgo uma evolução tática da equipe.


O jogo

No primeiro tempo, o Sport de Vanderlei Luxemburgo foi o mesmo Sport da dupla de zaga pouco confiável, falho na marcação do meio de campo e pouco criativo no ataque. Algo visto muitas vezes em campo nesta temporada. Assim, apesar de ter 61% de posse de bola, os donos da casa pouco ameaçaram a meta do goleiro Gatito Fernandez. Isso porque não adianta ter a posse de bola e não saber o que fazer com ela. Por outro lado, o Botafogo mostrava o oposto. Bem postado em campo e com várias opções de passe, a equipe carioca levou perigo em quase todas as vezes em que esteve com a bola nos pés. Eficiência é o nome disso.
O que foi provado logo no primeiro ataque da equipe, aos 12 minutos. Após uma saída errada de Durval, o meia João Paulo (ex-Santa Cruz) deu lindo passe para Roger, que deixou Matheus Ferraz no chão e tocou com categoria por cima de Magrão. Golaço.

A desvantagem de 1 a 0 terminaria ficando barata para o Sport, tamanho domínio do alvinegro carioca, que ainda mandou uma bola no travessão de Magrão e teve um gol anulado de forma absurda pela assistente da Fifa Tatiane Sacilotti dos Santos, ao marcar impedimento de Rodrigo Pimpão que estava a pelo menos três metros atrás da linha da bola.
Vendo que a sua equipe pouco produzia, Luxemburgo fez a sua primeira mudança logo aos 30 minutos, tirando de campo Everton Felipe (muito acionado, mas pouco produtivo) para a entrada do colombiano Lenis. Surtiu pouco efeito. O Sport seguia buscando o gol apenas em bolas alçadas na área ou em uma bola espirrada. Em uma delas, Diego Souza ficou de frente a Gatito Fernandez e tentou dar um toque por cima, mas o goleiro alvinegro foi mais esperto.     
     
Na estreia de Vanderlei Luxemburgo no comando, Sport tentou reverter desvantagem de 2 a 1, construída no primeiro duelo, para avançar às quartas de finais da Copa do Brasil. Acabou dominado no primeiro tempo pelo Botafogo e começou perdendo, com gol de Roger. Leão ainda teve Rogério expulso, mas reagiu. Conseguiu o empate com Durval. Entretanto, o gol não foi o suficiente para evitar a eliminação.


Empate no segundo tempo

Os dois times retornaram para a etapa final com a mesma formação, mas Luxemburgo não demoraria a voltar a mexer no Sport. Auxiliado por Daniel Paulista à beira do gramado, o treinador sacou Ronaldo para pôr em campo o garoto Thallyson. Precisando de dois gols para levar a disputa ao menos para os pênaltis, o Leão, no entanto, seguia lento e errando passes na saída para o ataque, facilitando a vida do Botafogo. Que por sua vez, continuava efetivo nos contra-ataque, fazendo justamente o contrário. Usando rapidez e precisão nos passes.
Para piorar, Rogério foi expulso aos 12 minutos após levantar o pé no rosto de João Paulo. Segunda expulsão seguida do atacante (havia recebido o cartão vermelho na final da Copa do Nordeste, contra o Bahia). O que foi criticado por Luxemburgo logo na sua apresentação no clube. 
No entanto, se não dava na parte tática e técnica, era a hora de entrar o que foi exaltado pelo treinador logo de cara: a superação. E assim, por incrível que pareça, o Leão com um jogador a menos, e na base da raça, melhorou em campo. O empate veio com Durval, de cabeça, aos 22 minutos, em uma das dezenas de bolas levantadas na área do Botafogo.
No tudo ou nada, Luxemburgo ainda colocou Marquinhos na lateral, vaga de Fabrício. E já com o adversário sem conseguir sair com tanta força para o ataque, o Sport pressionou. Sempre tendo como arma as bolas aéreas. Sobrou raça, faltou um time mais organizado.


Ficha do jogo

Sport 1
Magrão; Fabrício (Marquinhos), Matheus Ferraz, Durval e Mena; Ronaldo (Thallyson), Rithely e Diego Souza; Everton Felipe (Lenis), André e Rogério. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Botafogo 1
Gatito Fernandez; Emerson Santos, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luís; Airton, Rodrigo Lindoso (Dudu Cearense), João Paulo (Matheus Fernandes) e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger (Guilherme). Técnico: Jair Ventura.
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP). Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos (Fifa-SP). Gol: Roger (12 min do 1º) e Durval (22 min do 2º). Cartões amarelos: Emerson Santos, Rodrigo Pimpão, Roger, Igor Rabelo (B) e Diego Souza, Rithely, Lenis (S). Expulsão: Rogério. Público: 10.385. Renda: R$ 184.625


FONTE:

Nenhum comentário: