segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

CBV aprova teste, e Centro de Tênis pode sediar etapa do Circuito Mundial




CIRCUITO MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA   



Entidade conversa com Ministério do Esporte para levar jogos para o Parque Olímpico, assim como finais da Superliga. Dirigente também confirma Grand Prix em Cuiabá





Por
Rio de Janeiro

No domingo, o ensaio. A areia que cobriu a quadra do Centro de Tênis neste fim de semana, porém, poderá ser usada novamente em breve. Evento amistoso, o Gigantes da Praia serviu como teste para que novas competições do vôlei de praia sejam realizados no local. A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) tenta fazer com que a etapa do Circuito Mundial, entre 18 e 21 de maio, também ocupe a casa olímpica do tênis.

As conversas estão adiantadas. No domingo, em evento amistoso, pouco mais de 3 mil pessoas foram ao Centro Olímpico de Tênis. O evento foi elogiado por jogadores e público, animando as pretensões da CBV. Nesta semana, ao lado de outras confederações, terá uma reunião com o Ministério do Esporte, que tem o poder de decisão, para analisar os próximos eventos, na casa do tênis e em outras arenas do Parque Olímpico. No mesmo dia do Gigantes da Areia, Leonardo Picciani, ministro do Esporte, assinou um acordo de cooperação com o Comitê Olímpico do Brasil para a utilização do espaço.

Vôlei de Praia Gigantes da Praia (Foto: João Gabriel Rodrigues)
Evento no Centro de Tênis foi aprovado pelos 
organizadores (Foto: João Gabriel Rodrigues)


Em janeiro, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou o Rio como sede de uma das etapas do Circuito Mundial. O evento agora será quatro estrelas (no novo sistema de hierarquia de competições) mesmo nível das etapas de Olzstyn, na Polônia, e Lucerna, na Suíça, e vai de 18 a 21 de maio. 

- O Ministério (do Esporte) está animado, mas ainda não está fechado. Eles queriam primeiro analisar o impacto que este evento iria causar. Eles estão entrando (na administração do Parque), então esse pé atrás faz parte. Eu expliquei que nós, como confederação, temos tradição e a preocupação de fazer com qualidade. Consertamos todos os guarda-roupas, vamos deixar a areia. Amanhã (segunda), vamos, com o Ministério, promover uma reunião no nosso escritório, com rúgbi, handebol, futebol de areia e o tênis. O próprio Jorge Lacerda (presidente da Confederação Brasileira de Tênis) vai estar lá. Já tínhamos conversado com ele, de fazer a etapa do Circuito Mundial aqui. Também temos outras conversas. É bacana começar a usar o parque – disse Ricardo Trade, o Baka, superintendente da CBV.

Ágatha Duda Gigantes da Praia (Foto: Alexandre Loureiro/CBV)Ágatha e Duda durante o Gigantes da Praia (Foto: Alexandre Loureiro/CBV)


Antes do evento, havia a preocupação em relação à areia. A CBV, porém, se responsabilizou pela retirada e vai manter a areia guardada do lado de fora da arena. Segundo Baka, as facilidades para o público também são um ponto essencial para a realização de eventos no parque.

- Nossa responsabilidade deixar igual ou melhor do que estava. Vamos deixar lá fora. Há a possibilidade até de fazer quadras para a garotada da redondeza. Também temos a preocupação de tratar bem o público. Se for para fazer, temos de fazer bem – explicou o dirigente, que disse ter sido procurado pela RioTur para analisar possíveis eventos fixos no calendário da cidade.

Os jogadores também aprovaram. Campeão olímpico nos Jogos do Rio, Alison falou da importância de ampliar os horizontes para a realização de eventos desse porte no país.

- É maravilhoso. Já venho falando isso. Quem ganha com isso é o Brasil. Na Europa, já é comum, normal. A infraestrutura, para o atleta dentro, nos vestiários; para o público chegar também é melhor. E acho que o público adorou. Fica muito perto da galera, em uma cadeira melhor, aconchegante. Desde o início, foi lindo. Claro, poderia ter enchido mais, mas todo pontapé é assim. Quem vai ganhar com isso é o Brasil, pode ter certeza. Vão acontecer várias etapas aqui. Os americanos elogiaram muito. O vôlei de praia é assim, pode ser jogado em vários lugares – disse.
Visitante do fim de semana, o americano Phil Dalhausser fez elogios ao evento no Centro de Tênis.
- Nós adoramos jogar no Brasil. Os fãs são completamente apaixonados pelo esporte. É uma honra. Com toda a certeza uma etapa do Circuito pode ser realizada aqui. O evento mostrou bem isso. 


SUPERLIGA NO PARQUE OLÍMPICO E GRAND PRIX EM CUIABÁ

Há, também, discussões sobre o vôlei de quadra. Segundo Baka, a CBV conversa com o Ministério sobre a realização das finais das Superligas no Parque Olímpico.
- Nós estamos estudando com o Ministério a utilização da arena deles. Também estamos conversando com outros lugares no Brasil. Brasília, como foi no ano passado, tem nos procurado. Temos a data reservada lá. Acho que, durante a semana, pode ser que a gente defina se vamos fazer mais eventos aqui.

Baka também confirmou que Cuiabá será sede da etapa brasileira do Grand Prix. A capital do Mato Grosso vai receber a seleção brasileira entre os dias 20 e 23 de julho. O dirigente ainda não confirma oficialmente o acerto para que a final da Liga Mundial seja realizada na Arena da Baixada, estádio do Atlético Paranaense, em junho.


FONTE:

Nenhum comentário: