quinta-feira, 1 de junho de 2017

Empolgado e emocionado, Abel elogia time e torcida: "Provaram que há alma tricolor"



FLUMINENSE


Técnico do Fluminense vê pontos positivos após derrota por 2 a 0 para o Grêmio no Maracanã e eliminação da Copa do Brasil: "Pode ser que me engane, mas vi a formação de uma equipe"



Por Caio Filho e Hector Werlang, 
Rio de Janeiro



Abel Braga chegou a uma das salas de imprensa do Maracanã e, logo na frase inicial da resposta à primeira pergunta, disse que não iria responder a todos os questionamentos dos jornalistas. A aparente irritação, na verdade, era uma tática de valorizar um dos elementos da eliminação na Copa do Brasil: o apoio da torcida. Apesar do 2 a 0 a favor do Grêmio, o treinador tricolor disse que viu a formação de um time. Pela força da torcida e pela dedicação dos atletas após a expulsão de Nogueira aos 5 minutos do primeiro tempo. 


  O cartão vermelho dado por Thiago Peixoto não foi analisado por Abelão. Para ele, o Flu começou bem e provou que tinha condições de reverter a derrota de 3 a 1 sofrida em Porto Alegre e chegar às quartas de final.

- Eu não vou responder seis ou sete perguntas hoje. Vocês me desculpem, tá? As coisas não acontecem só pelo lado ruim. Hoje eu conheci e olha que fui formado no clube. Conheci um lado do torcedor que não conhecia. É a primeira coisa. Falei aos meus jogadores que não me empolgo, que não sei onde vamos chegar. Isso quando a gente estava no momento bom. Hoje me empolguei e me emocionei. Primeiro, pelo grande time do outro lado. Vocês viram, nos primeiros quatro minutos, como o meu time estava vivo. Empolgando. Falei ao Leomir que ia ter jogo. Eu sei o poderia do adversário. Depois, no segundo tempo, baixamos a adrenalina. Eu não esperava uma reação dessas no campo. Alguns tropeços vão acontecer, óbvio. Mas hoje eu disse aos meus jogadores. Pode ser que eu me engane, pode. Mas eu ganhei uma equipe. Não falei isso no momento bom. Hoje, na derrota, meus jogadores provaram que há alma tricolor. Ela renasceu no momento de maior dificuldade, em uma eliminação, com um jogador expulso aos quatro minutos do primeiro tempo - analisou Abel. 

Abel Braga durante Fluminense 0 x 2 Grêmio no Maracanã (Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.)
Abel Braga durante Fluminense 0 x 2 Grêmio no Maracanã (Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC.) 

  O Fluminense volta a treinar na tarde desta quinta-feira. No sábado, retoma a disputa do Brasileirão. Recebe o Vitória no Maracanã.



A íntegra de coletiva de Abel:

Arbitragem
Um lance de bola parada a favor que a gente teve, dois jogadores foram na mesma bola. Isso originou o lance que deu a expulsão. Não quero falar da expulsão, vocês sabem que eu não comento. Quando esse árbitro foi suspenso, depois de Palmeiras x Corinthians, jogo que ele expulsou um jogador errado, ele havia acabado de perder a esposa. E eu falei em uma entrevista que era injusto o que estavam fazendo com ele. Não vou analisar a atuação dele, não falo de arbitragem. Não vou julgá-lo ou responsabilizá-lo pela derrota.

Torcida
A torcida fez o Fluminense ganhar um time. Eu garanto a vocês. Cada vez mais esses caras vão dar a vida pelo clube.

Mudanças no time
Na expulsão, o Scarpa vem até mim e pergunta quem vai para trás. O Reginaldo estava no aquecimento. Falei que ia o Orejuela. A gente ia ver se segurava o 0 a 0. Mas sofremos o gol e a coisa complicou. A gente tinha de sair para tentar empatar. Um volante de zagueiro é complicado. Para a nossa surpresa, Douglas passou mal. Outra mudança. Não poderia ter feito a terceira pois poderia machucar alguém, como machucou o Wendel. O prejuízo da derrota... o preço foi eu ter perdido dois jogadores. Já estou sem o Wellington, sem o Sornoza... hoje se ficarmos sem o Wendel... Queria colocar o Matheus Alessandro para testar ele. Gostei da forma que entrou o Renato, por dentro, ele tem transição boa. O torcedor pode ter certeza: não vai perder mais o tempo e o dinheiro dele para ver o Fluminense jogar. Estou grato ao torcedor. O torcedor critica as substituições. É o que temos. Renato Chaves fará cirurgia, assim como o Gum. Não adianta. Vamos trabalhar com o que temos. Hoje a torcida me fez sentir mais Fluminense do que nunca. Eles me levaram a emoção mesmo em uma eliminação.

Futuro do Flu no ano
Eu não posso dizer que vai ser campeão brasileiro ou da Sul-Americana. Nosso plantel cada vez diminuiu mais. Quando um treinador chega em uma eliminação e diz que ganhou um time, olha que o negócio pode vir a dar samba. A complexidade do futebol leva a atitudes impensadas e inconsequentes. Mas nós temos um grupo, temos ambiente e temos família. Normalmente, se cria muro para não termos penetras. Mas hoje a gente poderia ter aberto a porteira para torcida pelo apoio recebido.

(Veja os gols de Fluminense 0 x 2 Grêmio pelas oitavas de final da Copa do Brasil, clicando no LINK abaixo)   


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/empolgado-e-emocionado-abel-elogia-time-e-torcida-provaram-que-ha-alma-tricolor.ghtml





Nenhum comentário: