segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Carli Lloyd supera Marta e é melhor do mundo pela segunda vez seguida




FUTEBOL INTERNACIONAL

Em votação apertada, brasileira fica em segundo, e meia alemã Melanie Behringer, campeã olímpica e artilheira dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em terceiro




Por
Zurique, Suíça



(OBS. DO BLOG:
VEJA O VÍDEO CLICANDO NO
LINK DA FONTE NO FINAL DA 
MATÉRIA ABAIXO)



Não deu para Marta. A meia norte-americana Carli Lloyd, de 34 anos, surpreendeu e, pela segunda vez seguida, é a melhor jogadora do mundo. O prêmio foi entregue pelo ex-jogador argentino Gabriel Batistuta. Melanie Behringer, do Bayern de Munique e da seleção alemã, era a favorita, mas ficou em terceiro na votação. A jogadora, de 31 anos, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro e foi artilheira da competição com cinco gols. Os Estados Unidos caíram nas quartas de final dos Jogos Olímpicos.

A votação foi apertada. Marta foi a segunda mais votada. Carli Lloyd obteve 20,68% do total dos votos. Marta ficou com 16,60%, e Melanie obteve 12,34%. A vencedora na premiação entre as mulheres é decidida de acordo com uma combinação de critérios: 50% nos votos de capitãs e treinadoras de todas as seleções do mundo. A outra metade é somada entre o voto popular (25%), além de outros 200 jornalistas que foram escolhidos em todos os seis continentes, fechando os outros 25% restantes.

+ Cristiano Ronaldo é eleito pela quarta vez o melhor jogador do mundo+ Malaio Faiz Subri desbanca Marlone e conquista o prêmio Puskás de 2016
+ Falcão recebe homenagem da Fifa e faz discurso emocionado na Suíça
+ Campeão com Leicester, Ranieri é eleito o melhor técnico do mundo
+ Fifa dá prêmio de "Fair Play" ao Atlético Nacional de Medellín
+ Ausência do Barcelona incomoda Fifa e Roberto Carlos: "Falta de respeito"
+ Fifa homenageia Carlos Alberto Torres e Cruyff; assista

Batistuta prêmio Carli Lloyd Fifa (Foto: Ruben Sprich/Reuters)
Ex-jogador argentino Batistuta entrega 
prêmio a Carli Lloyd Fifa 
(Foto: Ruben Sprich/Reuters)


Após não ser finalista no ano passado, Marta voltou a estar entre as três melhores do planeta. Foi a 12ª vez que a brasileira foi indicada. Apesar de não levar neste ano, a camisa 10 do Brasil segue como a maior vencedora do prêmio com cinco conquistas. A última conquista da atacante do FC Rosengard no prêmio aconteceu em 2010, quando chegou a defender o Santos.

Marta teve a preferência entre os internautas, com 6,69% dos votos, contra 4,75% de Carli Lloyd e 1,36% de Melanie Behringer. No entanto, a brasileira ficou em segundo entre jornalistas, capitãs e treinadoras (veja na tabela abaixo).

Com a conquista, os Estados Unidos empatam com Alemanha e Brasil entre os países com mais prêmios na categoria, com cinco cada. Além dos dois anos com Carli Lloyd, os norte-americanos levaram duas vezes com Mia Hamm e uma vez com Abby Wambach.


Divisão votos prêmio Fifa Carli Lloyd; Marta; Melanie Behringer (Foto: Reprodução/Fifa)

Divisão dos votos: Marta teve a preferência 
entre os torcedores (Foto: Reprodução/Fifa)
Alemã leva entre as treinadoras


Técnica campeã olímpica no Rio, a alemã Silvia Neid, de 52 anos, levou o prêmio entre as treinadoras. Ela concorreu com Jill Ellis, dos Estados Unidos, e a sueca Pia Sundhage, vice-campeã olímpica com a Suécia. Silvia é a primeira treinadora a conquistar o prêmio pela segunda vez. Ela levou também 2010, no primeiro ano em que treinadores do futebol feminino começaram a ser premiados. Jill Ellis foi a vencedora em 2015, e Pia Sundhage já levou em 2012.

Silvia Neid técnica Alemanha melhor do mundo Fifa (Foto: Ruben Sprich/Reuters)
Silvia Neid, técnica Alemanha, melhor 
treinadora do mundo (Foto: Ruben 
Sprich/Reuters)



Todas as ganhadoras entre as jogadoras:

2016: Carli Lloyd (EUA)
2015: Carli Lloyd (EUA)
2014: Nadine Kessler (Alemanha)
2013: Nadine Angerer (Alemanha)
2012: Abby Wambach (EUA)
2011: Homare Sawa (Japão)
2010: Marta (Brasil)
2009: Marta (Brasil)
2008: Marta (Brasil)
2007: Marta (Brasil)
2006: Marta (Brasil)
2005: Birgit Prinz (Alemanha)
2004: Birgit Prinz (Alemanha)
2003: Birgit Prinz (Alemanha)
2002: Mia Hamm (EUA)
2001: Mia Hamm (EUA)


FONTE:

Nenhum comentário: