quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Ondas não melhoram, e WSL adia disputas em Pipe pelo 4º dia seguido


Organização espera, mas "swell" não chega a tempo para realização da 3ª fase que pode decidir o título. Expectativa é de dia repleto de competições na quarta-feira




Por
Direto de Oahu, Havaí



Não será dessa vez que será retomada a disputa da etapa de Pipeline, que decide o título do Circuito Mundial de Surfe em 2015. O tão aguardado swell (ondulações), previsto para esta terça-feira, não chegou à costa havaiana à tempo da realização das baterias da terceira fase. Após deixar competição em espera por quatro horas na esperança da melhora das condições das ondas, a organização da WSL se viu obrigada a decretar lay day (dia sem competições) pela quarta vez consecutiva. A previsão para os próximos dias, no entanto, é animadora. O comissário da WSL Kieren Perrow dá como certa a retomada das baterias nesta quarta-feira em um dia que promete ser repleto de atividades no Havaí e que pode definir o campeão. A expectativa é que a etapa seja finalizada na quinta-feira. A janela do evento vai até o dia 20 de dezembro.

- O swell demorou para chegar, as séries estão muito demoradas e não vamos ter competição hoje. Mas amanhã vai começar às 8h (16h de Brasília) e teremos competição o dia inteiro. Vamos terminar na quinta - disse o comissário da WSL Kieren Perrow.

Ondas em Pipeline nesta terça-feira - circuito mundial de surfe (Foto: David Abramvezt)
Condições das ondas não permitiram 
realização da 3ª fase nesta nesta terça-
feira (Foto: David Abramvezt)


Cinco surfistas estão na briga pelo título mundial: os brasileiros Filipe Toledo, Adriano de Souza (Mineirinho) e Gabriel Medina, e os australianos Mick Fanning e Julian Wilson. O também australiano Owen Wright chegou à etapa com chances, mas se machucou durante um treinamento e não pôde competir.



Dos confrontos da terceira fase, teoricamente, quem terá a parada mais dura entre aos postulantes ao caneco é o tricampeão Mick Fanning. Em um duelo de veteranos, ele enfrentará na bateria 6 o ídolo local de Pipeline Jamie O’Brien, que atua como convidado do evento e levantou o troféu da edição de 2004. Em uma escala de dificuldade na sequência vem o embate de Medina contra Jordy Smith. Vice-campeão mundial em 2010, o sul-africano deixou de disputar cinco etapas desta temporada por estar lesionado e ocupa a 29ª colocação do ranking, mas merece muito respeito. O adversário de Filipinho, o havaiano Mason Ho não se formou nas ondas de Pipe, porém tem muita experiência no pico. Aparentemente, quem terá vida mais fácil é Adriano de Souza, cujo rival é o australiano naturalizado irlandês Glenn Hall, apenas o 32º do mundo e já sem chance de continuar na elite em 2016.

A terceira fase é eliminatória e pode já definir o título em favor de três dos cinco surfistas ainda na briga: Filipe Toledo, Mick Fanning ou Adriano de Souza. Filipinho pode comemorar a conquista mesmo em caso de derrota para Mason Ho. Para isso, os outros quatro candidatos têm que ser eliminados. Já Mineirinho pode garantir a taça se vencer seu confronto contra o irlandês Glenn Hall e todos os outros concorrentes perderem, mesma situação de Fanning, que encara o havaiano Jamie O’Brien. Já Segundo cálculos do matemático Tristão Garcia, Toledo tem 47% de chances de ser campeão, contra 26% de Fanning, e 23% de Mineirinho.Já Medina e Julian precisam avançar e torcer por diversas combinações de resultado para seguirem sonhando com o caneco. Eles correm por fora, com 3% e 1% de chances de títulos, respectivamente.

Ondas em Pipeline nesta terça-feira - circuito mundial de surfe (Foto: David Abramvezt)
Palanque do Pipe Masters não recebeu os atletas 
nesta terça-feira (Foto: David Abramvezt)


BATERIAS DA 3ª FASE
1. Gabriel Medina (BRA) x Jordy Smith (AFS)
2. Bede Dubidge (AUS) x Keanu Asing (HAV)
3. Italo Ferreira (BRA) x C.J. Hobgood (EUA)
4. Kelly Slater (EUA) x Michel Bourez (TAI)
5. Mick Fanning (AUS) x Jamie O'Brien (HAV)
6. John John Florence (HAV) x Taj Burrow (AUS)
7. Filipe Toledo (BRA) x Mason Ho (HAV)
8. Joel Parkinson (AUS) x Kai Otton (AUS)
9. Jeremy Flores (FRA) x Sebastian Zietz (HAV)
10. Julian Wilson (AUS) x Adam Melling (AUS)
11. Josh Kerr (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
12. Adriano de Souza (BRA) x Glenn Hall (IRL)


CHANCES DE TÍTULO DE CADA UM

Mick Fanning é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Toledo e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal, Toledo não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 5ª fase e Mineirinho das quartas
- chegar até a 5ª fase, Toledo não passar da 3ª fase, Mineirinho da 5ª fase, e Medina não vencer

Filipe Toledo é campeão mundial se:
- vencer a etapa
- chegar em 2º e Fanning e Mineirinho não vencerem
- chegar até a semifinal e Fanning e Mineirinho não passarem da semifinal (caso Mineirinho seja 2º haverá bateria de desempate)
- chegar até as quartas, Fanning não passar das quartas e Mineirinho da semifinal
- chegar até a 5ª fase, Fanning não passar da 5ª fase, Mineirinho das quartas e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 3ª fase, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, Medina das semifinais e Julian não vencer a etapa (se Julian vencer a etapa, haverá bateria desempate)

Adriano de Souza é campeão mundial se:
- vencer a etapa
​ ​- chegar em 2º, Toledo não passar das quartas e Fanning da semifinal (caso Toledo pare na semifinal, haverá bateria de desempate)
- chegar até a semifinal, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning das quartas
- chegar até as quartas, Toledo não passar da 3ª fase, Fanning da 5ª fase e Medina não vencer a etapa
- chegar até a 5ª fase, Toledo e Fanning não passarem da 3ª fase e Medina não vencer a etapa

Gabriel Medina é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Toledo não passar da 5ª fase e Fanning e Mineirinho não passarem das quartas
- chegar em 2º, Toledo, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase

Julian Wilson é campeão mundial se:
- vencer a etapa, Fanning e Mineirinho não passarem da 3ª fase, e Medina da semifinal. Caso essas combinações aconteçam e Toledo pare na 3ª fase haverá uma bateria de desempate entre os dois.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/mundial-de-surfe/noticia/2015/12/swell-nao-chega-tempo-e-wsl-adia-competicoes.html

Nenhum comentário: