sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Vitória sobre o Cruzeiro faz Joinville "ver horizonte", aponta PC Gusmão

Treinador acredita que atuação consistente e triunfo por 3 a 0 sobre a Raposa exemplifica o espírito do JEC e quer "força e combustível para seguir em frente"



Por
Joinville, SC



Um 3 a 0 memorável para o torcedor e que pode ser ainda mais se o jogo desta quinta-feira for o ponto de partida para um Joinville diferente do que foi até então no Campeonato Brasileiro. Um placar maiúsculo que faz não apenas que a torcida acalante com mais fervor o sonho de ver o time fora de zona de rebaixamento e, consequentemente, garantido na Série A do ano que vem. O técnico PC Gusmão, ainda que tenha a euforia sob controle, também acredita que o triunfo sobre o Cruzeiro dá e confirma esperanças.

O treinador está invicto no comando do JEC, foi a segunda vitória em três jogos. Porém, ele minimiza o feito, pois tem outros assuntos em seu horizonte.

- Não tem nada de minha invencibilidade. São três pontos em que atingimos as nossas metas. Temos que pensar no próximo adversário e não a longo prazo. Em casa, a gente marca o adversário, mas tem que jogar também, se impor. Tem que ter consciência que vai marcar e ter o mesmo objetivo do adversário, de vencer. Tem que ter desejo grande e também humildade de não deixar jogar, ter a ambição de recuperar a bola. Está funcionando. Acho que hoje foi um ponto em uma estrada reta, não foi ponto na curva. É reta porque você pode observar os pontos que pode conquistar na frente e seguir. A gente vê o horizonte, vê onde quer chegar. É começo de estrada e tem que ter força e combustível para seguir em frente – disse, na entrevista coletiva após o confronto.

O 3 a 0 ficou de ótimo tamanho. O treinador apontou que poderia ser um placar ainda maior sobre o Cruzeiro. No entanto, se satisfaz porque também foi bom o bastante para os mais de 10 mil tricolores que estiveram na Arena Joinville.


PC Gusmão Joinville (Foto: João Lucas Cardoso)
PC Gusmão comemora boa sequência com o 
JEC (Foto: João Lucas Cardoso)


- O placar poderia ser maior pelo que a gente teve de finalização, pelas defesas que o Fabio fez. Teve o gol do Edigar (Junio) que foi anulado no primeiro tempo, em que não pareceu ter sido falta. O Vanderlei (Luxemburgo, técnico do Cruzeiro) é um cara que me ensinou muito. Foi vitória consistente, mas temos o Grêmio no domingo. Temos que começar a montar a partir de agora para fazer outra grande atuação. Espero evolução e que o torcedor também siga acreditando.


Confira os principais pontos da entrevista:

Agradecimentos
- Falei que se não tiver convicção não vai dar certo, que estavam preparados. O grupo está preparado para a intensidade que o time vai jogar. A minha comissão técnica é fantástica, do grupo de trabalho não tem o que falar. Todos me acolheram de uma forma maravilhosa, todo mundo está lutando pelo mesmo objetivo. Tem a competição em grupo e individual, trabalham para dar o máximo, nem mais e nem menos. É complexa a montagem de um grupo. Só pode superar o momento com o espírito de grupo. Sou ali o cara que veio para aglutinar, participar dentro do processo. Não é o PC, sou uma peça do conjunto que começou a funcionar. Sou muito grato. A vitória acabou, veio bem para resgatar a confiança e estima, e também da torcida. Só tenho agradecer ao grupo, à comissão técnica, aos jogadores e à diretoria. Tenho suporte grande para estar focado no trabalho de campo. Que venham mais vitórias e boas atuações.

Intensidade
- Esta é a nossa intenção, mas com a sequência de jogos será difícil manter. Tem que sentar, fazer a recuperação até o jogo de domingo, para ter todo mundo inteiro. Temos duas competições (Sul-Americana e Brasileirão) e vamos trabalhar bem o grupo nas duas, com equilíbrio para ter um time que entre em campo equilibrado nos dois torneios, fisicamente, taticamente e tecnicamente. Tem os protocolos do dia a dia, o alto nível de competição, e que mostrar intensidade. Tem mais deles no trabalho porque o tempo meu aqui é curto. É um grupo que tem objetivo grande de sair de trás o mais rápido o possível. Com essa atuação a gente vê que pode continuar assim. Mas com pé no chão, sem vaidade e egoísmo, para ter uma caminhada melhor.

Clima bom
- Todos estudam o adversário e dão sua contribuição para a criação da estratégia. Hoje funcionou bem. Como contra Avaí também, e contra o Vasco a gente pecou em algumas situações. Temos juniores entre os profissionais, é uma forma que gosto de trabalhar, de dar oportunidade aos garotos, criar dentro da base uma ambição, quem joga na base fica motivado, cria um ambiente, uma energia grande no clube. Os garotos aproveitam mais do quem está em cima. Acho que é bacana que continuem motivados, fazendo o melhor. 

Garotos na equipe
- Na juventude é normal, ter aquele ímpeto todo. Não só em campo, tem que frear fora também. Normal tirar o pé do chão na idade deles, mas tem que saber que é o começo. Tem bons começos e gente que se perdeu em abismos depois. A gente não sabe mais que eles, mas tem a universidade da vida, antecipa para eles as consequências. A gente que jogou sabe que vão crescer. A gente segura, e espera que não percam a evolução gradativa e normal da idade deles.
 
Renegados aparecem, e JEC vence um grande
- Cada treinador tem uma forma de trabalhar. Eu falei que trabalharia com este grupo, até porque o Joinville não se permite ao gasto excessivo. A gente trabalha, cria opção, falta um primeiro volante, mas aparece o Danrlei que está indo bem. Não tem volante com pé esquerdo e agora tem um jogador da base dando resposta (Kadu). Estão dando o suporte, e eu sou uma peça da engrenagem, para aglutinar. 

Montar time para o jogo de domingo
- Se eu pudesse levaria todos os jogadores para a partida. Eu levava pelo que estão fazendo no dia a dia. Cada um tem seu objetivo. O respeito entre nós é fundamental, tem um bom ambiente e propicia energia em campo. O máximo que diretoria permitir, eu vou levar. Tem jogador voltando (Kempes e Marcelo Costa estiveram suspensos), vamos ver quem está com problema médico. Tinha preocupação com Naldo neste jogo e estava esperando a hora certa de tirá-lo e guardá-lo. Não vamos sobrecarregar ninguém.
 
Rival seguinte, o Grêmio
- É um time que vem crescendo cada dia mais, que dá oportunidades para jovens, como o Roger tem feito. Ganharam do Atlético-MG e temos que ter ambição sempre, saber os pontos fortes adversário, os nossos frágeis, onde atingir o objetivo em cima deles. A gente vai com pé no chão e sabe que um deslize pode nos fazer recuar. O que menos nos interessa agora é retroceder.

Formação ideal
- Estou procurando uma formação. Se deu certo, se não tiver problema, a intenção é repetir. Se tiver tudo certinho e ninguém sobrecarregado, vamos repetir, se puder, a equipe. Se uma formação deu certo, não tem que ficar mexendo.


Confira mais notícias do esporte de Santa Catarina no GloboEsporte.com/sc


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/joinville/noticia/2015/08/vitoria-sobre-o-cruzeiro-faz-joinville-ver-horizonte-aponta-pc-gusmao.html

Nenhum comentário: