sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Em prova com 113 atletas em Kazan, Fratus é 5º e vai à semi dos 50m livre

Apesar do corte do tricampeão mundial Cesar Cielo, Brasil segue bem representado na prova mais rápida da natação no Mundial. Daynara vai às semis dos 50m borboleta



Por
Direto de Kazan, na Rússia

 
A eliminatória dos 50m livre masculino do Mundial de Kazan, nesta sexta-feira, não tinha o atual tricampeão mundial Cesar Cielo, que deixou a competição no meio, com dores no ombro esquerdo. Em compensação, outros 113 nadadores participaram da prova mais encorpada da competição russa. O brasileiro Bruno Fratus estava entre os participantes e avançou para as semifinais em quinto lugar (22s01). Favorito ao ouro, o francês Florent Manaudou passou para a próxima fase com a melhor marca desta manhã: 21s71.

Bruno Fratus se concentra antes da largada dos 50m livre em Kazan (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Bruno Fratus se concentra antes da largada 
dos 50m livre em Kazan (Foto: Satiro 
Sodré/SSPress)


Os 113 participantes que disputaram as eliminatórias dos 50m livre foram divididos em 12 baterias. O número total de nadadores na prova era para ter sido ainda mais do que isso. Dos 120 inscritos, sete desistiram de cair na piscina do Estádio Kazan nesta manhã. Tricampeão mundial e campeão olímpico em Pequim 2008 da prova, Cesar Cielo foi um deles. Na quinta-feira, o destaque brasileiro desembarcou em São Paulo, após ter sido cortado do Mundial por recomendação médica. Cielo está com uma inflamação no ombro esquerdo.


 Clique aqui e assista aos vídeos das principais provas do Mundial de KazanPrata nos 50m costas, Etiene é 1ª do Brasil a subir ao pódio do MundialEmbalado pelo Pan, Thiago Pereira é prata nos 200m medley no Mundial
 Confira a programação da natação e as provas de cada brasileiro


As provas começam sempre a partir das 11h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do canal também podem assistir pela internet, no SporTV Play, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real.

Nadando na 11ª primeira bateria, Bruno Fratus ficou a dois centésimos de quebrar a barreira dos 22s. O brasileiro avançou para as semifinais com o quinto tempo (22s01) entre os 113 participantes. Na bateria seguinte, o atual campeão olímpico Florent Manaudou provou mais uma vez que vai ser difícil tirar a medalha de ouro de suas mãos. O francês foi o mais veloz das eliminatórias, com a marca de 21s71.

- Foi uma boa prova para a manhã. Agora, qualquer colocação entre o 1º e o 16º é basicamente a mesma coisa. Tempo e colocação que importam mesmo é amanhã (final). Hoje de manhã o objetivo era classificar para a semifinal e, à tarde, tentar ficar entre os 8 para nadar a final – disse Fratus, que admitiu ter escondido um pouco o jogo nas eliminatórias.  

Bruno Fratus avança para as semis dos 50m livre com quinta marca (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Bruno Fratus avança para as semis dos 50m 
livre com quinta marca (Foto: 
Satiro Sodré/SSPress)


Nos 50m borboleta feminino, Daynara de Paula levou a última vaga para as semifinais, com o tempo de 26s42, o 16º das eliminatórias. A sueca Sarah Sjostrom avançou em primeiro, em 25s43. Já nos 100m borboleta masculino, Arthur Mendes foi o 24º (52s55) e não conseguiu a vaga para as semis. O húngaro Laszlo Cseh foi o melhor da primeira etapa: 50s91. 

- Eu quero ver o oitavo tempo para tentar pegar a final. Vou dar a vida para pegar a final. Eu respirei umas quatro vezes. Isso já dá para melhorar para mais tarde. Se eu não respirar tanto, dá para melhorar alguma coisa – avaliou Daynara.

Daynara de Paula consegue última vaga para as semis dos 50m borboleta (Foto: Satiro Sodré/SSPress)
Daynara de Paula consegue última vaga para 
as semis dos 50m borboleta 
(Foto: Satiro Sodré/SSPress)


Depois de participar de duas semifinais (200m medley e 200m borboleta) em Kazan, Joanna Maranhão não conseguiu repetir o feito nos 200m costas e parou nas eliminatórias, com o 21º tempo (2m12s26). A estrela húngara Katinka Hosszu foi a mais veloz: 2m07s17s.

Na última prova com brasileiros nesta manhã, o revezamento s 4x200m livre masculino terminou apenas na 15º colocação (7m16s85). Com este resultado, o quarteto formado por Luiz Altamir, João de Lucca, Thiago Pereira e Nicolas Oliveira não conseguiu avançar a final e nem garantiu a vaga para os Jogos Olímpico do Rio, já que apenas os 12 primeiros colocados em Kazan se classificavam. A Austrália fez o melhor tempo (7m08s40).


FONTE:

Nenhum comentário: