segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Agora é oficial: Grêmio confirma volta de Renato e Espinosa até o fim do ano



Novo técnico e coordenador Valdir Espinosa serão apresentados nesta segunda-feira




Por
Porto Alegre




Renato Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio)Renato retorna (Foto: Lucas 
Uebel/Divulgação Grêmio)


Agora é oficial. Após o jogo contra o Fluminense, neste domingo, na Arena, o presidente do Grêmio confirmou a contratação de Renato Portaluppi para assumir o comando do clube, ao lado de Valdir Espinosa, coordenador técnico. Ambos chegam na manhã desta segunda-feira a Porto Alegre e serão apresentados no período da tarde. Assim, o treinador já comandará o time diante do Atlético-PR na quarta-feira, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

– Teremos amanhã a apresentação do Renato, será nosso treinador. Ele trará um auxiliar, o Alexandre (Mendes). Teremos junto com ele um cargo de coordenador que vai desde a escola, da base, até a transição e terá papel importante no vestiário. É um contrato de três meses para todos – anunciou Romildo Bolzan.


LEIA MAIS
Grêmio encaminha contratação de Renato e Espinosa

Roger tem ascensão meteórica e deixa legado
Grêmio lança nova camisa em festa de aniversário


Campeões do Mundo pelo Grêmio em 1983, Renato e Espinosa assinam vínculo até o final do ano. No entanto, o contrato tem cláusula para renovação automática para 2017, dependendo dos resultados obtidos no gramado. O clube também anunciou o novo vice de futebol, Adalberto Preis, que assumiu o cargo após a saída de Alberto Guerra.

Renato terá sua terceira passagem pelo Grêmio como técnico, agora aos 54 anos. Assumiu o Tricolor em 2010 e 2013, conseguindo classificar o time para a Libertadores nas duas ocasiões. Essa, aliás, é a esperança da diretoria. Com a derrota para o Fluminense, o time caiu para a 10ª posição na tabela, com 37 pontos, e se distanciou ainda mais do G-4.

O último trabalho de Renato como treinador foi em 2014, quando teve a quinta passagem pelas Laranjeiras. Comandou o Fluminense em 18 partidas e foi demitido após eliminação na semifinal do Carioca. Teve nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 59,2%.

Valdir Espinosa em jogo comemorativo do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Valdir Espinosa realizará "sonho" no 
Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)


Valdir Espinosa, por sua vez, é responsável pela maior conquista da história do Grêmio. Foi o treinador que levou o Tricolor gaúcho a ser campeão da Libertadores e do mundo em 1983. Como coordenador técnico, terá trânsito em todas as categorias do clube.

– É um sonho que eu tenho, sempre foi um sonho. Todo mundo sabe. Aí eu encarno torcedor e quero ver o Grêmio campeão de novo – disse Espinosa ao GloboEsporte.com.

O treinador também teve uma segunda passagem pelo clube em 1986, quando foi campeão gaúcho. Embora tenha circulado pelo futebol brasileiro como técnico, nunca mais voltou a comandar o Tricolor. O último trabalho como treinador ocorreu no Metropolitano, neste ano, no qual disputou apenas sete partidas, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. Também foi o técnico do Las Vegas City na derrota por 3 a 1 para o Miami United, em amistoso para promover o duelo entre Adriano Imperador e Ronaldinho.


Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/09/agora-e-oficial-gremio-confirma-volta-de-renato.html



Nenhum comentário: