domingo, 5 de julho de 2015

Hamilton destaca estratégia perfeita: "Nunca tinha acertado assim antes"

Com estratégia impecável de paradas em Silverstone, inglês triunfa pela terceira vez em casa e amplia vantagem sobre companheiro Nico Rosberg para 17 pontos



Por
Silverstone, Inglaterra

 

A 38ª vitória na carreira e terceira em casa foi, também, uma das mais emocionantes de Lewis Hamilton desde que o domínio da Mercedes se estabeleceu na categoria. Após perder a liderança em Silverstone logo na largada, diante de um bote implacável de Felipe Massa, o inglês ainda caiu para terceiro depois de uma tentativa precipitada de retomar a ponta. Atrás do brasileiro e de Valtteri Bottas, o bicampeão mundial só conseguiu "regularizar" sua situação por causa da estratégia impecável de pit stop traçada em conjunto com a escuderia alemã.

- Acho que é a primeira vez, em toda a minha carreira na Fórmula 1, que fiz a escolha perfeita de pneus, no momento exato. Eu consegui ver que a chuva ficaria mais forte somente depois, então coloquei os pneus intermediários apenas no momento certo. Eu disse pelo rádio que tinha que entrar. Quando saí, estava dizendo: "Espero que chova". Nunca tinha acertado assim antes, então me sinto extremamente feliz - comemorou Hamilton, que agora ampliou sua vantagem sobre o companheiro Nico Rosberg de 10 para 17 pontos.


Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Sebastian Vettel no pódio do GP da Inglaterra (Foto: Reuters)
Lewis Hamilton comemora lugar mais alto do 
pódio, ao lado de Nico Rosberg, segundo 
colocado (Foto: Reuters)


Enquanto Bottas atacava Massa pela primeira posição, Hamilton fez uma parada certeira para colocar pneus duros, na 20ª volta. O inglês soube aproveitar a performance dos compostos e assumiu a ponta quando o brasileiro e seu companheiro foram para os boxes. O piloto da Mercedes tratou, então, de abrir vantagem. Quando a chuva começou a cair de verdade, o inglês voltou aos boxes no momento certo. Ficou em terceiro, atrás de Massa e Rosberg, mas a pista estava cada vez mais molhada, e os adversários também precisaram fazer paradas, deixando o caminho livre para o bicampeão mundial.

- Não foi nada genial, e também não penso que foi apenas sorte. Mas eles disseram que a chuva estava vindo, e parecia que a volta seguinte seria realmente complicada. Mas tomei a decisão de esperar, e foi a decisão certa. A corrida foi muito, muito difícil. Foi complicado no início, mas depois se tornou emocionante. Foi fantástico - analisou o piloto da Mercedes.



Hamilton admitiu que estava impaciente para ultrapassar Massa após ter perdido a pole position na largada. O inglês pôs tudo a perder quando se precipitou em atacar o brasileiro após a relargada, depois da saída do safety car acionado ainda na primeira volta. Depois de cair para terceiro, o inglês precisou controlar a ansiedade e esperar o momento certo para retomar a liderança.

- Na relargada, eu estava ansioso para passar Massa. Mas cai para terceiro e, depois, não conseguia mais passar esses caras (a dupla da Williams). Quando a chuva veio, eu perdi temperatura nos pneus da frente. É sempre difícil para quem está na frente. É questionável o tanto de riscos que você toma. Foi uma das corridas mais complicadas que tive em muito tempo. Eu não queria correr nenhum risco, nem colocar tudo a perder e decepcionar os fãs - refletiu o britânico.



Com a vitória deste domingo, Lewis quebrou o recorde do escocês Jackie Stewart de maior sequência de corridas tendo liderado pelo menos uma volta. O inglês já tem 18 corridas consecutivas como líder de pelo menos uma volta, desde o GP da Hungria de 2014. Ele também quebrou a invencibilidade do companheiro Nico Rosberg em circuitos europeus nesta temporada. Até então, apenas o alemão havia triunfado em etapas do Velho Continente (Espanha, Mônaco e Áustria). A Fórmula 1 retorna daqui a três semanas, no dia 26 de julho, mais uma vez na Europa, com o GP da Hungria, no circuito de Hungaroring, em Budapeste. Confira a classificação completa e fique ligado no calendário da categoria!


FONTE:
http://glo.bo/1S022bI?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: