sábado, 20 de junho de 2015

Hamilton roda, mas Nico erra também e deixa pole para britânico na Áustria

Em fim de treino com roteiro inusitado em Spielberg, dupla da Mercedes vacila, mas faz dobradinha no grid de largada. Massa consegue 4º lugar. Felipe Nasr parte de 8º



Por
Spielberg, Áustria



Restavam poucos segundos para o fim do treino classificatório para o GP da Áustria, válido pela 8ª etapa da temporada 2015 da Fórmula 1. Lewis Hamilton detinha o melhor tempo, 1m08s455, Nico Rosberg vinha em segundo. Ao abrir a última tentativa de volta rápida, no entanto, o britânico errou feio e rodou na curva 1. O caminho, então, ficou aberto para seu companheiro de Mercedes tomar-lhe a pole position. O alemão estava bem. Foi o mais rápido na primeira e na segunda parciais. Parecia questão de tempo. Porém, na última curva – sim, na última curva – ele retribuiu a "gentileza": perdeu o ponto de freada e passou reto, atolando na brita. Rosberg saiu do carro inconsolável. Era possível ver a decepção estampada em seus olhos ao levantar a viseira. Ele tinha total ciência que havia acabado de perder a grande chance de anotar sua segunda pole position no ano. No fim, acabou sendo a sétima pole de Hamilton nesta temporada, a 45ª dele na carreira, igualando Sebastian Vettel como o terceiro que mais largou na frente na história da F-1, atrás apenas de Michael Schumacher (68) e Ayrton Senna (65). 

Confira os melhores momentos no vídeo acima.

A TV Globo transmite o GP da Áustria ao vivo neste domingo, a partir das 9h (de Brasília)

Rosberg roda no treino classificatório para GP da Áustria (Foto: REUTERS/Leonhard Foeger)
Nico Rosberg erra no fim do treino classificatório 
para GP da Áustria (Foto: Reuters
/Leonhard Foeger)


O roteiro de Spielberg (não de Steven, mas o nome do circuito) foi bem parecido com o da classificação do ano passado, quando ambos os pilotos também desperdiçaram suas últimas tentativas de volta rápida. Dessa vez, porém, terminou com final feliz para a Mercedes que, mesmo com os vacilos, terá seus dois carros na primeira fila. 

Lewis Hamilton e Nico Rosberg após treino classificatório para o GP da Áustria (Foto: EFE)
Lewis Hamilton e Nico Rosberg após treino 
classificatório para o GP da Áustria (Foto: EFE)



Massa e Nasr se destacam

O dono da surpreendente pole em 2014, Felipe Massa, foi bem mais uma vez nesse ano. Com 1m09s192, porém, não conseguiu repetir a façanha de desbancar novamente a soberania da Mercedes. O brasileiro da Williams também não superou Sebastian Vettel, da Ferrari, ficando com o quarto lugar no grid. Seu companheiro de time, Valtteri Bottas, fechou em sexto, atrás da surpresa do fim de semana até aqui, o alemão Nico Hulkenberg, embalado pela histórica vitória nas 24 Horas de Le Mans na semana anterior. Outro destaque foi Felipe Nasr. O jovem brasileiro levou a limitada Sauber até o Q3, terminou com o nono tempo e largará em oitavo, graças à punição de Daniil Kvyat, da RBR.



Felipe Massa em ação com a Williams no treino classificatório para o GP da Áustria - Fórmula 1 2015 (Foto: Getty Images)
Felipe Massa em ação com a Williams no treino 
classificatório. Brasileiro conseguiu 4º lugar 
(Foto: Getty Images)


Punições enviam duplas da McLaren e RBR para o fim do grid

Por falar em punição, são muitas para o grid de largada deste fim de semana. Assim como Kvyat, seu parceiro de equipe Daniel Ricciardo (14º tempo no treino) também foi penalizado com dez posições por estourar o limite de motores permitidos por temporada. Já os pilotos da McLaren, Fernando Alonso (15º) e Jenson Button (17º), tomaram 25 posições cada um. Com isso, o quarteto largará nas últimas colocações do grid. E, como Ricciardo, Alonso e Button não conseguirão cumprir toda a penalidade, terão que pagar também acréscimos de tempo durante a corrida deste domingo.

Felipe Nasr largará em oitavo no GP da Áustria de Fórmula 1 (Foto: AFP)
Felipe Nasr largará em oitavo no GP da Áustria 
de Fórmula 1 (Foto: AFP)


q1 - kimi dá mole e é eliminado

Com o asfalto ainda úmido em razão da chuva que caiu mais cedo, os pilotos foram para a pista com pneus intermediários no início do Q1. Depois de garantirem tempos, os competidores voltaram aos boxes e colocaram compostos para o seco.  A pista ia secando, e os tempos iam melhorando a cada volta. Diversos pilotos alternaram na primeira posição, inclusive Jenson Button com a ainda limitada McLaren. Ao fim do Q1, quem terminou com a melhor marca foi Rosberg, seguido por Sainz e Vettel. Massa avançou em 8º, e Nasr em 11º. Hamilton errou a última tentativa e por pouco não foi eliminado, passando em 13º. Na ciranda de tempos, quem acabou sendo saindo fora mais cedo foi Kimi Raikkonen, 18º. Também foram cortados Pérez, Button, Merhi e Stevens.


Avançaram ao Q2: ROS, SAI, VE, VER, HUL, MAL, GRO, MAS, BOT, RIC, NAS, KVY, HAM, ERI, ALO

Eliminados no Q1: PER, BUT, RAI, MER, STE    

q2 - rosberg domina; brasileiros avançam
Em um Q2 disputado integralmente em pista seca, Rosberg foi novamente o mais rápido, 1m08s634, ficando à frente do parceiro Hamilton e do compatriota Vettel. Os dois brasileiros garantiram vaga no Q3. Nasr se classificou em sétimo, e Massa, em oitavo. Foram eliminados: Maldonado, Ericsson, Sainz, Ricciardo e Alonso.

Avançaram ao Q3: ROS, HAM, VET, BOT, HUL, VER, NAS, MAS, FRO, KVY

Eliminados no Q2: MAL, ERI, SAI, RIC, ALO
  
q3 - dupla da mercedes erra, mas faz dobradinha

Os pilotos da Mercedes foram os primeiros a deixarem os boxes para o Q3. Rosberg anotou 1m08s850 e assumiu a ponta, enquanto Hamilton passou 4 décimos acima e pintou em segundo. Massa e Bottas apareciam logo a seguir. O alemão da Mercedes baixou o tempo para 1m08s455, mas logo em seguida o britânico cravou 1m08s455 e tomou a primeira posição. Em sua primeira tentativa, Vettel colocou a Ferrari em terceiro, entre as Mercedes e as Williams.
Como de costume, os pilotos foram para os boxes, colocar novos jogos de pneus para as últimas tentativas de voltas rápidas. Massa e Vettel melhoraram seus tempos, mas não conseguiram ganhar posições.

Na abertura da última tentativa, Hamilton errou feio e rodou na curva 1. O erro deixou o caminho aberto para Rosberg anotar a pole. O alemão vinha fazendo os melhores tempos nos dois melhores setores, mas passou reto na última curva e perdeu a grande chance de largar na frente, ficando com a segunda colocação.


GRID DE LARGADA

1 - Lewis Hamilton    Mercedes    1m08s455  
2 - Nico Rosberg    Mercedes    1m08s655    0s200
3 - Sebastian Vettel    Ferrari    1m08s810    0s355
4 - Felipe Massa    Williams/Mercedes    1m09s192    0s737
5 - Nico Hulkenberg    Force India/Mercedes    1m09s278    0s823
6 - Valtteri Bottas    Williams/Mercedes    1m09s319    0s864
7 - Max Verstappen    STR/Renault    1m09s612    1s157
8 - Felipe Nasr    Sauber/Ferrari    1m09s713    1s258
9 - Romain Grosjean    Lotus/Mercedes    

Eliminados no Q2:
10 - Pastor Maldonado    Lotus/Mercedes    1m10s374
11 - Marcus Ericsson    Sauber/Ferrari    1m10s426
12 - Carlos Sainz    STR/Renault    1m10s465

Eliminados no Q1:
13 - Sergio Perez    Force India/Mercedes    1m12s522
14 - Kimi Raikkonen    Ferrari    1m12s867
15 - Roberto Merhi    Marussia/Ferrari    1m14s071
16 - Will Stevens    Marussia/Ferrari    1m15s368

Punidos:
17 - Daniil Kvyat    RBR/Renault    1m09s694 (Q3)
18 - Daniel Ricciardo    RBR/Renault    1m10s482 (Q2)
19 - Fernando Alonso    McLaren/Honda    1m10s736 (Q2)
20 - Jenson Button    McLaren/Honda    1m12s632 (Q


F0NTE:

Nenhum comentário: