segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Rio 40º: em noite quente, time sofre, mas sobra no fim e bate o Fluminense




SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI


Times sofrem com calor, fazem duelo equilibrado, mas equipe de Bernardinho recupera fôlego no fim para chegar a mais uma vitória e ampliar vantagem na liderança



Por
Rio de Janeiro




No clássico desta segunda-feira, o calor talvez tenha sido o maior rival. Em uma noite muito quente no ginásio do Tijuca, Rio de Janeiro e Fluminense sofreram. Os erros, então, foram muitos. No fim, porém, a equipe do técnico Bernardinho conseguiu manter a calma, recuperar o fôlego e somar mais uma vitória na Superliga Feminina. Por 3 sets a 1, parciais 30/28, 19/25, 25/12 e 25/18, o Rio se manteve soberano na ponta da tabela.

Fluminense x Rio de Janeiro - Superliga (Foto: Mailson Santana / Fluminense)
Times sofreram com calor no ginásio do Tijuca 
(Foto: Mailson Santana / Fluminense)


Com a vitória, o time de Bernardinho chegou aos 34 pontos, com apenas uma derrota na competição. O Fluminense, por sua vez, é o oitavo, com 16 pontos.

- O verão chegou, né? Não tem jeito. Muito quente, sabemos que vai ser assim o ano inteiro. Tenho certeza que elas estão sofrendo também. Foi um jogo muito bom, elas sacaram muito bem. Sassá compôs muito bem a equipe, com muito volume de jogo. Nós fizemos muitos pontos de bloqueio, mas acho que não funcionou tão bem como vinha funcionando. Nosso saque ajudou bastante também. Precisamos ajustar os erros - disse Gabi, eleita melhor em quadra.



ANÁLISE

No retorno à quadra, faltou ritmo. Em um ginásio lotado, Rio e Fluminense pareceram sofrer com o calor. Inconstantes, os dois times erraram muito, do início ao fim. Alternaram bons e maus momentos, para a alegria da torcida, que viu um jogo disputado, ao contrário do primeiro turno, quando o Rio venceu por 3 sets a 0. O Flu, porém, perdeu o fôlego no fim, e as donas da casa deslancharam. Gabi, melhor em quadra, Roberta, Carol e Anne foram os destaques e levaram o time a mais uma vitória. Do outro lado, Sassá e Lara bem que tentaram, mas não evitaram a derrota da equipe do técnico Hylmer Dias.



OS DESTAQUES

É claro que a falta de ritmo falou alto em vários momentos. Mas, em seu retorno à quadra após uma infecção, Carol provou mais uma vez sua importância dentro do Rio de Janeiro. A central dominou a rede e foi um dos destaques, mesmo com os erros. Não foi só ela, porém, quem brilhou no bloqueio. Juciely, Gabi, Roberta e Anne fizeram do fundamento a maior arma da equipe de Bernardinho. No fim, o saque também fez a diferença e facilitou a vitória na parcial decisiva.

Fluminense x Rio de Janeiro - Superliga (Foto: Mailson Santana / Fluminense)
Bloqueio foi uma das armas do Rio 
para chegar à vitória (Foto: 
Mailson Santana / Fluminense)



RIVALIDADE

As duas torcidas, que lotaram o ginásio do Tijuca, não pouparam as provocações. Durante todo o jogo, as arquibancadas se dividiram em gritos contra os rivais. No fim, os torcedores do Rio gritaram que "o freguês voltou". Em resposta, ouviram: "O Carioca é nosso!"


O JOGO

No início, o Fluminense até tentou se manter junto no placar. O Rio, porém, não queria dar chances às rivais. Com um bloqueio muito forte, logo passou a tomar conta da partida. Abriu 8/4 com tranquilidade e viu o Fluminense se desencontrar em quadra. O Tricolor, no entanto, cresceu nos erros das rivais. Conseguiu evitar três set points em sequência e teve a chance de fechar. Os times passaram a errar muito, mas Anne fechou ao explorar o bloqueio tricolor: 30/28.

O Flu voltou melhor para o segundo set e chegou a abrir 9 a 4 no placar, forçando pedido de tempo de Bernardinho.A chamada do técnico surtiu efeito, e o time tirou a diferença. Mas o Fluminense não se abalou. Manteve a confiança e logo voltou à dianteira, muito por conta dos erros do outro lado. Foram falhas em sequência, que fizeram o Tricolor abrir mais uma vez, chegando a 18 a 13. Àquela altura, Lara, um dos destaques do time, ampliou para 20/14, forçando novo pedido de tempo. Não adiantou. Em ataque de Sassá, 25/19 para o Flu.

O Rio diminuiu os erros no retorno. Desafogo do time, Anne era a maior arma do time de Bernardinho naquele momento, mas também errava, como o restante da equipe. Ainda assim, o Rio conseguiu disparar. Na parcial mais tranquila até ali, fechou em 25/12 em novo bloqueio.
O Fluminense até tentou voltar ao jogo no set final. Roberta, porém, encaixou uma boa sequência de saques, com três aces seguidos, e o Rio abriu 14/5. A vantagem já era grande demais para ser tirada. Com facilidade, fechou em 25/18 e garantiu a vitória.


PRÓXIMOS JOGOS

O Rio volta à quadra na próxima sexta, contra Valinhos, às 19h30, na casa das rivais. O Fluminense, por sua vez, enfrenta o Rio do Sul, no mesmo dia, às 20h15, também no ginásio das adversárias.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2017/01/rio-40-em-noite-quente-time-sofre-mas-sobra-no-fim-e-bate-o-fluminense.html

Nenhum comentário: