sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Em dia de ondas fracas, nove seguem brigando pelo título do SuperSurf


Organização precisou interromper a disputa em alguns momentos nesta sexta-feira por conta do mar mexido em Saquarema. Líder, Bino Lopes teve sua estreia adiada




Por
Saquarema, RJ

Leonardo Neves, supersurf saquarema (Foto: Pedro Monteiro / SuperSurf)Leonardo Neves é um dos que continuam na briga pelo título (Foto: Pedro Monteiro / SuperSurf)

Do total de vinte surfistas que tinham chances de conquistar o título de campeão do SuperSurf 2015, apenas nove continuam vivos na disputa que prossegue neste sábado na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Líder da competição, Bino Lopes sequer estreou, pois as condições difíceis do mar nesta sexta-feira fizeram com que três baterias fossem adiadas para o dia seguinte - a do baiano é uma delas.


Beldades e muitas ondas: as melhores imagens do SuperSurf de Saquarema


Favoritos ao título ao lado de Bino, o capixaba Krystian Kymerson e o paulista Flavio Nakagima entraram na água nesta sexta e avançaram. Apesar de pequenas, as ondas de 2-3 pés apresentavam boa formação para qualquer tipo de manobra, até as aéreas, arma que Kymerson utilizou para vencer o primeiro confronto do dia. Nakagima liderou quase toda a disputa e passou em segundo, com ambos eliminando dois surfistas muito experientes que já defenderam o Brasil na elite mundial do WCT: o cabofriense Victor Ribas e o potiguar Danilo Costa.  

- Estou muito feliz pela vitória porque a bateria foi bem disputada, com o Nakagima e dois atletas muito experientes do circuito brasileiro e mundial, o Victor Ribas e o Danilo, mas tive sorte em achar duas ondas muito boas para me classificar - reconheceu Kymerson.

Outra bateria envolvendo dois concorrentes ao título da competição e pela liderança do ranking brasileiro foi a quinta do dia. O carioca Leonardo Neves, que mora em Saquarema, manteve a invencibilidade, mas o baiano Marco Fernandez acabou perdendo a disputa pela segunda vaga para o pernambucano Paulo Moura e saiu da briga. Léo Neves foi bicampeão brasileiro durante a década de ouro do SuperSurf, em 2002 e 2003, e pode igualar um feito até agora inédito do paranaense Peterson Rosa, único a conquistar o título três vezes na história da Associação Brasileira de Surf Profissional - ele levou em 1994, 1999 e 2000. 

Harley Baptista, supersurf saquarema (Foto: Pedro Monteiro / SuperSurf)
Apesar das poucas ondas, alguns aéreos 
puderam ser vistos nesta sexta-feira 
(Foto: Pedro Monteiro / SuperSurf)


- Eu já sabia que o dia hoje ia ser mais difícil, a previsão era do mar abaixar, o período (entre as séries) está bem fraquinho, mas ainda bem que a ondulação de Leste segura um pouco aqui em Itaúna e estou feliz por ter passado a bateria em primeiro - destacou Léo Neves. 

Na bateria seguinte, Thiago Guimarães, outro concorrente ao título, confirmou a boa fase ao também permanecer na briga pela ponta do ranking brasileiro em Saquarema. Na disputa posterior, mais dois se classificaram juntos numa bateria que só contou com três participantes, pois o catarinense Rodrigo Wazlawick não compareceu para competir. Também postulante a levantar o caneco, o paranaense Jihad Khodr e o paulista Hizunomê Bettero surfaram as melhores ondas que entraram e não deram qualquer chance para Mariano Arreyes, de Buzios.

Além deles, Messias Felix, William Cardoso e Hizunomê Bettero também brigam pelo título do SuperSurf.


PARALISAÇÕES

As condições do mar já estavam difíceis. Não à toa, a comissão técnica decidiu paralisar a competição por causa da maré cheia na Praia de Itaúna, provocando grandes intervalos entre as séries. Foi marcada uma nova chamada para a décima bateria para as 14h, só que a situação permanecia a mesma. Então, fizeram um novo anúncio para as 14h45, depois para 15h30, quando foi reiniciada a quarta fase, mas só houve tempo de competir até a 13ª das 16 baterias programadas para a sexta-feira. As três últimas ficaram para abrir o sábado, a partir das 7h. 


FONTE:

Nenhum comentário: