domingo, 2 de agosto de 2015

Após duas derrotas, Nadal se vinga de Fognini e leva o título em Hamburgo

Espanhol havia perdido para italiano na semifinal Rio Open e nas oitavas do ATP de Barcelona; com a conquista, Touro Miúra vai subir uma posição no ranking



Por
Hamburgo, Alemanha


Rafael Nadal x Fabio Fognini na final do ATP de Hamburgo (Foto: AFP)Rafael Nadal comemora um de seus pontos sobre Fabio Fognini na decisão de Hamburgo (Foto: AFP)


Após um título na grama e uma frustrante participação em Wimbledon, quando foi eliminado na segunda fase da competição, Rafael Nadal mostrou sua velha forma ao longo do ATP 500 de Hamburgo, disputado no saibro, e levou seu terceiro troféu na temporada. O espanhol, que entrou como convidado no torneio, superou Fabio Fognini (32º no ranking) na decisão, se vingando das derrotas para o italiano na semifinal do Rio Open e nas oitavas do ATP de Barcelona. Mesmo com dificuldades, o Touro Miúra anotou 2 sets a 0, com um duplo 7/5 em 2h34 e vibrou muito após o fim do jogo.

A conquista em Hamburgo se tornou a mais importante de Nadal na temporada. Antes disso, o espanhol havia vencido o ATP de Buenos Aires e o ATP de Stuttgart, ambos de nível 250. Agora, ele soma 39 vitórias e12 derrotas na temporada e, com o resultado, conseguirá subir uma posição no ranking, saindo do 10º para o 9º lugar. 


O jogo

A partida começou de forma diferente e curiosa. Com os dois tenistas mostrando posturas agressivas, ambos tiveram dificuldades para confirmar seus serviços e o que se viu foram quatro quebras consecutivas - duas para cada lado - nos quatro primeiros games. Depois disso, Nadal passou a encaixar melhor seu saque, enquanto Fognini ia confirmando ainda com dificuldade - sempre levando para a igualdade em 40/40. O italiano ainda perdeu um break point no 11º game e viu o espanhol, que anotara 6/5, lhe pressionar com quatro chances de quebra, até acertar uma bela devolução e definir o primeiro set em 7/5.

Fabio Fognini x Rafael Nadal na final do ATP de Hamburgo (Foto: AFP)
Fabio Fognini fez mais uma grande partida 
diante de Nadal, mas acabou derrotado 
(Foto: AFP)


Se o primeiro período já havia sido de tirar o fôlego, o segundo foi ainda melhor, com direito a uma discussão entre os tenistas. O equilíbrio se mantinha e, no segundo game, foram 12 minutos até que Fognini confirmasse o serviço salvando três break points de Nadal. A primeira quebra veio no quarto, quando o espanhol passou à frente, anotando 3/1. O italiano rapidamente se recuperou e quebrou o serviço do espanhol duas vezes consecutivas para tomar a frente, em 4/3.

A partir daí, foram mais duas quebras, uma para cada lado, com Fognini abrindo 5/4 e podendo sacar para definir o set. Logo após o fim do nono game, os jogadores trocaram de lado e o italiano foi até o rival para reclamar, com o dedo em riste, possivelmente da demora de Nadal em sacar: "Você sempre faz o mesmo", disse Fognini. Com dois set points no décimo game, o italiano viu o Rei do Saibro reagir e quebrar seu serviço. Em seguida, Nadal ainda confirmou, se livrando de um 15/40 para seu adversário. Em mais um game equilibrado, que seguiu para iguais, o espanhol contou com uma bola fora de Fognini para definir o título. 

Apesar da rixa, os jogadores se cumprimentaram ao fim da partida.

Discussão entre Fognini e Nadal (Foto: Reprodução / Tennis TV)
Fabio Fognini aponta para Nadal e reclama 
com o adversário no segundo set 
(Foto: Reprodução / Tennis TV)


THEM É CAMPEÃO  EM GASTARD

Dominic Thiem conquista o título em Gstaad (Foto: AP)Dominic Thiem conquista o título em Gstaad ao vencer David Goffin na decisão (Foto: AP)


Mesmo após vencer Thomaz Bellucci com uma grande exibição na semifinal, David Goffin não resistiu ao bom momento vivido por Dominic Thiem. O austríaco se "vingou" da final entre eles em Kitzbuhel, no ano passado e vencida pelo tenista belga, e anotou 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/2, em 1h25 para conquistar o título.

Thiem, que havia vencido o ATP de Umag na última semana, chegou à sua oitava vitória consecutiva. Aos 21 anos, ele conquistou seu terceiro torneio ATP na temporada e deve ganhar mais algumas posições no ranking, se aproximando ainda mais do top 20. O austríaco agora se encaminha para o ATP de Kitzbuhel, onde será o cabeça de chave número 1 do torneio e entra diretamente na segunda rodada.

FONTE:
http://glo.bo/1N1XGQ0?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: