terça-feira, 7 de julho de 2015

Organização Desportiva Pan-Americana decreta limite máximo de 680 atletas nas provas do atletismo e faz delegação brasileira ter desfalques às vésperas da disputa



Por
Toronto, Canadá


Por conta de uma mudança no número máximo de competidores nas provas de atletismo no Pan de Toronto, a delegação brasileira perdeu nesta segunda-feira oito representantes. Gladson Barbosa, José Alessandro Bagio, Felipe Lorenzon, Nelson Fernandes, Joziane Cardoso, Keely Medeiros, Mariana Marcelino e Carla Michel foram cortados da competição que começará nesta sexta-feira, no Canadá.

A mudança aconteceu porque, inicialmente, a Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) e a Associação Pan-Americana de Atletismo (Apa) haviam confirmado a classificação de mais de mil atletas de todos os países no atletismo por conta da obtenção do índice para o Pan. Porém, a organização da competição determinou agora um limite de 680 participantes.

Nelson Fernandes do arremesso de peso (Foto: Divulgação/CBAt)
Nelson Fernandes representaria o Brasil na 
prova do arremesso de peso 
(Foto: Divulgação/CBAt)


A equipe de atletismo do Brasil tinha inicialmente 88 atletas inscritos, e agora terá 80 representantes em Toronto. Com o corte forçado pela mudança de regras e com a suspensão temporária das atletas Kissya Cataldo e Nayara Pena pela Confederação Brasileira de Remo, o Time Brasil terá, ao todo, 590 atletas (314 homens e 276 mulheres). Mesmo com as baixas, a delegação ainda tem 75 atletas a mais do que na edição anterior, em Guadalajara 2011. O total de brasileiros credenciados para disputar o evento é de 820 atletas. Com os profissionais não credenciados que darão suporte aos atletas, o país atinge a marca de cerca de 1.000 pessoas envolvidas com o Pan. 

De acordo com comunicado da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a entidade e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) tentaram até o último momento manter os oito cortados na disputa dos Jogos Pan-Americanos, porém ela só conseguiu "salvar" outros três atletas brasileiros não divulgados. Ou seja, o desfalque do atletismo brasileiro poderia ter sido maior.


Atletas do Brasil cortados do Pan de Toronto

Gladson Barbosa - 3.000 com obstáculos
José Alessandro Bagio - marcha de 20km
Felipe Lorenzon - lançamento de disco
Nelson Fernandes - arremesso de peso
Joziane Cardoso - 10.000 m
Keely Medeiros - arremesso de peso
Mariana Marcelino - lançamento de martelo
Carla Michel  - lançamento de martelo



FONTE:
http://glo.bo/1TgQbIC?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: